fbpx
Benefícios da dança para os idosos

Benefícios da dança para os idosos

A prática de exercícios físicos na terceira idade é muito importante, já que esse é um momento em que várias mudanças e limitações começam a surgir, o que pode levar a quadros de depressão, Alzheimer, doenças ósseas, musculares, entre outros. Por isso, é necessário conhecer várias modalidades. Neste artigo, falaremos sobre os benefícios da dança para idosos e tudo de bom que ela pode para proporcionar tanto para o corpo quanto para a mente.

Continue a leitura e entenda os motivos pelos quais a dança pode ser essencial no dia a dia do idoso. Confira!

Melhora a coordenação motora

A dança beneficia diretamente a coordenação motora da pessoa com idade mais avançada, considerando que ela faz com que o corpo se movimente bastante durante os passos, evitando que o indivíduo sinta dores e demais problemas físicos.

Proporciona bem-estar físico e mental

A prática da dança ajuda o corpo na produção de serotonina, dopamina, entre outros hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bom humor. Esse processo acaba afastando pensamentos negativos, tristes e depressivos, além de contribuir para a prevenção de vários problemas de saúde, como depressão e ansiedade, e melhorar a qualidade do sono.

Gera equilíbrio e agilidade

Outro benefício dessa atividade é a geração de equilíbrio e agilidade para a pessoa na terceira idade, tendo em vista que, por meio das coreografias, é possível ganhar estabilidade motora e o aumentar o tônus muscular. Tudo isso vai evitar que o idoso sofra quedas que podem causar fraturas e problemas mais graves.

Estimula a memória

A coreografia da dança, por mais simples que seja, exige que o cérebro grave a sequência dos passos. Então, além do estímulo físico, ela aperfeiçoa a capacidade de memorização, o que é ótimo para o idoso, já que uma das consequências decorrentes do envelhecimento é a perda ou a redução da memória. A dança, dessa forma, atua prevenindo esquecimentos, riscos de demência, doença de Alzheimer, entre outros problemas.

Evita o isolamento

Um problema que ocorre com muitos idosos é a depressão, resultado de alterações no corpo que impedem que eles realizem todas as atividades de anos atrás, fazendo com que as saídas de casa sejam cada vez menos frequentes, diminuindo o contato com amigos e familiares. Assim, o idoso acaba e sentindo solitário ou abandonado.

No entanto, quando a pessoa começa a frequentar aulas de dança, ela passa a fazer parte de um grupo, levando a uma maior interação social e à criação de novos laços de amizade. Essa realidade traz a socialização de volta, fazendo com que ela se sinta mais feliz, com a autoestima elevada, cheia de propósitos na vida, rodeada de amigos e com uma mente mais saudável.

Como você pode perceber, diversos são os benefícios da dança para idosos. Por isso, é importante estimular a pessoa que está na terceira idade a exercer essa prática, tendo em vista que esse novo hábito de vida só vai trazer coisas boas e capazes de gerar melhorias físicas, sociais e mentais. Passar pelo processo de envelhecimento não é nada fácil, mas, com as medidas adequadas, ele pode se tornar muito mais tranquilo.

Este artigo foi útil para você? Então, aproveite para assinar nossa newsletter agora mesmo e receber todas as novidades diretamente na sua caixa de e-mails.



× Como podemos te ajudar?