fbpx
Ansiedade em idosos: saiba quais atitudes tomar para ajudá-los

Ansiedade em idosos: saiba quais atitudes tomar para ajudá-los

Ansiedade em idosos se torna algo comum conforme o tempo passa. Isso porque, na maioria das vezes, sentem falta da época onde não precisavam depender de outras pessoas ou se consideram estar sendo um fardo a quem os cuida.

Além de ser algo prejudicial à saúde, a ansiedade interfere na qualidade de vida, gerando um desconforto extremo e estresse. Por isso, neste artigo vamos explicar o que é a ansiedade e seus principais sintomas, além de dicas indispensáveis que podem oferecer o bem-estar de volta para a vida do idoso. Confira!

Quais são os tipos de ansiedade que podem acometer os idosos?

A ansiedade é um sentimento aparente quando enfrentamos algum problema ou dificuldade. Em excesso, a ansiedade pode ser catalogada como doença, provocando terror extremo em situações comuns do dia a dia. Os sintomas físicos gerados com esse problema são: insônia, boca seca, palpitações, tremor e cansaço.

Além disso, a ansiedade pode acometer os idosos em vários tipos, os principais são:

Transtorno obsessivo-compulsivo

Mais conhecido como TOC, Transtorno obsessivo-compulsivo é uma doença causada por diversos motivos, sejam eles histórico familiar, saúde psicológica, e o mais comum, a ansiedade.

O TOC é uma doença que causa compulsão e obsessões com rotinas, e coisas que se repetem com frequência, ou em casos extremos, a realização de determinada compulsão é o único fator que alivia o estado de ansiedade.

Acumulação compulsiva

Na maioria das pessoas que possuem acumulação compulsiva, já estão na idade avançada, pois com a ansiedade, não veem mais motivos para se livrar de seus pertences, sejam eles uma forma de amor aos itens acumulados, sensação de perda do sentido de viver, entre outros. Todos eles causados pela ansiedade.

A acumulação compulsiva é o ato de excesso de aquisição de itens, uma relutância ou incapacidade de descartar a grande quantidade de objetos adquiridos.

Quais dicas de boas atitudes a serem tomadas nessas situações?

Existem diversas formas de amenizar tais transtornos, coisas simples sendo feitas podem salvar a vida saudável de uma pessoa. Veja a seguir as principais dicas de quais ações tomar.

Estar em contato com outras pessoas

O contato com outras pessoas, a socialização é algo fundamental para todos os humanos, não só para idosos, pois precisamos em diversos momentos desabafar, conversar, ter alguma proximidade com pessoas, a socialização é um fator importante para evitar a depressão e a ansiedade.

Evitar pensamentos negativos

Por mais clichê que isso pareça evitar pensamentos negativos é algo fundamental, pois a mente humana funciona de acordo com seu subconsciente. Se a maioria dos pensamentos é negativa, o subconsciente irá agir de acordo, trazendo transtornos físicos e psicológicos para pessoas de todas as idades.

Preencher o tempo livre

Manter a cabeça ocupada é algo que é indispensável na hora de exercitar a saúde mental. Isso porque dessa forma não haverá o sentimento de incapacidade e nem a sensação de estar sem fazer algo, preencher o tempo livre ajuda no combate à depressão e é uma ótima forma de evitar a ansiedade.

Prática de exercício físico

A prática de exercícios físicos é fundamental, não só para a saúde física, mas para a mental também, preencher o tempo livre com exercícios físicos é uma ótima alternativa para melhorar a saúde.

Exercitar o cérebro

Ações como: ler, jogar, assistir, pensar, resolver, é fundamental para ter uma boa saúde mental, uma vez que o cérebro estando funcionando perfeitamente. Não evitará apenas ansiedade, mas dificulta doenças como Alzheimer, depressão, perda de memorias, entre outras.

Ambas as formas de exercitar o corpo, física e mentalmente são fundamentais para se livrar de problemas como ansiedade, pois o corpo estando saudáveis, ambos estarão também. A atenção e a socialização com os idosos podem evitar problemas como esses. Às vezes, tudo que os idosos e até mesmo nós precisamos é um pouco de companhia e saúde.

Gostou do nosso conteúdo sobre ansiedade em idosos e quer continuar aprendendo sobre como melhorar a saúde deles? Então, confira como a terapia ocupacional para idosos pode aumentar a qualidade de vida. Boa leitura!



× Como podemos te ajudar?