fbpx
Quais aparelhos de fisioterapia os idosos precisam ter em casa?

Quais aparelhos de fisioterapia os idosos precisam ter em casa?

Para proporcionar uma melhor qualidade de vida aos idosos, algumas ferramentas são indispensáveis para trazer maior segurança, conforto e autonomia, como é o caso dos equipamentos médicos de fisioterapia para serem usados em casa.

Importante ressaltar que para adotar estes aparelhos, é imprescindível o acompanhamento e a orientação de um profissional, que irá analisar e recomendar o que é realmente necessário para o tratamento da pessoa.

A fisioterapia a domicílio tem se popularizado e ganhando cada vez mais adeptos, devido a praticidade e conforto que proporciona, pois em idade avançada, com possível dificuldade de locomoção para realização de sessões em clínicas e hospitais fora de casa, o tratamento personalizado é facilitado.

Quer saber a importância e quais aparelhos de fisioterapia o idoso precisa ter em casa? Vamos te apresentar alguns!

Afinal, qual é a importância de se ter aparelhos de fisioterapia em casa?

É extremamente importante que o idoso possa contar com aparelhos de fisioterapia em casa, já que eles facilitam e podem evitar a necessidade de deslocamento até os centros de reabilitação, quando o tratamento acontece por um período mais longo ou até mesmo por toda a vida. Isso nos leva a mais um benefício, que é a utilização de equipamentos e artefatos por uma só pessoa, já que muitas vezes, alguns equipamentos de fisioterapia estão gastos ou estão sendo usados por outros indivíduos.

Outra questão é a autonomia do paciente – os equipamentos de fisioterapia visam melhorar a qualidade de vida, bem estar e semi independência do idoso, por isso é válido considerar se eles estão aptos a utilizar os equipamentos ou se o objeto pode ser substituído por outra opção de maior agrado.

Quais são os aparelhos de fisioterapia que um idoso precisa ter em casa?

1. Massageador

Os massageadores podem ser encontrados em tamanhos variados e com diferentes finalidades. Podem ser corporal ou facial, elétricos ou manuais.

Eles possuem o potencial para diminuir tensões musculares, melhorar a circulação do sangue, reduzir o estresse, a ansiedade e causar sensação de relaxamento ao idoso.

Existem massageadores menores que aliviam dores pontuais nas mãos, pés costas e em qualquer lugar dolorido, e massageadores maiores que vem acoplados em poltronas, colchões, chinelos e sandálias, que também servem para amenizar a dor e relaxar os músculos.

2. Andador

Os andadores são equipamentos fundamentais e tem a função de proporcionar maior equilíbrio aos idosos que possuem dificuldades motoras, problemas cardiorrespiratórios, ou enfrentaram algum tipo de cirurgia.

Este equipamento oferece maior segurança para a locomoção.

O andador é um aparelho prático e pode ser encontrado em diferentes modelos dependendo da necessidade do paciente.

Existem opções com rodinhas, dobráveis, ou específicas para lesões mais graves, é importante seguir orientação médica para ter certeza sobre qual modelo é mais indicado em cada caso.

3. Bola de pilates

As bolas de pilates são facilmente encontradas em lojas e sites especializados e vão auxiliar na recuperação, reabilitação e condicionamento físico do idoso.

Elas ajudam a melhorar o movimento e trazem sensação de bem-estar e relaxamento após o uso.

Podem ser encontradas em diferentes tamanhos dependendo da necessidade da pessoa.

4. Extensor

O extensor é um aparelho muito útil e serve para manter a autonomia dos idosos e facilitar o dia a dia.

Ela é usada para alcançar objetos mais distantes, que caíram no chão ou estão em lugares mais altos.

Além disso, pode ser usado na realização de séries de exercícios e alongamentos recomendados pelo médico.

Ele ajuda no fortalecimento e resistência do corpo, no condicionamento físico e na flexibilidade.

5. Cadeira de rodas

Com a idade avançada, muitos idosos começam a apresentar fraqueza nos músculos e fragilidade nos ossos, o que aumenta o risco de lesão e traumatismo no corpo.

A cadeira de rodas contribui para facilitar a locomoção do idoso pela casa com maior autonomia e liberdade dentro de casa, possibilitando conforto, inclusive, em passeios externos.

Atualmente é possível encontrar modelos eletrônicos e automáticos que tornam ainda mais fácil e demandam menos esforço, tanto para o idoso quanto para cuidadores e familiares.

Para finalizar, vamos enfatizar alguns cuidados para ter com os equipamentos fisioterápicos em casa.

Afinal, a qualidade, a manutenção e o conserto ou troca do equipamento a qualquer sinal de dano é importante para garantir a integridade física do idoso e uma forma de acompanhar de perto seu desenvolvimento e evolução na utilização desses aparelhos.

É preciso mantê-los limpos, guardá-los após o uso e deixar em lugares fora do alcance das crianças de preferência, para evitar qualquer tipo de acidente.

Dê atenção também às adaptações necessárias para a residência, isso é importante para garantir maior segurança e conforto para o idoso.

A cadeira de rodas auxilia o idoso a transitar pelos cômodos da casa, tornar-se semi-independente, além de facilitar no passeio com os cuidadores e usufruir de uma liberdade maior se comparado à vida limitada sem esse aparelho.

Atualmente, já existem modelos eletrônicos e automáticos que são acionados com menos esforço tanto pelos idosos quanto por seus familiares, facilitando o trajeto em ruas ou rampas mais inclinadas ou até mesmo para evitar o cansaço em passeios à lugares mais distantes.

A adaptação da residência para a adoção destas ferramentas também é fundamental, uma vez que o cômodo onde tal equipamento será instalado deve estar preparado para receber o novo artefato e não comprometer a locomoção ou bem-estar do paciente. Afinal, mesmo com inúmeras ferramentas que facilitam o dia-a-dia do idoso, se o lugar onde ele vive não é adaptado, torna-se inseguro para que ele viva com tranquilidade e conforto.

Agora que você já conheceu alguns aparelhos importantes de se ter na casa de um idoso, entre em contato conosco e agende uma avaliação de um profissional de fisioterapia.



× Como podemos te ajudar?