fbpx

Descubra agora os benefícios de contratar um enfermeiro home care

O home care é uma modalidade de serviço que vem crescendo muito nos últimos anos. Uma das causas para isso é o conforto e a segurança proporcionados a um paciente quando ele se encontra em situação de vulnerabilidade de saúde. Entre as soluções oferecidas nessa categoria está a opção do enfermeiro home care e é sobre ele que falaremos hoje.

Se você quer saber mais sobre o assunto, entender o que é o enfermeiro home care, quais são os benefícios de contratar um e como encontrar o melhor profissional, continue conosco. Aproveite a leitura e tire as suas dúvidas!

O que é um enfermeiro home care?

O home care pode ser definido como um modelo de cuidados de saúde prestados no conforto do lar do paciente. Ele é possível sempre que uma pessoa tem um quadro clinicamente estável e, por isso, dispensa a infraestrutura do hospital.

No entanto, é importante mencionar que o enfermeiro home care não é o cuidador. A assistência home care prestada pelo profissional de enfermagem é um conjunto de serviços técnicos e que exigem conhecimento específico na área. O cuidador, por outro lado, é aquele que se encarrega de fatores como a alimentação, a higiene e o deslocamento dos pacientes na residência, por exemplo.

Então, qual é o papel do enfermeiro?

As funções de um enfermeiro home care estão constantemente atreladas àquelas atividades assistenciais e educativas. Isso significa que o trabalho desse profissional vai desde o diagnóstico de enfermagem, que inclui o histórico médico e de enfermagem do paciente, até o planejamento e a execução da assistência.

A partir do histórico do paciente é construído um planejamento dos resultados que são esperados para ele. Depois disso, a assistência é implementada, acompanhando a evolução do quadro e adaptando aquilo que se fizer necessário. Por fim, o enfermeiro realizará um prognóstico de enfermagem.

Para conhecer todas as condições do paciente, o enfermeiro home care conversará com ele, com seus familiares e responsáveis. Isso ajuda no planejamento de um tratamento mais adaptado à realidade de cada um, respeitando as limitações e a dinâmica do grupo familiar.

O enfermeiro também pode ajudar com a aplicação de medicamentos intravenosos, o uso de sondas ou de oxigênio, por exemplo. Outro aspecto importante é que o enfermeiro home care ainda pode sugerir adaptações para que os ambientes se tornem mais acessíveis.

Além disso, ele pode intervir com algumas tarefas educativas em relação aos cuidados da família com o paciente e orientar outros profissionais de atendimento domiciliar, se existirem. Com isso, os cuidadores e responsáveis pelo paciente podem aprender a realizar os procedimentos da forma mais segura para proporcionar bem-estar para ele.

O atendimento domiciliar do enfermeiro abrange diferentes tipos de pacientes, desde crianças, pessoas portadoras de alguma deficiência e doentes crônicos. Além disso, em função do envelhecimento geral da população, esse é um serviço que vem ganhando muito espaço entre os idosos.

Quais são os benefícios de contratar esse serviço?

Agora que você já entendeu o que é e como funciona o serviço do enfermeiro home care, chegou a hora de conferir os principais benefícios que são proporcionados por essa modalidade de serviço.

Atendimento humanizado

O primeiro aspecto interessante a ser ressaltado é o atendimento humanizado que esses pacientes recebem. Eles são atendidos no conforto do seu lar, próximos aos seus entes queridos, dentro da sua rotina habitual. Isso contribui muito para a rápida recuperação, além de atribuir personalização aos cuidados. É muito diferente de ser atendido no hospital, com um volume maior de pacientes.

Apoio da família

Outro ponto positivo do atendimento home care é que toda a família pode prestar apoio ao paciente. Com a ajuda do enfermeiro, os responsáveis podem aprender diferentes maneiras de aumentar o conforto e o bem-estar durante todo o dia do enfermo. Quando internado em instalações hospitalares, os familiares não têm tanto espaço assim para participação.

Mais conforto e segurança

O home care, em comparação com a internação hospitalar, traz uma série de vantagens que aumentam o conforto do paciente. Alguns exemplos disso são a ausência de controle das visitas, uma dieta mais flexível e atrativa, mais opções de entretenimento, horários adaptáveis para tomar banho e banho de sol, e assim por diante. São pequenos detalhes que melhoram a rotina e o humor de quem está recebendo o atendimento.

Maior rapidez na recuperação

Por todos os fatores já mencionados, como um atendimento mais humanizado e, principalmente, o apoio da família, além do conforto de estar em casa, na sua própria rotina, o paciente passa por uma recuperação muito mais rápida e eficiente. O ambiente em que está, assim como as condições emocionais e sociais de uma pessoa afetam muito o seu humor, bem como o seu estado de saúde.

Redução de custos

Os custos com um enfermeiro home care são significativamente inferiores aos de uma internação. Além disso, também é uma forma de contribuir para a economia dos hospitais, que conseguem realocar e destinar sua infraestrutura e recursos para atender quadros graves e urgências. Manter um paciente em internação hospitalar é relativamente caro.

Diminuição do risco de infecções

Hospitais são ambientes que contêm uma quantidade enorme de doenças potencialmente infecciosas. Para pessoas com enfermidades ou com a imunidade baixa, o perigo é ainda maior. Em casa, esse risco é praticamente inexistente. Dessa forma, a possibilidade de contaminação, infecção ou internação recidiva reduz bastante, o que possibilita uma recuperação mais tranquila.

Melhor custo-benefício

Frente a todas as vantagens já listadas, é possível perceber que a contratação de um enfermeiro home care tem um ótimo custo-benefício. A qualidade do atendimento e do tratamento são bem superiores àquelas oferecidas no hospital e a segurança é significativamente maior. Quando se trata da saúde e da preservação daqueles que amamos, esses são fatores que pesam bastante na escolha.

Por que contratar uma empresa home care?

A melhor opção para quem busca um atendimento de enfermagem domiciliar é contratar uma empresa de home care. Além dos serviços específicos desse profissional, elas também disponibilizam uma série de outras alternativas, que podem complementar o tratamento e melhorar seus resultados, como:

  • Cuidador de pessoas;
  • Dentista;
  • fisioterapeuta;
  • Fonoaudiólogo;
  • Médico clínico;
  • Nutricionista;
  • Técnico de enfermagem;
  • Exame em domicílio.

No caso da Alphacare, ainda é possível obter diferenciais como:

  • Acompanhamento e assistência 24h;
  • Supervisão dos serviços de cuidadores pela equipe de enfermagem;
  • Contratação simples e tranquila;
  • Atividades culturais e entretenimento.

A proximidade com os familiares e o conforto do lar podem ser grandes estímulos durante o tratamento ou o acompanhamento de qualquer pessoa que demanda esses tipos de serviço. No entanto, é preciso ter cuidado para contratar uma empresa responsável e comprometida, que ofereça o melhor para quem você ama.

Por isso, se você quer saber como contratar um enfermeiro home care ou outros profissionais de saúde, converse conosco e deixe-nos ajudar!



× Como podemos te ajudar?