fbpx
O consumo de café faz mal para os idosos?

O consumo de café faz mal para os idosos?

O consumo de café é um assunto que gera grandes discussões sobre benefícios e malefícios.

Em determinados casos, os especialistas dizem que faz mal, porém em outros, pode trazer benefícios. E isso, levou as pessoas a terem uma grande dúvida sobre as propriedades e os efeitos da cafeína.

Pensando nisso, separamos algumas informações sobre o assunto para que você fique por dentro dos benefícios e malefícios dessa bebida na terceira idade.

Consumo de café na terceira idade

O consumo de cafeína, assim como qualquer outro alimento ou bebida, em excesso faz mal à saúde. Dessa forma, é preciso consumir com moderação, pois assim, podemos evitar efeitos negativos, independente da nossa idade.

Cafeína

O componente mais conhecido do café é a cafeína. No entanto, ela é apenas uma pequena parte da composição do café: um grão tem de 0,8% a 2,5% de cafeína. Além disso, a bebida não é o único alimento que contém cafeína. “Existem outros produtos ricos em cafeína, como os refrigerantes à base de cola, chás gelados e chocolates. Sua ingestão também deve ser moderada, não sendo recomendado um consumo maior que 2,5 mg de cafeína por quilo de peso ao dia. Ou seja, se uma pessoa pesa 60 kg, o máximo de cafeína que deve consumir é 150 mg, o que equivale a duas ou três xícaras de café coado”, alerta Oliveira. Por muito tempo, a cafeína foi vista como uma substância que traria malefícios à saúde. Isso porque, quando consumida em altas doses (mais de 500 mg – cerca de quatro xícaras grandes por dia), pode causar arritmia, ansiedade, estresse, insônia, irritabilidade, tremores e diarreia. A cafeína também aumenta a eliminação de cálcio e compete com a vitamina C e o ferro, podendo anular esses nutrientes. Por isso, quem sofre de estresse, problemas psiquiátricos ou gástricos, e pessoas com osteoporose devem ter cautela ao ingerir a bebida.

Benefícios do café para a terceira idade

O café é uma bebida que tem múltiplos efeitos no corpo. Estimulação, diminuição da fadiga e pode até mesmo ajudar a reduzir o risco de desenvolver doenças hepáticas.

Manter um consumo moderado de café tem efeitos benéficos na qualidade de vida dos idosos e, se não houver contraindicação específica, não há razão para proibir essa bebida.

Os idosos podem consumir até 300ml de café por dia, ou seja, duas xícaras por dia. Esse consumo diário está relacionado à diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares.

A cafeína também estimula a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar e que regula nosso humor. Além disso, o café pode:

  • Desacelerar o envelhecimento;
  • Aumentar o metabolismo ajudando a reduzir excesso de gordura corporal;
  • Aumentar os níveis de adrenalina, proporcionando maior energia;
  • Prevenir doenças do coração.

Gostou do nosso artigo? Quer mais informações sobre saúde e qualidade de vida para os idosos? Assine a nossa newsletter. Gostaria de conhecer melhor os serviços da Alphacare? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma avaliação gratuita e sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?