fbpx

Conheça a importância do banho de sol na terceira idade

Importância do banho de sol na terceira idadeÉ muito importante que você saiba qual é a importância do banho de sol na terceira idade, tendo em vista que essa prática pode trazer uma série de benefícios para a vida do idoso — por exemplo, prevenção de doenças, redução das chances de fratura devido à sua contribuição para a formação óssea, ação nas condições psicológicas e emocionais, entre outros.

No entanto, para garantir sua eficácia e evitar problemas, alguns cuidados precisam ser observados, como expor o idoso aos raios solares nos horários adequado. Quer saber quais são as vantagens e os principais cuidados a serem tomados ao levar o idoso para tomar banho de sol? Leia este post e descubra!

Qual é a importância do banho de sol na terceira idade?

O banho de sol é importante por trazer várias vantagens para os idosos. Conheça as principais.

Eleva a produção de vitamina D

Na terceira idade, o organismo reduz naturalmente a produção de vitamina D, o que pode levar a fraturas dos ossos e à diminuição da absorção de cálcio por órgãos vitais, como intestino e rins, gerando fadiga e dores musculares.

A radiação ultravioleta é a principal via para o organismo produzir essa vitamina, o que a torna essencial para evitar doenças. Nos casos de pessoas acamadas e que não têm condições de tomar banho de sol, a vitamina D é obtida por meio de alguns alimentos ou suplementos vitamínicos prescritos pelo médico.

Melhora o bem-estar geral

O sol tem a capacidade de revigorar e melhorar a disposição dos idosos, além de ajudar a manter o aspecto da pele saudável, regular a pressão arterial, eliminar o estresse e a depressão, aumentar a autoestima e a defesa do organismo, entre outros.

Produz hormônios

O banho de sol na terceira idade colabora para manter o ciclo circadiano (que é o responsável por garantir a percepção do organismo em relação ao dia e à noite) em pleno funcionamento. Manter esse ponto regulado é importante para que as funções do corpo possam funcionar adequadamente, inclusive na produção de vários hormônios. Isso pode influenciar de forma positiva o humor do idoso, estimulando sua socialização.

Reduz os problemas psicológicos e emocionais

Como falado acima, o sol contribui para a melhora do humor, favorecendo a relação do idoso com familiares e amigos. Além disso a exposição ao sol junto ao fato de estar ao ar livre faz com que o idoso se sinta melhor emocional e psicologicamente, aliviando a carga de estresse e aumentando a sensação de bem-estar.

Quais cuidados devem ser tomados ao expor o idoso ao sol?

Alguns cuidados são imprescindíveis para que a exposição inadequada ao sol não traga problemas para os idosos. Veja alguns deles abaixo:

  • Não subestime o sol no inverno, pois, apesar de a intensidade parecer mais fraca, ele pode produzir queimaduras em áreas mais sensíveis se os meios de proteção (como aplicação de protetor solar e sua reposição, uso de óculos com filtro ultravioleta, chapéus etc.) não forem utilizados;
  • Fique atento ao horário ideal de exposição, que é às 10h da manhã ou após as 16h;
  • Evite a exposição prolongada, já que isso pode provocar câncer de pele no longo prazo — o tempo adequado é de, em média, 15 a 30 minutos de sol por 4 dias da semana.

É importante ressaltar que o excesso de vitamina D pode prejudicar a saúde do idoso, provocando alguns sintomas como: fraqueza, náuseas, vômito, perda de apetite, hipertensão arterial, sede excessiva, aumento do volume de urina, entre outros.

Agora que você entende a importância do banho de sol na terceira idade e quais cuidados precisam ser tomados, não espere mais para inserir esse hábito na vida do idoso e aproveitar todas as vantagens que as energias solares podem propiciar para a qualidade de vida dele.

Quer aprimorar seus conhecimentos sobre como proporcionar bem-estar ao idoso? Então, conheça estas 9 dicas de casa adaptada para idosos a fim de garantir segurança e conforto!



× Como podemos te ajudar?