fbpx

Serviços de técnico em enfermagem home care

O técnico em enfermagem é o profissional que cuida de pessoas em seus domicílios com a finalidade de realizar procedimentos clínicos especificados no plano de tratamento e dentro do preconizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN). A ocupação de técnico de enfermagem integra a Classificação Brasileira de Ocupações — CBO sob o código 3222-05.

Abaixo, falaremos mais sobre essa profissão e como ela é importante na vida de um idoso que precisa de cuidados médicos regulares, informando o perfil desses profissionais, a diferença entre técnico e auxiliar entre outras informações essenciais para contratação.

Pronto para saber mais a respeito das atribuições do técnico de enfermagem? Continue sua leitura até o final!

O que faz um técnico em enfermagem?

A função do técnico em enfermagem é acompanhar e auxiliar a pessoa a se cuidar, fazendo por ela somente as atividades que ela não consiga fazer sozinha e procedimentos específicos da profissão de técnico de enfermagem (inscritos no COREN).

Confira algumas atribuições do técnico de enfermagem:

  • Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde;
  • Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada;
  • Ajudar nos cuidados de higiene;
  • Estimular e ajudar na alimentação;
  • Ajudar na locomoção e atividades físicas, tais como: andar, tomar sol e exercícios físicos;
  • Estimular atividades de lazer e ocupacionais;
  • Realizar mudanças de posição na cama e na cadeira, e massagens de conforto;
  • Administrar medicações por via oral, inalatória, por meio de sonda nasogástrica e nasoenteral, subcutânea, intramuscular, intravenosa, tópica, colírio e enema, conforme a prescrição e orientação médica e da equipe de saúde;
  • Aspirar vias aéreas;
  • Higienizar e aspirar traqueostomia;
  • Manipular sonda vesical de demora;
  • Comunicar à equipe de saúde sobre mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada;
  • Troca e limpeza de curativos desde que orientada pelo médico ou enfermeiro responsável pelo paciente;
  • Realiza exames físicos de acordo com o escopo de sua prática, e segundo o COREN;
  • Executa o plano de tratamento específico de acordo com o direcionamento do enfermeiro;
  • Mantém contato com o enfermeiro envolvido no plano de tratamento de seu paciente;
  • Age como agente de Controle de Infecção mantendo higienizado o ambiente, e os equipamentos médicos sendo utilizados pelo paciente em domicílio;
  • Realiza anotações clínicas acuradas;
  • Segue à risca o plano de tratamento;
  • Ter uma ótima habilidade de resolução de problemas que possam ocorrer, até a intervenção do enfermeiro;
  • Não envolver-se com assuntos de natureza particular da família, mesmo que seja convidado a fazê-lo;
  • Manter a confidencialidade de tudo que vê e ouve na residência do paciente;
  • Ter iniciativa;
  • Ser positivo;
  • Ser honesto, discreto e ético;
  • Desenvolver outras tarefas conforme necessário, e dentro do escopo da prática de enfermagem.

O técnico de enfermagem em home care exerce um papel fundamental na recuperação do paciente. Diferentemente de um ambiente hospitalar, em home care, esse profissional expende longas horas na residência do paciente, juntamente com sua família, e desenvolve seu trabalho com o benefício da supervisão direta contínua de um enfermeiro.

Qual o perfil de um técnico em enfermagem?

Um bom técnico em enfermagem deve ser, acima de tudo, um ser humano repleto de empatia e com atenção aos detalhes. Durante a atividade esses profissionais também devem exercer um excelente controle emocional para conseguir lidar com crises e adversidades naturais do ofício.

Além disso, a proatividade deve ser outra característica nata, em que o técnico deve estar sempre observando e procurando por detalhes e sinais que possam apresentar ou iniciar algum malefício para saúde daquele que está sob seus cuidados.

De maneira geral, ser capaz de solucionar problemas de maneira eficiente é uma das principais atribuições do enfermeiro, que deve permanecer sempre atento durante seu plantão.

Por estar sempre próximo do paciente, esse profissional também exerce um profundo papel na segurança emocional e psicológica daqueles que precisam de atenção médica. Em muitos casos, o técnico em enfermagem é uma peça essencial para a melhora e estabilidade na saúde dos quadros que precisam de atenção mais especializada.

Sua contratação é a garantia de que todo o protocolo médico será cumprido com rigor e com qualidade, fazendo com que haja segurança e até mesmo maior facilidade para a reabilitação.

Qual a diferença entre o técnico e o auxiliar em enfermagem?

O técnico em enfermagem é o profissional que passa por um curso com duração de cerca de 2 anos. Durante sua formação, são apresentados todos os procedimentos que mencionamos acima. As atribuições deste profissional são extensas e dão possibilidade de cuidados que vão de baixa até alta complexidade.

Em contrapartida, o auxiliar em enfermagem tem uma formação menor, com cerca de 15 meses de duração e somente está apto a trabalhar com casos de menor gravidade. Ficando restrito a aplicação de vacinas, higiene, realização de curativos e administração de medicamentos. 

Muitos dos procedimentos citados no tópico acima não são de competência do auxiliar, fazendo com que somente um técnico possa exercer as atribuições mais complexas e que exigem maior conhecimento.

Ambas as opções são interessantes e importantes para o home care e para a saúde da terceira idade que precisa de maiores cuidados. Cabe avaliação de ambas alternativas para encontrar a melhor solução de auxílio para o idoso.

Vale mencionar que além dessas duas “categorias”, ainda existe a formação superior em enfermagem. Esses profissionais normalmente estão trabalhando em hospitais e apresentam ainda mais conhecimento que o técnico, sendo muitas vezes os encarregados pelo planejamento de equipes de enfermeiros em diversas alas hospitalares.

Mesmo podendo atuar em home care (desde que tenham formação para tal), os graduados costumam ter atribuição de liderar equipes, além de também terem a capacitação para realizar todos os procedimentos descritos anteriormente.

Para a maioria dos casos, a contratação de um técnico costuma ser o suficiente para conseguir solucionar todos os problemas clínicos e garantir a reabilitação dos idosos que buscam e necessitam desse auxílio.

Quais são os planos de atendimento?

Nossos profissionais atendem à solicitação da sua família permanecendo no domicilio de acordo com a necessidade do paciente, segundo atribuições do técnico de enfermagem.

Os atendimentos residenciais são totalmente gerenciados por nossa equipe, permanecendo em sua residência por períodos de 8, 12 ou plantão 24 horas.

Todo nosso quadro de funcionários passa por um rigoroso processo seletivo no momento de contratação, garantindo que cada enfermeiro esteja amplamente qualificado, com experiência e com boas recomendações profissionais para conseguir realizar um bom trabalho.

Nosso serviço é de excelência e estamos dispostos a fornecer o melhor atendimento e cuidados clínicos que seu ente querido precisa para de cuidados para aproveitar a melhor idade.

Tem interesse em contratar um técnico em enfermagem? Entre em contato conosco e faça um orçamento! Estamos à disposição e prontos para lhe ajudar!



× Como podemos te ajudar?