fbpx
Prevenção de câncer de  mama na terceira idade

Prevenção de câncer de mama na terceira idade

O câncer de mama está entre os tópicos mais comentados quando o assunto envolve saúde da mulher. Afinal, depois do câncer de pele não melanoma, esse é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no mundo inteiro.

Anualmente, segundo o (INCA), cerca de 28% dos novos casos de câncer são relacionados à mama. Isso é motivo suficiente para que as mulheres estejam sempre atentas, principalmente para evitar o câncer de mama na terceira idade. 

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem se lembrar de se submeter a exames a fim de se proteger a incidência dessa doença tão séria que é o câncer de mama.

Realizando autopalpação, consulta de rotina e mamografia periódicos.

As mulheres na terceira idade estão mais propensas ao câncer de mama? 

Sim. O INCA informa que o câncer de mama é raro antes dos 35 anos de idade, mas a partir de então a incidência cresce progressivamente, com ênfase depois dos 50 anos. Isso ocorre devido ao acúmulo de exposições de risco ao longo da vida, assim como às inevitáveis alterações biológicas. 

O alerta em relação à terceira idade se deve ao fato de que muitas pessoas acreditam que a incidência é menor após os 60 anos de idade. Contudo, o que tem acontecido é o aumento no número de mulheres idosas que recebem o diagnóstico de câncer de mama quando ele já está em fase avançada, muitas vezes irreversível. 

Quais sinais e sintomas podem estar ligados ao câncer de mama? 

Embora os sinais a seguir também estejam relacionados a doenças benignas da mama, é importante procurar auxílio médico sempre que apresentar: 

  • Nódulo fixo e, geralmente, indolor na mama; 
  • Nódulo pequeno nas axilas ou pescoço; 
  • Pele da mama avermelhada; 
  • Alterações no mamilo; 
  • Produção de líquido anormal na mama;
  • Edema e dor na mama.

Quando fazer a mamografia?

De modo geral, as mulheres acima de 70 anos não costumam fazer mamografia de rotina. E muitas vezes tendem a não reportar sintomas mamários, tais como nódulos. Isto faz com que grande parte dos tumores nesta idade seja detectada em estágios maiores que as mulheres mais jovens.

O Ministério da Saúde recomenda que, entre os 50 e os 69 anos de idade, a mamografia seja feita a cada dois anos. No entanto, para as mulheres que apresentam alto risco de desenvolver câncer de mama, como história familiar e pessoal, menarca precoce, nuliparidade, menopausa tardia, é aconselhável acompanhamento médico para as recomendações individuais.

Como prevenir o câncer de mama?

A prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco, práticas e comportamentos considerados protetores. Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não podem ser modificados; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são em princípio passíveis de mudança. Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco dedesenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas.

Agora que você já sabe o quanto a autopalpação, a mamografia e os cuidados preventivos são essenciais para prevenir o câncer de mama na terceira idade.

Quer conhecer melhor nossos serviços? Então, entre em contato agora mesmo e esclareça suas principais dúvidas



× Como podemos te ajudar?