fbpx
Fique por dentro dos maiores desafios da quarta idade

Fique por dentro dos maiores desafios da quarta idade

Com a saúde melhor, devido aos avanços da medicina e das melhores condições de saneamento do que há alguns anos, as pessoas têm chegado aos 60 anos, o início oficial da terceira idade, esbanjando vigor e jovialidade. Nesse sentido, não é mais possível contemplar jovens idosos e aqueles que já se aproximam dos 100 anos no mesmo espectro. Quarta idade é o termo que tem sido utilizado para denominar idosos com mais de 80 anos.

Apesar da nova denominação, muitos têm chegado à casa dos 80 com muita vitalidade e condições de viver de forma independente. No Brasil, essa é a parcela da população que mais cresce. Projeções mostram que, em 2039, teremos mais idosos do que crianças no país. E em 2060, a proporção será de um idoso para cada quatro brasileiros. Mesmo saudáveis e ativos, as pessoas que chegam à quarta idade costumam enfrentar comorbidades comuns para a essa faixa etária, como problemas de audição, visão e mobilidade, além do agravamento de doenças crônicas. Diante disso, acabam se tornando vítimas em potencial para a ocorrência de incidentes, principalmente domésticos. 

Para isso, é preciso, primeiro, entender quais são os desafios enfrentados por idosos que alcançaram a quarta idade. Para descobrir, continue sua leitura!

Dificuldades de locomoção

Embora o processo de envelhecimento seja único, uma das queixas mais recorrentes entre pessoas idosas e, principalmente, entre aquelas que já alcançaram a quarta idade, são as dificuldades na locomoção.

A massa muscular se torna mais frágil nessa idade, principalmente pela perda de cálcio que ocorre nos ossos. Por isso, é natural que pessoas da quarta idade andem com maior lentidão e precisem de um maior cuidado ao subir ou descer escadas.

É importante ter atenção nesse ponto para evitar que haja quedas e, consequentemente, fraturas e lesões pelo corpo, já que nessa idade a recuperação é muito mais lenta.

Mudanças na alimentação

A alimentação dos idosos passa a ser diferenciada mesmo antes da quarta idade, quando o corpo passa a absorver nutrientes com uma lentidão maior. A deglutição também acontece com mais dificuldade, então é importante definir um cardápio especial e procurar orientação de um nutricionista.

Os idosos que perdem os dentes e não podem contar com implantes sentem mais dificuldade que outros. A perda do apetite também pode ocorrer, portanto, a alimentação do idoso na quarta idade deve ser acompanhada de perto para evitar incidentes como a inalação de pedaços de alimentos.

Diminuição do convívio social

A diminuição do  convívio social é uma realidade muito comum na quarta idade, pois o idoso desempenha menos atividades que antes e, consequentemente, passa a ter menos convívio com outras pessoas.

Viver em contato com o mundo externo é essencial para todos os seres humanos, mesmo aqueles de idade mais avançada, mas, depois da aposentadoria, da saída dos filhos de casa e de algumas limitações físicas, a vida do idoso tende a cair na ociosidade.

É sempre importante incluir esse aspecto da vida do idoso nos cuidados da rotina, pois ele é responsável por boa parte do bem-estar e da sanidade metal de quem já alcançou a quarta idade.

Saúde mais fragilizada

A queda da imunidade é uma realidade na terceira e quarta idade, assim como a dificuldade do organismo de absorver os nutrientes. Isso abre portas para um maior risco em relação a saúde e integridade física.

Alguns problemas cardiovasculares podem ocorrer, assim como a hipertensão ou diabetes. Para diminuir os riscos de desenvolver esses problemas é preciso recorrer a uma alimentação balanceada, incentivar a prática de exercícios físicos, assim como promover o desenvolvimento psicológico e cognitivo do idoso da quarta idade.

Limitações psicológicas

Além de problemas físicos, alguns idosos da quarta idade podem enfrentar problemas de ordem psicológica. A maioria desses problemas surge com a idade, mesmo que o idoso não tenha apresentado nenhum histórico da doença enquanto era mais jovem.

Muitos desses problemas começam a se desenvolver depois que a pessoa com idade avançada começa a ter de enfrentar alguns dilemas dessa fase, como o isolamento social, o abandono familiar, as limitações impostas por algumas doenças, a perda de alguns aspectos estéticos e assim por diante.

Prioridade e tratamento especial

Cada um envelhece de uma maneira e sempre torcemos para que nós e nossos familiares tenhamos boa saúde física e mental nessa etapa da vida, mas, na quarta idade, algumas limitações podem ser mais fortes.

Nessa fase, é comum que os idosos precisem de fisioterapias especiais, tratamentos médicos específicos, além de medicações controladas.

Isso, muitas vezes, acarreta na necessidade de acompanhamento no dia a dia, ao se levantar, alimentar-se, fazer a higiene pessoal e realizar outras tarefas simples. Essas necessidades requerem um tratamento especial, muitas vezes, sendo necessário procurar por ajuda profissional.

De uma forma geral, existem muitas maneiras de oferecer mais qualidade de vida para as pessoas que alcançaram a quarta idade, mas é importante estar consciente de que a idade avançada traz mudanças e que, mesmo fazendo o melhor que pudermos, a garantia de saúde plena é muito relativa, dependendo de vários fatores.

Hoje, as mudanças na medicina trazem notícias cada vez mais otimistas para quem está na quarta idade, mas sempre é possível tomar alguns cuidados, como:

  • Incentivar a prática de exercícios físicos o mais cedo possível;
  • Procurar ajuda profissional e elaborar um cardápio adequado;
  • Oferecer tratamento médico adequado;
  • Fazer consultas e exames de rotina;
  • Procurar por um cuidador de idosos;
  • Incentivar o convívio social, visitas da família e viagens;
  • Estimular o idoso com jogos e atividades;
  • Proteger o idoso de maus tratos;
  • Incluir o idoso nas decisões da família;
  • Deixar que ele expresse sua opinião e conte suas histórias.

Além dessas dicas sobre os cuidados com os idosos na quarta idade, existe mais uma coisa que, sem dúvidas, é essencial para que o idoso tenha uma vida mais feliz: o amor. Porém, como isso afeta o bem-estar de quem já está nessa fase da vida?

 E aí, gostou de conhecer os maiores desafios da quarta idade? Quer mais informações sobre saúde e qualidade de vida para os idosos? Então, assine a nossa Newsletter e acompanhe todas as atualizações!



× Como podemos te ajudar?