fbpx
<strong>Os cinco pilares da longevidade</strong>

Os cinco pilares da longevidade

A longevidade é uma conquista importante da humanidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida tem aumentado progressivamente nos últimos anos.

A longevidade é uma conquista importante da humanidade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a expectativa de vida tem aumentado progressivamente nos últimos anos.

Cada indivíduo, em qualquer país do mundo, deve ter a oportunidade de viver uma vida longa e saudável. Ainda assim, os ambientes em que vivemos podem favorecer a saúde ou ser prejudiciais a ela. Os ambientes têm grande influência em nosso comportamento e exposição a riscos à saúde (por exemplo, poluição do ar e violência), acesso a serviços (como saúde e assistência social) e as oportunidades que o envelhecimento traz.

Acredita-se também que a genética é responsável por no máximo 30% de sua expectativa de vida. O resto vem de seus hábitos, comportamentos, atitudes, fatores ambientais e um pouco de sorte.

Talvez você já tenha ouvido falar sobre várias técnicas de extensão de vida. Lembre-se de que nenhuma delas foi comprovada em humanos e a de que a maior parte consiste em pura teoria. A única maneira comprovada de viver mais e melhor é seguir um estilo de vida saudável.

Acompanhe abaixo algumas condutas que podem favorecer a longevidade:

1 – Equilíbrio alimentar. O principal ponto é comer comida de verdade, priorizando os alimentos que vêm da natureza (legumes, frutas, grãos e cereais integrais, feijões e castanhas).

Os especialistas destacam o valor dos alimentos antioxidantes, que combatem o envelhecimento das células do organismo e o aparecimento de doenças como o câncer. Os vegetais e as frutas estão entre os campeões nesse quesito.

Outro ponto importante é não exagerar nas quantidades: pare de comer quando estiver 80% satisfeito.

2 – Vida ativa. Estudos comprovam os malefícios de ficar muito tempo sentado: o sedentarismo encurta a vida e rouba o bem estar. O primeiro passo é colocar mais movimento no dia a dia: trocar o elevador pelas escadas, ir a pé à padaria, passear com o cachorro. Os médicos ressaltam a importância de fazer musculação ou treino de força na terceira idade para manter a massa magra (ossos e músculos).

3 – Manejo do estresse. Vale lembrar que a atividade física é uma arma poderosa para combater o estresse, assim como os exercícios respiratórios e a meditação. O contato com a natureza também tem efeito comprovado antiestresse: a cidade, os parques e praças são alternativas.

4 – Sono de qualidade. Durante o sono restaurador há aumento da capacidade cerebral, retenção de aprendizado, fortalecimento da memória, regeneração muscular e produção de hormônios essenciais.

5 – Conexões pessoais, espiritualidade e propósito. Pessoas que cultivam das relações pessoais (valorizam os laços com família e amigos) são mais saudáveis, vivem mais e são mais felizes.

A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa. Tem a ver com buscar significado para a vida e um sentido de conexão com algo maior que si próprio. Desenvolver a espiritualidade inclui ampliar a percepção e a preocupação com os outros, o que aumenta a empatia, a generosidade, a compaixão e o sentimento de gratidão.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e qualidade de vida para o seu familiar idoso. Você já conhece os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?