fbpx
Entenda a importância da consulta com geriatra para terceira idade

Entenda a importância da consulta com geriatra para terceira idade

A terceira idade é um sinônimo de limitações para você? Pois, saiba que essa fase de vida pode ser conquistada com muita saúde, vitalidade e disposição, desde que você se proponha a adotar alguns cuidados, como uma consulta com geriatra, por exemplo.

Entenda por que a geriatria é importante e como essa profissão pode garantir mais qualidade de vida na melhor idade. Fique conosco e descubra como você pode garantir uma velhice saudável e confortável para os seus familiares e, posteriormente, para si mesmo. Boa leitura!

Por que a geriatria é importante?

A expectativa de vida dos brasileiros aumentou significativamente nos últimos anos. Com ela, a necessidade de proporcionar mais qualidade de vida e bem-estar para a população idosa. Pensando nisso, se tornou essencial o cuidado com a saúde e a integridade dessas pessoas. Essa é a razão que torna a geriatria tão importante para um envelhecimento saudável.

Há alguns anos, a terceira idade era sinônimo de limitações e uma série de incapacidades. Hoje, a realidade é bem diferente, o envelhecer é visto como um processo natural que merece atenção para a garantia de qualidade. No entanto, é importante que haja uma transição tranquila para essa fase de vida, principalmente com o acompanhamento de um especialista.

Como atua um geriatra?

Um geriatra é o profissional atento a todas as mudanças que ocorrem com o chegar de uma idade mais avançada, como alterações psicológicas, hormonais, anatômicas e até funcionais, típicas desse processo. Para isso, ele atua por diferentes vertentes. Confira a seguir.

Exames de rotina

Os check-ups são importantes durante toda a vida, especialmente na velhice. Eles servem para monitorar o desempenho do corpo em diversos aspectos, determinam se tudo está funcionando adequadamente.

São esses exames que apontam se existem ou não problemas, como diabetes, hipertensão, incontinência urinária, osteoporose e outras doenças frequentes nesse estágio de vida. Além disso, também são importantes para investigar a causa de problemas que podem ser decorrentes de alguns sintomas, como tontura, problemas de visão, fraqueza ou mesmo delírios.

Tratamentos

Qualquer alteração nas condições endócrinas, estruturais ou metabólicas do idoso podem ser acompanhadas de perto e tratadas com o devido cuidado. Isso minimiza os efeitos negativos e promove mais qualidade de vida.

O geriatra, também, é o profissional mais indicado para acompanhar o idoso em caso de doenças crônicas já diagnosticadas, afinal, ele recomendará o melhor tratamento. Nesses casos, são adotadas equipes multidisciplinares de cuidadores que garantirão ao paciente e aos familiares o melhor apoio para lidar com os sintomas físicos, mentais e emocionais.

Mudanças de hábitos

Nem todo idoso sofre de algum quadro clínico. Em alguns casos, é necessário mudar alguns hábitos para garantir uma boa qualidade de vida. A inserção de exercícios físicos e a adaptação de uma nova dieta, por exemplo, devem ser recomendadas e acompanhadas depois de uma consulta com geriatra.

Existem diversas outras atividades que podem ser inseridas na rotina do idoso, como:

Quando é necessário procurar um?

Apesar de ser essencial na terceira idade, a consulta com esse profissional é recomendada ainda antes de chegar a essa fase. Alguns médicos trabalham inclusive com a geriatria preventiva, que é um meio para garantir um envelhecimento saudável, ativo e com autonomia.

Além disso, é indispensável que, durante a velhice, sejam feitos os check-ups, exames e consultas que garantirão que tudo corra dentro do esperado. Obviamente, alguns casos de doenças demandam um geriatra com urgência, mas você não precisa esperar isso acontecer para recorrer a um.

Um idoso bem cuidado pode viver até o fim dos seus dias com leveza e alegria. Por isso, é tão importante se preocupar em chegar até essa fase de vida saudável e fazer as adaptações necessárias para garantir o bem-estar. Em alguns casos, será necessário optar por uma empresa que forneça soluções home care, para que o idoso tenha todo o auxílio necessário no conforto do seu lar.

Gostou do nosso texto sobre consulta com geriatra? Então, confira o nosso artigo “Entenda como manter a saúde bucal do idoso em dia!” e aprenda mais sobre a importância desse cuidado.



× Como podemos te ajudar?