fbpx
Descubra os maiores benefícios da terapia com cachorros para idosos

Descubra os maiores benefícios da terapia com cachorros para idosos

A terapia com cachorros é uma prática terapêutica que tem se tornado cada vez mais comum, principalmente na busca pela melhora e bem-estar das pessoas idosas com diferentes tipos de problemas, como o estresse, doença de Alzheimer, ansiedade, vícios, alterações neurológicas e psíquicas, ou até mesmo para auxiliá-los nas tarefas diárias e acompanhá-los em suas rotinas.

Pensando em sua eficácia, elaboramos este conteúdo para mostrar o que é a terapia com cachorros, como funciona e seus principais benefícios para os indivíduos com idade mais avançada. Confira!

O que é e como funciona a terapia com cachorros?

Trata-se de um tratamento onde são utilizados cães de diferentes raças e tamanhos com a finalidade de estimular e desenvolver a saúde física e mental de pessoas idosas em suas casas, hospitais ou ar livre. Entre as situações que esse método é mais aplicado estão:

  • Cães de terapia: é o caso onde os animais são usados como co-terapeutas, com o intuito de atingir uma maior interação com os idosos, principalmente com aqueles que apresentam algum tipo de doença ou transtornos psicológicos;
  • Cães de assistência: são treinados para auxiliar pessoas com alguma necessidade específica, como os cães-guias para quem possui deficiência visual.

Qualquer tipo de cachorro pode ser parceiro na terapia, independentemente de ser de raça ou sem raça definida (vira-latas). Contudo, entre os mais utilizados estão o Golden Retriever e o Labrador, por apresentarem um melhor temperamento e sociabilidade, já que algumas características são exigidas, por exemplo: ser dócil, saudável, amigável, calmo, treinado, não ser agressivo ou medroso, entre outras.

Os animais são avaliados por especialistas em comportamento animal, além de passar por avaliação do médico veterinários, e somente após a constatação de estar enquadrado em todos os requisitos é que fica autorizada a sua colaboração.

Quais são seus principais benefícios?

A terapia com cachorros pode gerar diversos benefícios à saúde do idoso. Veja os principais!

Melhora da habilidade motora

Esse recurso pode ser usado como um forte aliado no desenvolvimento do paciente que possui limitações em seus movimentos, já que ele poderá correr, brincar e se movimentar de várias maneiras com a companhia do cão.

Estimula a interação

Ao proporcionar o contato do idoso com o cachorro, é possível estimular a melhora da interação com outras pessoas por meio do encontro de novas formas de comunicação e fazer com que ele entenda a importância da sociabilidade para a sua qualidade de vida, já que em muitos casos a pessoa de terceira idade prefere fica mais afastada do convívio social.

Aumento da motivação e bem-estar

A companhia de um cachorro consegue proporcionar uma sensação de conforto e bem-estar, além de dar mais sentido à vida, fazendo com que o idoso se sinta mais motivado a prosseguir e vencer os obstáculos, especialmente nos casos em que ele esteja passando por algum tratamento de saúde.

Redução dos riscos de depressão

Um dos principais focos da terapia com cães é realmente conseguir tornar que essa presença seja bem vinda na vida da pessoa, ao ponto de ter o poder de fazer com que ela se recupere contra o desânimo e solidão adquiridos de situações que foram ocorrendo em sua rotina, ou decorrentes dos tratamentos médicos.

Conseguiu entender melhor como funciona a terapia com cachorros? Por meio dela é possível conquistar resultados bastantes positivos, o que torna o idoso bem mais feliz e saudável. Porém, o uso dessa técnica exige o acompanhamento de um profissional especializado para direcionar todo o processo e garantir que os benefícios sejam alcançados.

Gostou deste artigo? Então, compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos conheçam mais sobre a terapia com cachorros!



× Como podemos te ajudar?