fbpx

Afinal, quando a enfermagem domiciliar é necessária? Saiba aqui

Afinal, quando a enfermagem domiciliar é necessária? Saiba aqui

A enfermagem domiciliar envolve a prestação de cuidados na própria casa do paciente, promovendo qualidade de vida e mais conforto para a pessoa atendida. Há casos em que ela é necessária para a continuidade do tratamento da pessoa depois da internação hospitalar.

Diversos procedimentos podem ser realizados nessa modalidade de cuidado, contudo demandam conhecimento técnico e não podem ser conduzidos por um cuidador. Por isso, preparamos este conteúdo especial com informações sobre a enfermagem domiciliar, as indicações desse serviço e também as vantagens que ele traz para o paciente e a família.

Ficou interessado? Continue acompanhando e entenda mais sobre o tema!

O que é a enfermagem domiciliar?

A enfermagem domiciliar é um serviço de saúde que envolve o acompanhamento, a recuperação, a reabilitação e o tratamento de pacientes na própria habitação. É um trabalho que proporciona prevenção, promoção e recuperação da saúde, considerando a organização familiar e comunitária e integrando o cuidado profissional ao cuidado familiar e popular.

Esse serviço pode ser prestado em indivíduos de diferentes faixas etárias, em resposta às necessidades do sujeito e da família dele. A enfermagem domiciliar é regulamentada pela Resolução RDC Nº 11/2006 do Ministério da Saúde.

Quando a enfermagem domiciliar é necessária?

A enfermagem domiciliar é indicada no tratamento de patologias ou na reabilitação quando já não há mais necessidade da internação no hospital. Esses serviços se diferenciam do trabalho do cuidador.

Essa modalidade de atendimento conta com profissionais especializados para a realização da assistência. Ela realiza procedimentos de maior complexidade, demandando conhecimento técnico, como passagem de sonda, administração de medicação injetável, realização de curativo, lavagem intestinal, retirada de pontos, entre outros.

Já o cuidador trabalha com os cuidados básicos, como alimentação e higiene.

Quais são os benefícios da enfermagem domiciliar?

A enfermagem domiciliar promove uma série de benefícios para o paciente e a família. Ela gera maior qualidade de vida durante o tratamento, o que favorece a recuperação da pessoa atendida. Além disso, essa modalidade de enfermagem promove a humanização do atendimento, fortalecendo a rede de acompanhamento em saúde e proporcionando condições para uma melhor saúde mental do paciente.

Outro fator importante é que a enfermagem domiciliar diminui o risco de infecção hospitalar e reduz os custos de internação. Ademais, ela permite prevenir eventuais sequelas ao fornecer cuidado integral e embasado em conhecimento técnico-científico.

Qual a importância de contar com a enfermagem domiciliar?

Contar com a enfermagem domiciliar é importante porque ela estabelece um cuidado integrado ao ambiente familiar. Também oferece condições para a promoção de qualidade de vida e recuperação da saúde. Essa modalidade de atendimento proporciona ainda mais bem-estar para o paciente e a família, o que contribui para melhores resultados no tratamento.

Além disso, a enfermagem domiciliar cria um ambiente propício para a humanização do cuidado e para oferecer o auxílio profissional necessário à pessoa atendida e aos seus familiares. Os profissionais empregam uma série de conhecimentos adquiridos em formação, fornecendo um bom atendimento na própria casa da pessoa.

Ela é recomendada para os casos que precisam de amparo de enfermeiros, mas que já não demandam mais as tecnologias e os procedimentos hospitalares. Assim, a enfermagem domiciliar contribui para facilitar a rotina do hospital, com a liberação de leitos, e gera mais conforto para o paciente.

Então? Gostou de aprender sobre enfermagem domiciliar? Confira nossa página na internet e conheça mais detalhes sobre nossos serviços de home care!



× Como podemos te ajudar?