fbpx

Guia de boas práticas para cuidar de idosos com Alzheimer no lar

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% da população acima de 80 anos no Brasil é afetada pela doença de Alzheimer, tornando-se um problema preocupante. Trata-se de uma doença degenerativa e que provoca a perda da capacidade cognitiva da pessoa, ocasionando na perda da memória.

Não existe cura para o Alzheimer, porém, existem medicamentos que podem retardar o avanço da enfermidade e estratégias para preservar a segurança e garantir o bem-estar e qualidade de vida do paciente.

Pensando nisso, elaboramos este material para mostrar como fazer o cuidado adequado de idoso com Alzheimer no lar. Confira!

1. Alzheimer em idosos: por que é uma preocupação

O Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge o sistema nervoso. Os neurônios (células nervosas), sofrem alterações e começam a morrer, de forma que o cérebro vai atrofiando. Com isso, existem diversos problemas, como perda de memória, falta de orientação no espaço e dificuldades para realizar tarefas que fazem parte do dia a dia.

2. Como minimizar os problemas em casa

Existem algumas dicas que podem contribuir para que os problemas no cuidado de idosos vítimas de Alzheimer sejam diminuídos e os riscos minimizados. Veja algumas delas:

2.1. Contratar um cuidador

É normal que no primeiro estágio da doença o paciente não aceite bem o auxílio de um cuidador, por acreditar que ainda tem autonomia para se cuidar sozinho, mesmo não conseguindo realizar suas tarefas de forma independente.

Nesse caso, converse com o idoso, mostre como o cuidador será uma pessoa que está ali apenas para dar suporte no que ele precisar, por exemplo, tomar banho, escovar os dentes, vestir-se, alimentar-se, entre outros, e não para ser um tipo de babá.

Além disso, não esqueça de contratar um profissional capacitado para essa função e orientá-lo adequadamente de acordo com o estado clínico do idoso em questão. A Alphacare é uma empresa especializada, que oferece uma equipe multidisciplinar e preparada para o acompanhamento e asistência, 24 horas por dia, todos os dias da semana, no período total de internação ou nos cuidados domiciliar, conforme a necessidade do paciente.

2.2. Cuidar da medicação

O idoso com Alzheimer precisa tomar remédio para demência periodicamente, que contribuem para o retardo do avanço da doença e controlam certos comportamentos, como a agressividade e agitação. Na maioria das vezes, o paciente não vai conseguir tomar os medicamentos sozinho, por esquecimento mesmo, sendo necessário estar sempre atento e assegurar que ele foi ingerido nos horários prescritos pelo médico.

2.3. Estimular a atividade física

O Alzheimer provoca a redução da mobilidade do idoso, gerando a dificuldade de locomoção e equilíbrio. A atividade física traz diversas vantagens, como: previne contra quedas e fraturas, evita dor nas articulações e músculos, entre outros. Entre as alternativas estão a hidroginástica ou caminhada.

2.4. Lidar com a agressividade

A agressividade é uma característica do Alzheimer. Quando isso acontecer, você não deve discutir e nem criticar o idoso, não demonstrar medo, evitar dar ordens, incentivar o paciente a fazer algo que gosta, entre outros.

3. Saúde e segurança

Para aumentar a sensação de segurança do idoso com Alzheimer, você pode seguir algumas estratégias práticas, como:

  • Guardar objetos cortantes em locais seguros;
  • Colocar piso antiderrapante para evitar quedas;
  • Trocar utensílios de vidro por itens de plástico;
  • Colocar barras de apoio no banheiro;
  • Evitar espelhos, já que podem deixar o idoso confuso;
  • Reforçar a iluminação noturna;
  • Remover tapetes e demais obstáculos;
  • Etiquetar gavetas quanto ao conteúdo;
  • Colocar porta-retratos com foto da família para ajudar na lembrança;
  • Inserir placas nas portas pode colaborar para o reconhecimento de cada cômodo etc.

4. Saúde mental do idoso

Algumas atividades podem ser feitas para favorecer a saúde mental do idoso, com a finalidade de retardar sua degradação. Conheça algumas a seguir:

4.1. Contato Social

É importante que o paciente com Alzheimer tenha contato com familiares e amigos para evitar a solidão, que pode influenciar na perda da capacidade cognitiva. Você pode levá-lo para passear no jardim, ir à padaria ou nas reuniões de família. Desde que sejam lugares calmos, já que o barulho pode elevar a confusão mental.

4.2. Treino para o cérebro

Esse treinamento deve ser feito todos os dias com o intuito de estimular a memória e atenção do paciente, podendo ser feito de forma individual ou em grupo. Entre as opções estão: ver fotografias antigas, montar quebra-cabeça, ler jornais e demais atividades que ajudam a recordar momentos e reconhecer pessoas.

5. Conclusão

Apesar de não ter cura, é possível perceber por meio deste conteúdo que o tratamento adequado pode ser crucial para minimizar os danos provocados pelo Alzheimer no idoso e proporcionar uma vida mais saudável e segura.



× Como podemos te ajudar?