fbpx
Principais cuidados que os idosos devem ter durante o verão

Principais cuidados que os idosos devem ter durante o verão

Os idosos devem tomar alguns cuidados especiais para evitar problemas de saúde comuns durante o durante o verão. Entre outras coisas, eles estão mais sujeitos a desidratação e hipertermia, que é o aumento da temperatura corporal devido ao calor.

Com o processo de envelhecimento, a quantidade de água no corpo dos mais velhos diminui. O mesmo ocorre com a sensação de sede. Ao juntar esses pontos com a maior exposição ao calor, sobe o risco de desidratação e perda de sais minerais. Por isso, é importante não só beber líquidos, como também consumir legumes, frutas e verduras para repor esses nutrientes perdidos pela transpiração.

Acompanhe algumas dicas para que os idosos possam aproveitar o verão com maior segurança:

Hidrate-se

Com o calor intenso, os riscos de desidratação aumentam bastante, no caso dos idosos, a falta de ingestão de líquidos pode ser responsável por quedas de pressão, perda de consciência e tontura.

Essa situação ocorre porque o hipotálamo (região do cérebro relacionada com o equilíbrio das funções corporais) não apresenta um funcionamento tão bom quanto o de um cidadão na faixa dos 30 anos, por exemplo.

Os cuidados com idoso no verão devem ser intensificados, porque esse segmento da população apresenta uma porcentagem menor de água no organismo e tem menos capacidade de retenção de líquidos.

Por essa razão, é muito importante que os idosos bebam água periodicamente, mesmo que não sintam necessidade no momento. É recomendado que a ingestão de líquidos seja feita em horários combinados para criar uma rotina que previna a desidratação.

Beber água com freqüência permite que o metabolismo funcione melhor. Isso contribui não apenas para evitar doenças, mas também para manter uma boa qualidade de vida. A oferta de água, sucos e vitaminas para um idoso é uma atitude interessante para ele se manter hidratado.

Cuidados com as atividades físicas

Os cuidados com idoso no verão precisam ser redobrados com relação às atividades físicas. É recomendado respeitar bastante a capacidade de as pessoas realizarem exercícios durante a estação mais quente do ano.

O calor intenso exige que haja muita prudência ao avaliar a necessidade de superar os limites do corpo. Dependendo do esforço, há o risco de um indivíduo até sofrer um infarto. Para diminuir o risco de eventuais problemas, a dica é fazer exercícios em horários em que a temperatura esteja mais amena.

Muitos idosos gostam da tradicional caminhada para sair um pouco da rotina. Nesse caso, é bom fazê-la antes das 8 horas da manhã ou no final da tarde. Também é ideal verificar com um médico quais os exercícios físicos mais adequados no momento.

Uma orientação profissional é muito importante para evitar problemas em virtude de exercícios físicos durante o verão, como dores musculares e a falta de hidratação. Isso deve ser observado, com atenção, por aqueles que acompanham o dia a dia de um idoso.

Evite a exposição ao sol por longos períodos

A recomendação é de 15 minutos por dia de exposição solar, mas evite extremos de temperatura. Se for tomar um banho de sol, dê preferência a horários antes das 10h e após às 16h.

Use protetor solar

Pessoas de qualquer idade devem usar protetor solar, mas os idosos devem tomar ainda mais cuidado. A pele inflamada de sol direciona mais sangue para ela, que é o maior órgão do corpo. Isso faz com que outros órgãos fiquem menos irrigados e diminuam sua função. Além disso, os idosos naturalmente têm a pele mais sensível.

Prefira roupas leves

A época mais quente do ano exige atenção com o vestuário, o calor provoca um aumento considerável da transpiração, o que favorece o uso de roupas mais leves. Com relação aos idosos, o ideal é que utilizem roupas com algodão e malha, pois têm uma maior capacidade de absorção do suor.

Opte por alimentos leves e com líquidos

Além de facilitar a digestão e dar energia, uma alimentação leve e saudável também é uma forma de manter o corpo hidratado. Prefira verduras, vegetais e frutas repletas de água, como a melancia.

Fique atento aos sinais de desidratação

Muita sede, confusão mental e irritabilidade são alguns dos sintomas de que o corpo está desidratado. As conseqüências de um quadro de desidratação podem ser exaustão, queda, hipotensão, confusão mental, derrame e até um acidente vascular cerebral (AVC). Se estiver com esses sinais, verifique se não é falta de água.

Prefira ambientes frescos

Locais frescos e bem ventilados também evitam a hipertermia. Dê preferências a espaços resfriados com ventiladores ou ar condicionado. E use este último com sabedoria. Antes de sair de casa, desligue o equipamento para que o corpo, gradativamente, regule a temperatura com a do ambiente.

Gostou do nosso post? Quer sempre acompanhar as nossas novidades? Então, assine a nossa newsletter!



× Como podemos te ajudar?