fbpx
Perda auditiva na terceira idade

Perda auditiva na terceira idade

A perda auditiva em idosos é uma situação natural que acontece com o envelhecimento, essa alteração tem o nome de presbiacusia. A Presbiacusia é a perda auditiva que afeta os idosos, caracterizada pela perda progressiva da audição em ambos os ouvidos ao longo da vida.

A perda auditiva na terceira idade é um problema que pode desencadear muitos outros males para a saúde do indivíduo no âmbito pessoal e emocional. Por esse motivo, é importante saber lidar com a situação para motivar os idosos a superarem esse desafio, tendo em vista que não há como fugir do problema, é preciso encará-lo para não ter o quadro clínico agravado pela falta de tratamento adequado.

Alguns fatores podem contribuir para o desenvolvimento e/ou agravamento da perda auditiva na terceira idade. Conheça os principais deles:

Infecções

As infecções são problemas sérios e que precisam ser tratadas o quanto antes, pois elas estão diretamente ligadas à perda de audição. Uma infecção de ouvido por exemplo, de início parece ser um problema simples, mas, quando o tratamento não é seguido à risca, o quadro clínico pode se agravar e fazer com que a pessoa tenha dificuldades para ouvir.

Hipertensão

A hipertensão ajuda a acelerar a degeneração do sistema auditivo. Isso porque a pressão alta prejudica a circulação sanguínea, fazendo com que os vasos se contraiam e dificultem a passagem do sangue. Por esse motivo, é essencial tomar todos os cuidados necessários para controlar a pressão e evitar que outros problemas de saúde venham a se desenvolver e prejudicar a qualidade de vida do idoso.

Diabetes

O diabetes é um dos fatores que podem ocasionar a perda auditiva. Isso porque ela influencia negativamente em três sentidos:

  • Elevados níveis de glicose no sangue: esses níveis altos são responsáveis por desenvolver alterações químicas nos nervos do ouvido interno e vasos sanguíneos, dificultando, assim, a capacidade de transmissão do som;
  • Sensibilidade a alguns materiais que são utilizados na fabricação do aparelho auditivo: o diabetes aumenta a vulnerabilidade, fazendo com que se desenvolvam infecções no canal auditivo;
  • Estreitamento das paredes da cóclea: esse é um dos problemas mais sérios desenvolvidos pelo diabetes.

A mudança comportamental do idoso com perda auditiva faz parte da observação de alguns familiares. Eles relatam reações, como impaciência, falta de colaboração, distração e mau humor. É importante considerar que a perda da audição provoca uma confusão no entendimento e desorganização da fala. Essas alterações causam desmotivação, insegurança e baixa autoestima, podendo levar à depressão e ao isolamento.

Tratamento da perda auditiva

Não há cura para a perda auditiva relacionada ao envelhecimento natural. Portanto, existem cuidados fundamentais para evitar que a condição se agrave. Esses cuidados envolvem o acompanhamento médico e do fonoaudiólogo para a realização de exames periódicos, e tratamentos adequados.

Dependendo do caso, pode ser indicado o uso de aparelho auditivo. Essa é uma alternativa eficaz na maioria dos casos, pois, além de evitar o agravamento da perda auditiva e dificuldades de comunicação, também ajuda a manter a qualidade de vida do idoso. Por tanto, é fundamental que a família e o cuidador tenham paciência e sejam firmes, no sentido de mostrar a importância da ajuda de um profissional.

Quer conhecer melhor nossos serviços? Então, entre em contato agora mesmo e esclareça suas principais dúvidas!



× Como podemos te ajudar?