fbpx
Entenda porque contratar um serviço de acompanhamento pós-operatório!

Entenda porque contratar um serviço de acompanhamento pós-operatório!

Contar com um acompanhamento pós-operatório é fundamental, tendo em vista que o sistema imunológico enfraquece um pouco depois da cirurgia e o paciente necessita de cuidados especiais para evitar complicações e ter uma boa recuperação.

Com a ajuda de um profissional qualificado ele proporcionará todo auxílio necessário nesse momento mais delicado, ajudando a pessoa passar por todos os desafios até a completa recuperação.

Quer entender as principais vantagens de contar com um acompanhamento pós-operatório? Então, continue a sua leitura!

Como um profissional pode ajudar nos cuidados depois da realização de uma cirurgia?

Os cuidados pós-operatórios são fundamentais para fornecer todo o auxílio necessário ao paciente, desde as atividades mais básicas até as mais complexas. Toda essa ajuda deixará o indivíduo mais tranquilo, o que contribui bastante para uma recuperação saudável.

Um ponto que precisa ser ressaltado nessa questão é que esse cuidado a alguém que passou por uma cirurgia pode ser um pouco difícil para a família, seja pela falta de tempo, falta de conhecimento dos procedimentos adequados a serem adotados, entre outros motivos.

Nesse caso, um profissional experiente e capacidade para realizar todas as atividades garantirá segurança, confiabilidade durante toda a trajetória de atendimento, além de outras vantagens que mostraremos a seguir!

Monitoramento dos sinais vitais

Uma função muito importante no pós-cirúrgico é a monitoração precisas dos sinais vitais, como pressão arterial, pulsação, temperatura com a finalidade de identificar eventuais alterações. Para garantir a exatidão dos resultados, nada melhor que contar com um profissional especializado.

Limpeza e curativos

Uma das principais expectativas de quem realiza cirurgias é como ficará a cicatriz e o resultado da incisão feita durante o procedimento. Um acompanhamento adequado irá elevar as possibilidades dessas marcas ficarem finas e com a coloração semelhante à pele. Isso se dá devido aos cuidados como limpezas, curativos e outros cuidados apropriados conforme orientação médica.

Administração dos medicamentos

Ao longo do período pós-operatório pode acontecer do paciente sentir dores, estar mais suscetível aos riscos de infecções e demais complicações relativas aos pontos e demais fatores.

Por este motivo, a quantidade de medicamentos necessários para evitar e reduzir esses desconfortos pode ser alta e em horários diversificados, dificuldade o controle de quem não está habituado com esse tipo de situação.

Sendo assim, um profissional experiente no acompanhamento pós-operatório tem a prática adequada para administrar as medicações no horário e dosagem certa e, ainda, avaliar possíveis reações e alergias do paciente a eles. Isso permite comunicar ao médico caso alguma intercorrência aconteça ou, até mesmo, observar se os efeitos dos remédios estão como o esperado.

Acompanhamento do retorno do paciente ao médico

No decorrer do tempo em que for preciso que o paciente retorne ao consultório médico, é fundamental que ele conte com a ajuda de alguém que entenda sobre os aspectos que envolvem uma pós-cirurgia e que consiga seguir à risca as orientações médicas.

Isso porque, nos casos de alterações preocupantes, muitas vezes o próprio assistido pode não ser capaz de lembrar de tudo que foi recomendado pelo médico.

Nesse caso, contar com um profissional responsável pelos cuidados durante a consulta é importante para a compreensão de tudo o que for dito, já que gera impactos diretos na recuperação.

Observação de possíveis alterações

Logo depois da cirurgia o paciente pode apresentar alguma alteração que requer atenção, identificação e cuidados de forma rápida. Com a ajuda de um profissional, esse entendimento é muito mais assertivo e possibilita um atendimento imediato.

Por exemplo, no lugar dos pontos, devem ser verificados quaisquer sinais relacionados a sangramentos, vermelhidão, secreção e inchaços, já que é um local muito sensível e, quando encontrados, devem ser avisados ao médico.

Cuidados com a alimentação e hidratação

Alguns tipos de cirurgias exigem uma alimentação específica ao longo do pós-operatório. Também é necessário que alguns pacientes precisem se hidratar de forma adequada e coma nos devidos horários.

Diante desse fato, a pessoa responsável pelo acompanhamento pode ficar com a função de controlar a alimentação e a quantidade de água ingerida, já que são fatores importantes para uma recuperação tranquila.

Ajuda na higiene pessoal

A ferida causada pela cirurgia gera a necessidade de cuidados especiais na hora de realizar a higiene pessoal no pós-operatório. Em grande parte dos casos, é recomendável mantê-la protegida da umidade, aplicar medicações e realizar curativos.

Pode até não ser algo complicado, mas difícil para que o paciente faça só e a ajuda de uma pessoa qualificada torna essa rotina mais simples, além de evitar complicações, como o rompimento dos pontos, devido ao esforço em excesso do assistido.

Quais são os principais benefícios desse serviço?

Além de oferecer as funções já mencionadas, o serviço de acompanhamento pós-operatório consegue disponibilizar uma série de benefícios. Entre eles:

  • Centralização das informações a respeito do paciente em uma única pessoa;
  • Impedimento de negligência e complicações pelo fato do paciente ser cuidado por pessoas sem instruções e conhecimentos;
  • Esquecimento das administrações prescritas pelo médico, dificultando a recuperação;
  • Redução dos riscos de complicações;
  • Auxílio de uma pessoa totalmente apta e experiente, tendo em vista a prestações de serviços a outros indivíduos em condições semelhantes;
  • Segurança em relação a todos os procedimentos necessários, o que torna todo o processo mais seguro;
  • Maiores probabilidades de um resultado satisfatório.

Não há dúvidas em relação à importância do acompanhamento pós-operatório, tendo em vista que por meio dele é possível contar com todos os cuidados adequados, além dos benefícios proporcionados o que possibilita que a cirurgia seja um sucesso.

Para isso, você pode contar com os serviços de saúde e home care disponibilizado pela Alphacare, em que é possível ter o auxílio de uma equipe responsável e preparada para o acompanhamento e assistência, inclusive em regimes de plantão 24h por dia, todos os dias da semana, no período total de internação ou assistência domiciliar realizada por meio de visitas periódicas, orientações ou avaliações customizadas de acordo com cada necessidade.

Achou este conteúdo interessante? Então, aproveite sua visita no blog para fazer a leitura do artigo “Descubra agora os benefícios de contratar um enfermeiro home care” e saiba mais sobre assunto!



× Como podemos te ajudar?