fbpx
Ótimos alimentos para melhorar a imunidade

Ótimos alimentos para melhorar a imunidade

Pelo fato da pandemia provocada pelo Novo Coronavírus em todo o mundo e a chegada do inverno, que aumentam a probabilidade de gripes, resfriados, pneumonia e demais doenças, principalmente em idosos, é necessário ter atenção em relação ao consumo de alimentos para melhorar a imunidade.

Isso porque, por meio de uma dieta balanceada no dia a dia, é possível assegurar a quantia adequada de vitaminas e demais nutrientes capazes de produzir anticorpos, fortalecer o sistema imunológico, repor as energias utilizadas para combater os vírus e as bactérias.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para mostrar 10 dos melhores alimentos que aumentam as defesas do organismo e como devem ser consumidos. Acompanhe!

1. Iogurte natural

O consumo do iogurte natural gera a recomposição das bactérias favoráveis à microbiota intestinal, que ajudam a elevar a imunidade. Dessa forma, um intestino saudável consegue eliminar o que não é bom para o organismo e absorver os nutrientes.

2. Frutas cítricas

Frutas cítricas, como acerola, laranja, morango, mexerica, kiwi, entre outros, são fontes de vitamina C, um antioxidante que aumenta a proteção do organismo.

3. Alho e cebola

O alho é composto de vitaminas A, C e E, o que fortalece o sistema imunológico além de ajudar a diminuir e fluidificar o muco presente nos pulmões no caso de tosses persistentes, pneumonia, bronquite e outros problemas respiratórios.

Já a cebola possui propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antifúngicas, antibacteriana e antiparasitárias, também indicadas no acometimento de infecções, resfriados e gripes.

4. Vegetais verde escuro

Alimentos como couve, brócolis, espinafre e rúcula são ricos em ácido fólico, que ajudam na produção de glóbulos brancos, os responsáveis pela defesa do organismo.

5. Própolis

Devido as proteínas e compostos encontrados no própolis, ele consegue regular o sistema imunológico por meio da formação de citocinas, que complementam o sistema imunológico tornando-o eficaz contra bactérias, vírus e fungos.

6. Peixes

Os peixes são compostos de ômega 3, composto que ajuda no combate de inflamações das artérias e melhora da imunidade. Ele regula as células de defesa além de ter propriedades que melhoram o sistema cardiovascular.

7. Oleaginosas

Castanhas, nozes, amêndoas e óleos vegetais são ricos em zinco e vitamina E, que estimulam a atividade celular e minimizam a produção de radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento das células.

8. Pimenta

A pimenta é fonte de betacaroteno, um pigmento que se transforma em vitaminas A e torna o organismo mais protegido contra infecções. No entanto, é preciso ter cuidado e ingerir o alimento com moderação.

9. Tomate

O tomate também faz partes dos alimentos para melhorar a imunidade, pois é fonte de licopeno, que age no combate as doenças cardiovasculares devido a sua capacidade de remover os radicais livres do organismo. Além disso, é um alimento muito versátil, podendo ser usado nas saladas, molhos, sucos etc.

10. Gengibre

No gengibre podem ser encontradas as vitaminas B6 e C, responsáveis por formar uma ação bactericida que auxilia no tratamento de inflamações de garganta e fortalecimento do sistema imunológico.

Portanto, é fundamental entender a importância de incentivar os idosos a consumirem esses alimentos para melhorar a imunidade. Eles podem ser inseridos aos poucos até que se torne parte da dieta de forma regular. Sopas, pedaços pequenos e fáceis de mastigar, sucos, vitaminas e chás são ótimas maneiras de começar esse complemento, a ideia é que, antes da enfermidade surgir, o organismo esteja forte e com todas as armas para prevenir o acometimento de doenças.

Se você gostou desse post, então aproveite para conferir outro artigo que fala sobre “Alimentação para idosos: saiba como fazer uma dieta equilibrada”.



× Como podemos te ajudar?