fbpx
A influência da música na saúde mental e bem-estar

A influência da música na saúde mental e bem-estar

Ouvir música não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar, ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física.

A música ativa o centro de prazer do cérebro, assim como o sexo e o chocolate, por exemplo. Ela libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparador físicos como tratamento de diversos problemas.

Qual relação existe entre música e saúde? Muitas pessoas não fazem idéia, mas os benefícios da música para a saúde são enormes. E em diversos sentidos. Não importa o gênero musical, ouvir música é considerada uma das melhores opções para lidar com emoções e, até mesmo, controlá-las quando uma pessoa está com dificuldades de expressar ou comunicar aquilo que está sentindo ou pensando.

A música para a saúde funciona como um verdadeiro “remédio”, acalmando, relaxando e, acredite: aliviando dores, melhorando a memória e sendo um grande estimulador de atividades físicas.

Como a música pode beneficiar a saúde

· Induz ao movimento: naturalmente o ser humano nasce com ritmos, por isso, a música ajuda tanto durante as atividades físicas, por exemplo.

· Ameniza dores: quando uma pessoa começa a cantar ela está distraindo o seu foco da dor para a música, assim muda a sua atenção do problema para um ato paliativo.

· Promove autoconhecimento: quando uma pessoa escuta música ela passa a viajar por mundos desconhecidos e começa a descobrir novas sensações, emoções e sentimentos próprios.

· Melhora a comunicação: a música é uma forma alternativa de organizar idéias, porque têm tempos e cadências diferentes da fala.

· Cria vínculos: um bom exemplo é quando uma mãe canta para o filho, nesse processo o bebê consegue memorizar a voz da mãe e começa a criar vínculos.

· Acalma: é uma excelente forma de relaxar, escutar música ajuda a combater o estresse, não à toa motoristas tendem a se manterem mais calmos quando escutam música.

· Fortalece a memória: porque estimula novos caminhos e conexões no cérebro.

· Diminui os sintomas da depressão: alguns estudos mostraram que músicas de meditação e relaxamento atuam diretamente nos sintomas da depressão. Pacientes que foram submetidos a sessões diárias de musicoterapia apresentaram um quadro de 25% a mais de melhora quando comparados aos pacientes que não tiveram contato com a música.

A música proporciona muitos benefícios para todas as idades, mas as pessoas idosas costumam ter mais dificuldades para realizar alguns tipos de atividades e precisam de mais auxílio para amenizar certas crises psicológicas que agravam com o passar do tempo.

Música para idosos aumenta as boas sensações:

Você já percebeu que muitos idosos têm dificuldade para ter boas sensações?

Isso pode acontecer por uma série de motivos diferentes, desde o isolamento e sensação de abandono, até por debilidades e redução da cognição.

Quando colocada em play, a música na terceira idade é capaz de provocar e aumentar a percepção das sensações, porque estimula a audição, fala, ação muscular e memória.

Principalmente quando ouvem músicas referentes ao “tempo deles”, como as mais antigas, isso pode trazer à tona sentimentos que viveram, o que pode ser muito saudável. Exemplo disso são pessoas que ouvem músicas que tocaram no próprio casamento, em uma festa da qual participaram e assim por diante.

Boas sensações são capazes de aumentar a longevidade, porque o idoso sente que ainda há motivo para viver, para sorrir e para sair da cama pela manhã.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e qualidade de vida para o seu familiar idoso. Você já conhece os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?