fbpx

Como cuidar de idosos teimosos? 

A teimosia pode surgir na vida das pessoas mais velhas por diversos motivos, como depressão, estresse, adaptação de uma rotina diferente, necessidade de defender a vontade própria, confusão mental, entre outros.

Por ser um fator que dificulta o convívio das pessoas da terceira idade com a sociedade, todas ações importantes para evitar os impactos da teimosia devem ser realizadas com muito respeito e paciência.

Apesar do cuidado de idosos teimosos ser uma missão desafiadora, é possível zelar pelo bem-estar dos mais velhos adotando algumas medidas, porém muito eficazes. Para saber como agir com um idoso teimoso, elaboramos este post com 6 dicas que vão te ajudar nessa tarefa. Confira!

1. Tenha empatia

Ter empatia é se colocar na posição de outra pessoa e compreender suas ações e reações diante de uma situação. Por este motivo, é preciso entender que os indivíduos de idade mais avançada tiveram uma outra forma de criação, possuem opiniões e experiências diferentes da sua e que, portanto, precisam ser respeitadas.

2. Seja paciente

Na maioria das vezes, a teimosia do idoso é proposital. Então, tenha paciência e mantenha sempre um bom diálogo, além de dar a atenção necessária. A impaciência com a pessoa de terceira idade só leva a pessoa teimosa a ficar mais confusa e resistente. Além disso, é preciso discernir o que pode ser um mero capricho de um caso mais grave.

3. Preserve a autonomia

A necessidade de ajuda para realizar atividades básicas do dia a dia, seja por uma fragilidade, doença ou demais fatores limitadores que surgem com o avanço da idade, pode gerar muito estresse e incômodo para o idoso. O ideal é que o auxílio seja apenas para aquilo que ele realmente não consiga fazer. Isso reduz a sensação de dependência e torna a adaptação à nova realidade mais simples.

4. Reconheça a sabedoria do idoso

Quem viveu mais tempo sabe de muitas coisas. Sendo assim, uma estratégia interessante no cuidado com o idoso teimoso é dar atenção a ele e solicitar sua opinião, mesmo que não seja um assunto tão complexo. Isso é importante para que ele perceba o quanto é respeitado.

5. Proporcione uma rotina agradável

Ao elaborar estratégias de como cuidar de idosos teimosos, é relevante entender que as pessoas mais velhas ficam mais rigorosas na velhice. Então, respeite o horário que ele acorda, realiza suas refeições, dorme, os programas de TV que gosta de assistir, etc. Tudo isso é necessário para que ele se sinta bem em seu lar e, assim, fique mais tranquilo.

6. Evite discussões

Não perca tempo discutindo com uma pessoa mais velha. Além dos dois ficarem estressados e esgotados, essas discussões não chegam a lugar nenhum, permitindo que a teimosia prevaleça. Apesar de você não concordar com o idoso, é necessário reduzir esses conflitos. Para isso, mude de assunto e siga em frente sem proporcionar estresse para ninguém.

Agora que você já sabe como cuidar de idosos teimosos, antes de tudo, é importante entender os motivos dessa teimosia e, assim, dar o melhor de si, implementando as medidas necessárias para propiciar saúde e qualidade de vida desses indivíduos.

Quer ler mais conteúdos como este? Então, assine a nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão!



× Como podemos te ajudar?