fbpx
Entenda como cuidar de um idoso com osteoporose

Entenda como cuidar de um idoso com osteoporose

Com o aumento da expectativa de vida dos brasileiros, algumas doenças do envelhecimento também estão se tornando mais prevalentes. Nesse sentido, saber quais são os principais cuidados que se deve ter com um idoso com osteoporose é fundamental à redução dos impactos que essa doença pode gerar sobre a saúde desse grupo.

Neste artigo, vamos explicar o que é osteoporose, os principais sintomas e causas. Veja quais são os cuidados necessários para que os idosos com osteoporose convivam melhor com a doença. Entenda, ainda, a importância de contar com um suporte profissional para auxiliar nessas situações. Boa leitura!

Saiba o que é a osteoporose

A osteoporose é um problema que surge em decorrência da perda da massa óssea que comumente acontece no envelhecimento. Com o passar da idade, há menor absorção de cálcio e de minerais pelo corpo e, consequentemente, isso provoca o enfraquecimento dos ossos. 

Uma das características da osteoporose é ser mais prevalente na classe feminina. Uma das razões que explica a incidência quatro vezes maior nas mulheres é a carga hormonal, principalmente em relação à influência do estrogênio após a menopausa.

Assim, a prevenção da osteoporose é importante, já que a doença é considerada a principal razão de quedas e de fraturas, problemas que podem deixar os idosos acamados. As partes mais acometidas pela osteoporose são os ossos do quadril, das costelas e o colo do fêmur.

Conheça as causas e sintomas da doença

A degeneração óssea ocorre gradualmente: no início há uma fase chamada osteopenia, cuja manifestação é o desequilíbrio entre a absorção e a regeneração celular do tecido ósseo. Nessa etapa, a desmineralização torna o osso mais poroso e mais propenso à quebra.

Há ainda, uma fase chamada de osteoporose secundária. Nesse quadro, a redução da massa óssea está associada a outras doenças. Geralmente, as condições que mais influenciam o desenvolvimento desse tipo de osteoporose no idoso são problemas renais ou relacionados à função endócrina. A doença também pode surgir como resultado de efeitos colaterais de certas medicações.

O hábito de fumar também é considerado uma ameaça, pois as substâncias presentes no cigarro destroem as células responsáveis pela formação da matriz óssea, a base de todos os ossos do corpo. Porém, os principais desencadeadores dessa doença tão comum na terceira idade é a falta de cálcio, de vitamina D e a predisposição genética. Os sintomas mais evidentes são o enfraquecimento ósseo, dor crônica e aumento do risco de fraturas.

Confira os principais cuidados com idosos com osteoporose

Listamos algumas sugestões de cuidados que podem evitar quedas e prevenir fraturas. São eles:

  • Não deixe o chão molhado;
  • Evite colocar tapetes nas escadas;
  • Não deixe fios soltos ou expostos pelo chão;
  • Não deixe o idoso andar em lugares escuros;
  • Evite deixar objetos espalhados pelo chão da casa;
  • Instale barras de apoio no banheiro para auxiliar o idoso;
  • Oriente o idoso a aguardar alguns minutos para se levantar;
  • Ofereça ao idoso calçados antiderrapantes e de saltos baixo;
  • Coloque o idoso sentado em um banco de plástico na hora do banho.

Como você pôde perceber, é preciso adotar alguns critérios para evitar quedas e fraturas. Além desses cuidados, vale destacar que o tratamento da osteoporose requer mudanças no estilo de vida. A realização de atividade física regular, além do uso de suplementos de cálcio e da reposição de vitamina D, essenciais ao fortalecimento dos ossos e ao melhor controle dessa doença.

Gostou deste post sobre como cuidar do idoso com osteoporose? Então, não perca tempo: confira este material sobre os benefícios do Home care!



× Como podemos te ajudar?