fbpx
Cuidados com idosos: como ajudá-los a ter qualidade de vida na terceira idade?

Cuidados com idosos: como ajudá-los a ter qualidade de vida na terceira idade?

Cuidados com idosos: como ajudá-los a ter qualidade de vida na terceira idade?É necessário entender que conforme a idade vai avançando, as pessoas vão se tornando mais vulneráveis, precisando de ajuda na realização de tarefas que fazem parte do dia a dia, por isso saber quais são os principais com cuidados com idosos é fundamental.

Existem algumas práticas básicas que todos os familiares ou cuidadores precisam conhecer e, assim, garantir uma boa saúde física e mental às pessoas mais velhas, propiciando a elas uma melhor qualidade de vida.

Quer saber quais são essas práticas? Então, continue a sua leitura!

Ofereça uma alimentação adequada

A alimentação da pessoa idosa precisar ser equilibrada e rica em nutrientes. Por este motivo, sempre ofereça frutas, legumes, verduras, carnes, peixe, entre outros. Também é importante priorizar o consumo de derivados do leite e a adequada ingestão de grãos, fibras e água.

Se for o caso, busque por orientação de um profissional qualificado para montar uma dieta balanceada, que atenda às necessidades do idoso e inclua alimentos saudáveis, ricos em vitaminas, proteínas, cálcio, zinco, ômega 3 e todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo.

Ajude com a higiene

É fundamental supervisionar o banho ou auxiliar o idoso se for preciso durante a higienização. Veja se existe algum assento para que a pessoa consiga se ensaboar sem correr riscos. Também é necessário se preocupar com outros itens de segurança do banheiro, como por exemplo, barras de apoio no vaso sanitária, porta acessível, pia bem fixada, tapete antiderrapante, entre outros.

Caso o idoso precise usar fraldas, esteja sempre atento para trocá-las nos intervalos adequados. Lembre-se que higiene tem tudo a ver com saúde e qualidade de vida. Há casos em que os cuidados higiênicos precisam ser realizados na casa. Quando isso acontece, a limpeza deve ser feita pelas áreas corporais: pescoço, tronco, braço, axilas, pernas, costas, pés, genitália e região perianal.

Cuide para enxugar cada parte imediatamente, com o intuito de evitar que o idoso sinta frio. Por fim, confira se as zonas com dobras estão secas, pois se permanecerem úmidas, isso aumenta o risco de infecções.

Realize os cuidados com a pele

A pele da pessoa idosa se torna cada vez mais seca, frágil, além de perder a elasticidade. Sendo assim é recomendável sempre prestar atenção nos indivíduos que ficam muito tempo na cama, tendo em vista que a pouca mobilidade impede uma boa circulação do sangue, podendo resultar em algumas lesões cutâneas conhecidas como escaras.

Para evitar esse problema, é necessário realizar as mudanças de posições do idosos entre duas ou três horas para garantir essa movimentação sem maiores danos. Outros cuidados com a pele que devem ser considerados são:

  • utilizar sabonete neutro;
  • evitar água muito quente ou muito fria;
  • beber em torno de 2 litros de água para garantir uma boa hidratação;
  • evitar longas exposições ao sol;
  • utilizar protetor solar diariamente;
  • vestir o idoso com roupas de algodão para não irritar a pele.

Preze pela segurança da residência

As pessoas na terceira idade estão expostas a vários riscos, Entre os principais está o de queda, uma vez que eles tendem a perder o equilíbrio e adquirirem dificuldade de se locomover, além dos problemas de visão que são mais frequentes nessa faixa de idade.

Só para ter ideia, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, aproximadamente 30% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano. 25% deles precisam ser hospitalizados e somente a metade sobrevive mais do que um ano após o ocorrido. As quedas em ambiente doméstico estão, inclusive, entre as principais causas de óbito na terceira idade.

Como forma de evitar os acidentes, mantenha a casa sempre bem organizada e sem os obstáculos que podem provocar acidentes. Evite os tapetes escorregadios, pisos molhados ou soltos, além dos móveis espalhados pelos cômodos.

O adequado é colocar tapetes e pisos antiderrapantes, principalmente no quarto do idosos e banheiro. Além disso, é importante manter uma boa iluminação, retirar os objetos do chão, colar os fios elétricos na parede, ampliar as portas e providenciar um andador ou bengala caso o piso estiver instável.

Cuide da rotina de medicamentos, consultas e exames

O uso de medicamentos faz parte do dia a dia de quase todos os idoso, seja para o controle de diabetes, hipertensão, osteoporose ou demais enfermidades que surgem conforme a idade vai avançando. Para garantir que os remédios sejam administrados adequadamente, o ideal é organizar em caixas separadas de acordo com o período do dia e da noite.

Além disso, agende consultas periódicas com o geriatra e demais especialistas, e providencie a realização de todo os exames necessários. A automedicação é completamente contraindicada.

Observe o sono do idoso

As pessoas mais velhas possuem maior dificuldade para ter uma noites de sono profundo e reparador. Por este motivo, costumam demorar a dormir, ter o sono mais leve e acordar de maneira repentina. Para melhorar nesse aspecto, algumas práticas podem ser aplicadas, como por exemplo:

  • evitar ingerir café ou chá antes de dormir;
  • acordar e deitar todos os dias no mesmo horário;
  • não assistir programas que possam provocar algum tipo de tensão;
  • não deitar assim que acabar de jantar;
  • evitar conversas emotivas antes de deitar;
  • Priorizar um ambiente limpo, confortável e silencioso.

Estimule a prática de atividades físicas

Praticar atividades físicas como corrida, caminhada, hidroginástica, musculação, alongamentos, pilates, natação, aulas de dança, entre outros, faz com que o idoso interaja com outras pessoas, o que além de beneficiar o corpo, faz bem para a saúde mental do indivíduo.

No entanto, antes de estimular a pessoa idosa a iniciar algum exercício físico, lembre-se que antes é necessário solicitar a recomendação médica sobre as modalidades adequadas para a condição clínica do idoso, além de contar com o acompanhamento de um profissional durante os os treinos.

Estimule o convívio social

É importante que o idoso tenha uma vida social ativa. Então, proporcione a ele momentos de lazer e boas conversas. Além das vantagens físicas, esse hábito é imprescindível para que ele mantenha uma boa saúde mental. O tempo de qualidade em família é essencial nesse sentido.

Ofereça afeto e carinho

Dar carinho e afeto também precisa estar entre os cuidados com idosos. Com as alterações típicas do avançar da idade, a empatia e amor são fatores relevantes para fazer com que as pessoas nessa fase da vida se sintam queridas.

Saber como prestar o auxílio ideal pode ser muito gratificante, apesar de gastar um pouco de tempo. Não é uma tarefa fácil, mas com paciência e conhecimento sobre o que precisa ser feito, é possível passar por essa etapa de uma forma mais tranquila.

A ajuda precisa ser humanizada e personalizada, contudo, é preciso evita superprotegê-lo e, assim, gerar uma maior dependência e, consequentemente, o sentimento de inutilidade e impotência.

Conseguiu entender quais são os principais cuidados com idosos? Para garantir o bem-estar da pessoa e propiciar uma boa qualidade de vida, é possível contar com o auxílio de uma empresa especializada em homecare, comprometida e dedicada a oferecer apoio e auxiliar em todos os cuidados necessários.

Quer propiciar um serviço responsável e de qualidade ao seu ente querido? Então, entre em contato com a gente e veja como podemos ajudar!



× Como podemos te ajudar?