fbpx
Veja 7 benefícios da terapia ocupacional para idosos

Veja 7 benefícios da terapia ocupacional para idosos

Passear pelo bairro, preparar a própria comida, vestir a roupa predileta… Essas tarefas parecem algo simples para quem passou a vida repetindo os mesmos afazeres. No entanto, com o chegar da melhor idade, algumas atividades podem se transformar em um verdadeiro desafio. Por isso é tão importante considerar a possibilidade da terapia ocupacional para idosos.

Neste post, vamos explicar como funciona esse serviço, como ele pode ajudar na autonomia e independência dos seus familiares e os benefícios que proporciona. Boa leitura!

O que é a terapia ocupacional para idosos?

Terapia ocupacional para idosos é o termo encontrado para a área que visa o preenchimento do tempo dessas pessoas com atividades de trabalho ou lazer. Ela tem um papel importante na prevenção e também no tratamento de problemas físicos, emocionais ou mentais típicos dessa fase de vida.

Para os idosos, a terapia ocupacional é uma forma de ocupar a mente, se manter em pleno exercício cognitivo, socializar e se sentir bem. Isso tudo faz parte de um envelhecimento saudável e de uma melhor qualidade de vida.

Como funciona esse tipo de serviço?

O terapeuta ocupacional trabalha sob dois grandes objetivos: o da prevenção e o da reabilitação. No primeiro caso, a finalidade é manter a qualidade de vida do idoso, sem que ele perca habilidades motoras, cognitivas ou coloque sua saúde em risco.

Se o trabalho de prevenção for realizado adequadamente, o de reabilitação sequer será necessário. No entanto, muitos idosos são acometidos de doenças que causam a perda de alguma funcionalidade, o que compromete a sua independência e a sua saúde emocional.

Nesses casos, o processo costuma ser bem mais doloroso e sofrido. Por isso, o auxílio de um terapeuta pode tornar a adaptação mais simples e prazerosa. Esse profissional pode atuar junto de um fisioterapeuta, por exemplo, exercitando a amplitude dos movimentos, a coordenação, a força muscular e o equilíbrio.

Além disso, existem muitas atividades cognitivas para exercitar aspectos como a memória, a fala e o raciocínio lógico. As possibilidades são diversas.

Por que a terapia ocupacional é importante para idosos?

A terapia ocupacional tem o objetivo de manter a autonomia dos idosos, os tornando hábeis e independentes até seus últimos dias. Dependendo da atividade, ela ainda tem um papel importante na reabilitação física ou mesmo cognitiva. Sem contar que funciona como um ótimo método preventivo contra doenças como demência e alzheimer, por exemplo.

Outro aspecto que chama muito a atenção é a promoção de um desempenho funcional, ou seja, o idoso se mantém realizando tarefas simples do dia a dia sem depender do auxílio de outras pessoas. Isso permite que ele continue cuidando de si mesmo em casa, no trabalho ou com amigos.

Quais são os seus benefícios?

Como você viu, a terapia ocupacional para idosos é um recurso que oferece mais qualidade de vida. Confira agora outros benefícios que podem ser colhidos desse serviço.

1. Prevenção de acidentes e quedas

A perda de habilidade motora e de equilíbrio pode colocar um idoso em apuros. O risco de quedas e de acidentes aumenta muito, interferindo na segurança do indivíduo. A terapia ocupacional para idosos ajuda a manter o bom condicionamento físico para a idade, dando mobilidade e autonomia para que façam suas atividades com confiança.

2. Estímulo cognitivo

Muitos terapeutas possuem um vasto repertório de atividades e exercícios que ajudam idosos a manter ativas áreas importantes do cérebro, como jogos de cartas, jogos de tabuleiros, quebra-cabeças, caça-palavras, artesanato e assim por diante. Esse é um processo indispensável para evitar que problemas de memória e de concentração comecem a ocorrer. Um cérebro ativo é um cérebro saudável.

3. Mais diversão

Em alguns casos, podem ser desenvolvidas atividades realmente atrativas, que além de serem divertidas para os idosos, ajudam a aprimorar algumas capacidades. Um bom exemplo disso são as aulas de dança, que animam, entretém e ainda reforçam questões como coordenação motora, equilíbrio e força muscular. Assim, a terapia ocupacional para idosos pode ser uma fonte de grande prazer.

4. Atividades sociais

Com a idade, a tendência é de que um idoso vá ficando mais em casa, deixe de lado eventos sociais e se isole do seu círculo de amigos. Isso pode ser muito prejudicial, principalmente para a sua saúde mental. Na terapia ocupacional, podem ser planejadas atividades em grupo, que criem e reforcem os laços sociais. Além disso, podem ser inseridas atividades como: passeios, comemorações, visitas e assim por diante.

5. Senso de contribuição

Com a perda de algumas habilidades e a dependência para realizar certas atividades, os idosos enfrentam um impacto bastante grande no seu senso de contribuição em relação aos outros. Eles se sentem inúteis. Por outro lado, com a terapia ocupacional, muitas das suas funções podem ser resgatadas, como o cuidado com animais de estimação, jardinagem, limpeza e outras atividades laborais.

6. Organização da rotina

Entre os recursos de um terapeuta ocupacional está a organização do dia a dia do idoso. Com isso, podem ser determinadas, junto com ele, atividades que realmente despertam o seu interesse e a sua atenção. Isso dará com que ele sinta vontade, efetivamente, de cumprir com o seu cronograma e de se dedicar para realizar cada um dos compromissos assumidos.

7. Adaptações diversas

Além de tudo o que já foi mencionado, a terapia ocupacional para idosos serve para facilitar a vida deles. Portanto, outro benefício que ela proporciona é a atuação conjunta com outras áreas para realizar adaptações necessárias como: utensílios específicos para quem possui alguma limitação motora, alterações na residência para torná-la mais segura, ajustes na rotina de acordo com a necessidade do paciente.

O que considerar ao contratar terapeutas ocupacionais?

O terapeuta ocupacional de idosos precisa ter habilidades específicas para atender a esse público. É interessante que ele possua experiência com idosos, pacientes com limitações físicas e cognitivas, se for o caso. Além disso, é necessário que tenha qualificação e capacitação na área.

Também é importante se certificar sobre a instituição para a qual o terapeuta trabalha, a estrutura que ela oferece, a avaliação de outros clientes e os serviços que presta. Uma empresa especialista no cuidado de idosos tem muito mais a oferecer do que aquela mais generalista, por exemplo.

Outro fator que pode ser um diferencial é o atendimento a domicílio, que pode aumentar o conforto do idoso e ainda garantir serviços customizados. A Alphacare oferece home care, com uma equipe multidisciplinar e um regime de plantão 24h.

Se você quer garantir a melhor terapia ocupacional para idosos, não deixe de conferir nossos serviços. Descubra a solução ideal para quem você ama!



× Como podemos te ajudar?