fbpx
Luto para o idoso: saiba como ajudá-los nessa fase

Luto para o idoso: saiba como ajudá-los nessa fase

Luto para o idoso: saiba como ajudá-los nessa faseA maioria das pessoas, mais cedo ou mais tarde, passa pela perda de alguém querido em algum momento da vida. Sem dúvidas, essa é uma das experiências mais tristes e estressantes que existem e o luto para o idoso pode ser ainda mais difícil, uma vez que é inegável a sua vulnerabilidade física e psicológica adquirida com o avanço da idade.

Caso o idoso tenha que passar por essa fase sem os devidos cuidados, pode haver sérias consequências, como por exemplo, a depressão. Por isso, é muito importante que parentes e amigos saibam o que fazer para amenizar a dor e propiciar o bem-estar e acolhimento que ele precisa.

Quer saber como ajudar o idoso nesse momento? Leia este conteúdo e descubra!

Por que o luto para idoso é tão difícil?

Geralmente o idoso passa por muitos processos de luto no decorrer da sua vida, por causa do falecimento de pessoas próximas, como amigos, cônjuge, filhos, netos, entre outros. Passar por tudo isso tende a ser muito desgastante e doloroso.

Além disso, a terceira idade é uma etapa na qual ocorrem muitas perdas relevantes em pouco tempo, como o adoecimento, perdas funcionais, psicofisiológicas, alterações físicas, entre outras condições que acabam provocando ao idoso a sensação de estar cada vez mais perto do fim.

Como auxiliar o idoso nesse processo?

Amparar um idoso durante um processo de luto requer alguns cuidados especiais. Veja a seguir o que pode ser feito!

Tenha um diálogo constante com o idoso

Deixar o idoso sozinho não é a melhor solução. Por este motivo, converse atentamente com ele, ouça o que ele tem a dizer, deixe-o desabafar sobre seus medos e sentimentos, sempre lembrando-o que ele pode contar com você. Essa é uma ajuda muito eficiente nesse momento.

Lembre dos momentos bons

Resgatar a lembrança dos bons momentos vividos ao lado da pessoa que se foi é uma ideia que normalmente funciona. Isso gera um tipo de saudade agradável, pois relembrar coisas boas ajuda a reviver situações felizes. Desse modo, o idoso recupera – ao menos em pensamento – um passado alegre, o que gera a sensação de bem-estar e felicidade.

Estimule o pensamento positivo

Caso o idoso seja adepto a uma crença ou religião, estimule para que ele próprio crie suas considerações sobre o assunto. Pensamentos positivos e esperançosos fortalecem a mente e, assim, contribuem para a superação dessa fase tão difícil. Por exemplo, quem acredita que a pessoa que morreu está em um lugar melhor, ou que cumpriu sua missão na terra ou, ainda, que haverá um possível reencontro, tende a superar a perda com mais tranquilidade.

Incentive a reinvenção

É importante adotar um papel motivador e contribuir para que os idosos compreendam sua velhice como uma etapa para se reinventar. É importante que ele perceba que nessa fase da vida é possível criar novas metas e projetos, criando uma convivência mais equilibrada com a própria existência. É necessário que ele veja a maturidade e experiência como aliadas e não como inimigas.

Estimule momentos de lazer

Uma maneira de evitar que o idoso se jogue em uma vida de solidão e angústia é estimulá-lo a praticar exercícios físicos, convidá-lo para ir ao parque, teatro, entre outros passeios e atividades que façam com que sua mente mude de foco. Mostre a ele que apesar da morte de pessoas queridas, ainda há muitas coisas boas na vida para aproveitar e realizar. O idoso precisa saber e sentir que o tempo vai curar a dor, restando apenas a saudade de quem se foi. Lembre-o que quem faleceu gostaria que quem ficou seguisse em frente e buscasse a felicidade.

Um simples gesto pode fazer toda a diferença quando falamos do cuidado com o luto para idosos. É importante ter em mente que cada pessoa lida de uma forma diferente com a morte, mas que por fatores específicos, a terceira idade requer uma atenção especial que pode ser aplicado com essas dicas básicas apresentadas. Se for necessário, procure suporte psicológico e cuidado especializado para superar esse momento complicado.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de nossas publicações. Estamos no Facebook!



× Como podemos te ajudar?