fbpx

Prevenção do coronavírus: 4 cuidados que se deve ter com idosos

A prevenção do coronavírus é a melhor alternativa que temos no momento para evitar o adoecimento. Enquanto a comunidade médica e científica não consegue encontrar um medicamento eficaz ou até mesmo formular uma vacina, o ideal é evitar o contágio da doença, especialmente entre aqueles de idade mais avançada.

Aqueles que apresentam mais de 60 anos e têm algum tipo de comorbidade estão entre os indivíduos com maior risco de adoecimento e óbito. Por essa razão, devemos ter cuidado e assegurar, além do isolamento social, algumas medidas básicas de prevenção.

Neste post, falaremos sobre 4 cuidados essenciais que devem ser aplicados na rotina dos idosos. Essas medidas reduzem drasticamente o risco de contágio e ajudam a garantir a segurança daqueles que mais precisam de cuidados.

Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

1.Siga todas as orientações de higiene

Todas as instituições mais importantes e relevantes da área da saúde informam que as mãos são uma das principais vias para o contágio da doença. Por essa razão, lavar as mãos frequentemente é a melhor e principal forma de reduzir os riscos de infecção.

Para quem não sabe, o novo coronavírus pode permanecer por horas em uma superfície, e, ao entrar em contato com as mãos, pode facilmente infectar o organismo por meio de alguma mucosa, como olhos, narinas e boca.

Além da lavagem regular das mãos, devem ser orientadas a troca regular de roupas (incluindo sapatos) e o distanciamento social, evitando apertos de mãos, abraços, beijos no rosto e outras ações semelhantes.

2. Incentive o uso de máscaras

As máscaras por si só não impedem o contágio do coronavírus. Isso acontece justamente pelos motivos explicados anteriormente: uma pessoa pode facilmente segurar em um corrimão infectado e em seguida levar as mãos aos olhos, por exemplo.

Isso significa que mesmo de máscara, ainda há o risco de contaminação por pelo menos uma via, no entanto, seu uso coletivo ajuda a reduzir, de forma geral, o contágio por gotículas naturais do momento da fala ou até mesmo por espirros e tosses que são comuns no cotidiano.

Por essa razão, a utilização da máscara não só é uma forma de demonstrar respeito com o próximo, como também é uma forma de se sentir mais seguro e confortável em público.

3. Mostre a importância de permanecer em casa

Mesmo com a máscara e com a higiene regular, permanecer em casa ainda é a melhor forma de evitar o contágio da doença. 

Afinal, todas essas medidas podem falhar em algum momento ou com algum descuido, mas, quando nos removemos da possibilidade de entrar em contato com o vírus, temos praticamente a garantia e a segurança de não nos infectarmos.

Por essa razão o isolamento social deve ser visto como a melhor e principal medida de segurança. Essa é a melhor forma de evitar a contaminação e principalmente a disseminação do vírus na sociedade.

Aglomerações devem ser fortemente evitadas justamente por esse motivo, uma vez que são nelas que o vírus tende a se propagar com mais velocidade e facilidade. Faça sua parte, fique em casa e proteja seus entes queridos da COVID-19.

4. Evite tocar no nariz, olhos e boca

Por fim, evite tocar no nariz, olhos e boca para reduzir ainda mais o risco de contágio do novo coronavírus. Essa medida parece simples, mas é mais difícil do que parece, por isso, ressaltamos a importância de estar consciente desse gesto extremamente comum.

Alerte a todos sobre essas dicas, principalmente aqueles com idade avançada. Implementando todas essas medidas o risco de contágio cai drasticamente, mantendo a segurança e a saúde daqueles que mais precisam de cuidados.

Por fim, não deixe de manter contato com os idosos. O contato frequente e a socialização remove a sensação de abandono e ajuda a dar mais segurança durante esse período complicado de distanciamento social, em que a prevenção do coronavírus é o nosso melhor “remédio” no momento.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e faça com que mais pessoas tenham acesso a essas informações importantes!



× Como podemos te ajudar?