fbpx
5 sinais para identificar maus tratos a idosos

5 sinais para identificar maus tratos a idosos

Saber quais são as principais formas que permitem identificar maus tratos em idosos ajuda a proteger melhor o seu familiar, além de garantir que ele receba um tratamento digno e respeitoso. Segundo dados amplamente divulgados pela mídia, 85,6% das violências cometidas contra pessoas na terceira idade ocorrem na própria residência dos idosos.

Diante da importância de ficar atento a esses indícios e evitar maiores danos, a proposta deste artigo é apresentar alternativas para identificação de a situações adversas, que eventualmente sinalizem os maus tratos. A atenção a esses detalhes favorece a passagem pelo envelhecimento com mais saúde, tranquilidade e qualidade de vida. Veja, então cinco sinais que ajudam a evitar que o seu ente querido seja maltratado. Acompanhe!

1. Tristeza profunda

O idoso que sofre maus tratos geralmente apresenta, medo e tristeza e respeito exagerado com o seu principal cuidador, especialmente quando é um familiar. Ele costuma sofrer calado porque teme ser abandonado ou mais maltratado ainda. A situação é ainda mais grave quando eles ficam isolados do contato com outras pessoas.

Quando isso ocorre, é comum a presença de sinais como a tristeza profunda e uma postura sempre cabisbaixa. Quando são vítimas de violência, os idosos evitam sair de casa, se afastam da presença dos amigos e não gostam de falar sobre como estão se sentindo.

2. Mudança de comportamento

Quando ocorrem mudanças comportamentais muito repentinas pode ser um forte indício de que o seu familiar de idade avançada está passando por problemas com maus tratos. Se você observar que o idoso não mais sorri, não se interessa por coisas ou atividades que antes eram prazerosas e está se tornando cada vez mais apático fique de olho. 

3. Fuga de certas conversas ou pessoas

Quando o idoso fica muito calado, o ideal é conversar com ele para descobrir a causa desse comportamento diferente do habitual. Porém, se ainda assim ele se recusar a falar ou fugir do assunto, procure um meio de conversar abertamente com o responsável pelos cuidados. Mas não deixe de propor soluções, já que o Estatuto do Idoso é claro quanto às penalidades que podem ser impostas mediante maus tratos em idosos.

4. Falta de apetite

Devido às mudanças fisiológicas típicas do envelhecimento, uma das modificações é sobre o apetite. Entretanto, se você perceber que essa alteração está acontecendo muito rapidamente, observe essas atitudes do idoso com mais atenção, pois essa recusa alimentar pode significar maus tratos.

5. Hematomas

A presença de hematomas no corpo do idoso é uma evidência muito forte de violência física. Todavia, convém ser cauteloso e investigar a ocorrência dos fatos. Procure saber se o seu familiar sofreu alguma queda recentemente e que pode ter deixado marcas.

Analise também se tais marcas possuem relação com alguma doença ou se estão associadas à compressão da pele devido à posição que ele se senta ou se deita. Descartadas essas hipóteses, fique atento a esses indícios de agressão.

Outros sinais de maus tratos em idosos são as dificuldades para dormir, a perda de peso e os sintomas emocionais, como choro sem motivo aparente. Quando a confiança é quebrada, o responsável pela infração deve ser denunciado. Para amenizar os impactos desse problema sobre a saúde do idoso, procure apoio psicológico para ele e contrate um cuidador profissional para garantir segurança e bem-estar ao seu ente querido.

Quer aprender mais sobre a atenção ao envelhecimento? Então, veja também como cuidar de idosos acamados!



× Como podemos te ajudar?