fbpx
Conheça as vantagens de contar com serviço de nutricionista home care

Conheça as vantagens de contar com serviço de nutricionista home care

O serviço de nutricionista home care têm a finalidade de proporcionar uma alimentação adequada ao paciente em qualquer via de acesso como sondas e ostomias. Além disso, ele colabora para melhorar o bem-estar de pessoas que apresentam algum tipo de patologia, idosos e demais pacientes que buscam uma reeducação alimentar por meio de um atendimento nutricional domiciliar, humanizado e de qualidade.

Nesse contexto, o profissional tem um papel essencial em entender os hábitos alimentares, estilo de vida, orientar e direcionar os melhorares alimentos para atender às necessidades do indivíduo e fazer com que ele se sinta melhor.

Quer entender como funciona e os benefícios de contar com um nutricionista home care? Então, continue a sua leitura!

Como funciona a visita do nutricionista em domicílio?

Esse tipo de atendimento tem como objetivo prezar pelo conforto, a prevenção e a redução dos impactos que acometem idosos, enfermos, entre outros. Além de propiciar tranquilidade à pessoa atendida e familiares.

O atendimento pelo nutricionista home care disponibiliza toda a estrutura, segurança e conhecimento que seria aplicado em um escritório, mas com o benefício do conforto da casa do paciente.

Porém, antes de realizar qualquer tipo de diagnóstico o profissional avalia cada caso de forma minuciosa e os fatores que influenciaram no quadro clínico atual. Sendo assim, o nutricionista pode exercer as seguintes funções:

  • Fazer avaliação clínica e alimentar;
  • Realizar avaliação antropométrica;
  • Averiguar o estado nutricional da pessoa atendida;
  • Buscar meios de compreender as necessidades nutricionais do paciente;
  • Avaliar o tipo de alimentação mais apropriada;
  • Verificar as mudanças adequadas na alimentação, conforme as condições do paciente;
  • Ajudar os familiares em relação ao preparo dos alimentos;
  • Orientar quanto a escolha dos produtos adequados.

Dessa forma, o atendimento nutricional domiciliar tem um papel importante para o começo das adaptações necessárias, levando em conta que na residência as particularidades e a dinâmica são completamente diferentes do ambiente hospitalar.

Também é importante ressaltar a importância do binômio paciente/família, em que a função do cuidador e seu comprometimento com essa nova etapa é essencial para a recuperação e qualidade de vida dos pacientes.

Quais as vantagens de contar com esse tipo de serviço?

O atendimento do nutricionista home care pode proporcionar diversos benefícios aos seus pacientes. Conheça os principais!

Recuperação clínica

O atendimento do nutricionista home care é um tipo de serviço que tem o intuito de oferecer aos pacientes e seus curadores a possibilidade de uma assistência nutricional segura e humanizada aliada ao conforto do lar. Para o paciente, isso pode significar muita coisa como melhor recuperação clínica, acompanhamento periódico, redução dos medos, estresse, entre outros.

Avaliação clínica e alimentar

Nesse caso, a avaliação clínica e alimentar é realizada por um profissional especializado e que estudou muito para prestar um serviço de qualidade. Quando as avaliações são feitas na casa do paciente, fica mais fácil realizar um serviço de nutrição mais adequado e personalizado, que se enquadre perfeitamente as necessidades individuais de cada pessoa.

Proximidade com o paciente

Atender na residência do paciente permite que o nutricionista fique mais próximo do paciente e das pessoas responsáveis pelo seu cuidado. Isso possibilita que o profissional entenda de forma mais ampla suas preferências e hábitos alimentares, garantindo um atendimento diferenciado e, assim, maior credibilidade pela família e pessoa atendida.

Além disso, quando toda a família e cuidadores acolhem o tratamento proposto, viabiliza um maior engajamento e estímulo a cada um deles, aumentando as possibilidades de sucesso no tratamento nutricional.

Essa aproximação é muito importante para acompanhar de perto o dia a dia do paciente, das pessoas que residem na casa, os tipos de alimentos ingeridos e problemas mais frequentes em relação a dieta, o que facilita a elaboração do plano de cada etapa da reeducação alimentar.

Plano alimentar personalizado

Um plano alimentar personalizado gera impactos positivos em relação ao alcance dos objetivos estabelecidos, tendo em vista que atende diretamente as necessidades nutricionais dos pacientes, já que é possível ter um direcionamento dos alimentos que devem ser cortados da dieta e rotina, além daqueles que devem ser mais consumidos.

Essa prática vai assegurar o bem-estar, a qualidade e apresentar melhoras significativas em relação à saúde do paciente. Por exemplo: uma pessoa passou por uma cirurgia de colostomia. Antes desse processo, houve uma adaptação para que ele mantivesse um quadro clínico estável e aceitação da bolsa.

No pós-operatório, um novo planejamento deve ser feito pensado no fracionamento da dieta, cuidados alimentares com a finalidade de evitar modificações no padrão de fezes, produção de gases etc.

Metas nutricionais

Como já foi dito, personalizar o atendimento de nutrição para cada paciente é o caminho para atingir os resultados esperados. Para que isso ocorra, metas devem ser definidas, considerando que eles motivam a pessoa atendida por ter bem delineado os caminhos que precisam ser seguidos.

Custos mais baixos

O acompanhamento nutricional domiciliar e o atendimento feito em consultórios e hospitais são parecidos, já que em qualquer local o paciente vai receber a visita do profissional que monitorará toda a sua evolução.

Contudo, nos ambientes hospitalares o nutricionista acaba tendo que cobrar um valor mais elevado nas consultas e tratamento, já que para atuar nesses lugares os gastos são maiores. Já quando ele atende por intermédio de uma empresa especializada ou mesmo por conta própria, os custos tendem a ser mais baixo, sendo esse mais um dos diversos benefícios.

Acompanhamento completo

O trabalho do nutricionista não se restringe apenas na orientação sobre a ingestão de alimento, mas também ao monitoramento e orientação nutricional, considerando que a complexidade do atendimento dependerá das condições do paciente. Por exemplo, se utilizam sondas, apresentam algum tipo de transtorno de absorção de alimentos e nutrientes, entre outros.

Conseguiu entender os benefícios do nutricionista home care? No entanto, para aproveitar todas as vantagens, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada, como a AlphaCare.

Disponibilizamos uma equipe multidisciplinar responsável e preparada para o acompanhamento e assistência, inclusive em regimes de plantão 24 horas por dia, todos os dias da semana, no período total de internação. Ou também, assistência domiciliar realizada por meio de visitas periódicas, orientações ou avaliações customizadas de acordo com cada necessidade.

Quer conhecer melhor nossos serviços? Então, entre em contato agora mesmo e esclareça suas principais dúvidas!



× Como podemos te ajudar?