fbpx
Idoso teimoso: como convencê-lo a aceitar um cuidador?

Idoso teimoso: como convencê-lo a aceitar um cuidador?

A maioria dos idosos apresentam resistência para aceitar um cuidador que os ajude nas tarefas do dia a dia, e com isso surge a seguinte questão;

Até quando o idoso deve morar sozinho?

Antes de tudo devemos ter a consciência que não existe uma resposta certa, como está a autonomia e independência deste idoso? Consegue cuidar da higiene, alimentação e organizar os medicamentos. Contudo existem algumas características que sinalizam a intervenção do familiar:

  • Acidentar-se com frequência;
  • Dificuldades para realizar atividades de vida diária, como: cozinhar, fazer compras, vestir-se e higiene precária;
  • Perda ou ganho de peso;
  • Mudança na aparência, utilizar roupas sujas e não pentear os cabelos;
  • Descontrole financeiro.

A demência é o declínio da capacidade cognitiva e a perda da capacidade de realizar tarefas do dia a dia, o idoso já não tem discernimento emocional, apresenta comportamento agressivo e resistente a qualquer mudança. Muitas vezes a família não sabe como intervir e argumentar para oferecer ajuda, principalmente de um profissional.

Se quer saber como convencer um idoso a aceitar acompanhamento do cuidador! Então continue a leitura.

Demonstre empatia com o idoso.

Procure entender quais são os motivos do idoso para não aceitar ajuda de um profissional, não discorde ou argumente, caso ele demonstre comportamento agressivo, manter a paciência, não alterar a voz, e ouvi-lo com atenção é essencial para que ele saiba que você se importa com a opinião dele.

Demonstrar carinho e preocupação, pode ser também um caminho para quebrar a impressão que o idoso tem de sempre ser criticado, esse momento é importante para que o idoso não se sinta sozinho. Muitos sentem o medo da solidão e por conta disso não aceitam o cuidador. É importante enfatizar que independente da ajuda, você estará sempre por perto.

Tenha bons argumentos com o idoso

Em um segundo momento de conversa, negocie a ajuda do cuidador com argumentos completos, optando sempre por mostrar os lados positivos da contratação do serviço. Por exemplo, para um idoso com dificuldades em locomoção, mencione que um acompanhante trará benefícios para sua mobilidade. Caso o idoso precise controlar a ingestão de muitos medicamentos, argumente que as medicações precisam ser controladas e ingeridas nos horários prescritos e que o acompanhamento além de necessário facilitará a vida dele.

Mostre ao idoso que ele será beneficiado com os cuidados do cuidador e que ele poderá realizar atividades prazerosas sempre que desejar, por exemplo; passear, ir à igreja, e etc.

Procure profissionais qualificados

O serviço do cuidador poderá colaborar com a melhora e a qualidade de vida do assistido, porém ele precisa ter conhecimento e qualificação para isso. É importante pesquisar sobre a empresa que pretende contratar, pois assim a família poderá obter mais suporte e segurança para todos.

A contratação do cuidador pode ser fundamental para a recuperação da saúde do seu ente querido, já que a empresa garante assistência de qualidade no momento em que você precisar, mantendo um atendimento domiciliar de excelência com foco no bem-estar e na promoção da qualidade de vida.

Comece o serviço do cuidador aos poucos

Caso o idoso não aceita a ajuda de um profissional, faça uma introdução gradual entre os dois. Antes que o profissional comece as atividades de forma regular, inicie um período de introdução com visitas periódicas e alguns dias na semana. Procure estimular a interação de forma natural entre os dois, esteja presente nas primeiras conversas mas procure não interferir muito. Esse é o momento de observar se o profissional tem compatibilidade com o idoso, caso não tenha, a melhor alternativa é tentar outro profissional.

A Alpha Care

A AlphaCare é uma empresa que presta serviços na região metropolitana de São Paulo há mais de 10 anos, oferecendo serviços de saúde em domicílio e acompanhamento hospitalar. Temos profissionais responsáveis e preparados para o acompanhamento e a assistência, inclusive em regimes de plantão 24 horas por dia, e em todos os dias da semana. Disponibilizamos uma equipe multidisciplinar e especializada no envelhecimento ativo e saudável. Nossa missão é prestar um atendimento domiciliar em um nível de excelência que permita a recuperação da saúde e a promoção da qualidade de vida.

Quer contar com um bom profissional para cuidar do seu ente querido? Aproveite       sua visita, saiba como contratar um cuidador de idosos e acerte na sua escolha!



× Como podemos te ajudar?