fbpx
Fatores que causam estresse em idosos

Fatores que causam estresse em idosos

O estresse é um mal que atinge pessoas de todas as faixas etárias. Contudo, é na terceira idade que muitos indivíduos estão mais propensos a esse distúrbio.

As origens do estresse em idosos podem ser inúmeras. Em geral, elas estão ligadas às restrições que o avanço da idade impõe, especialmente no que diz respeito a sua autonomia.

O novo estilo de vida, menos ativo do que era antes da chegada da aposentadoria, é um fator comum. Além disso, problemas inesperado como a perda do cônjuge e crises financeiras também estão entre as causas do estresse em idosos.

Sintomas de estresse em idosos:

O estresse em idosos pode aumentar gradativamente e ocasionar outras doenças. Algumas delas são: hipertensão, insônia, diabetes, azias, doenças cardíacas, depressão, entre outras.

  • Falta de concentração

O idoso estressado tem muita dificuldade em se concentrar. Hábitos que anteriormente eram comuns acabam se tornando mais uma fonte de estresse, justamente por não ser mantido o foco mesmo se esforçando para tal.

Observe mudanças bruscas de atitude diante de atividade simples como ler um livro, assistir televisão, cozinhar, entre outros.

  • Problemas gastrointestinais

A perda do apetite e alterações de peso também estão associadas ao estresse em idosos. Repare se a pessoa costuma reclamar constantemente de dores estomacais e abdominais ou de sentir-se desconfortável depois das refeições.

  • Dores de cabeça e nas costas

A tensão causada pelo estresse normalmente leva a dores de cabeça e enxaquecas. Além disso, dores recorrentes nas costas e na coluna também se manifestam. Esses são sinais que o organismo humano dá de que alguma coisa não vai bem.

  • Palpitações cardíacas

O estresse em idosos costuma causar palpitações cardíacas que estão relacionadas ao sistema nervoso. Fique de olho em situações como essa e monitore a pressão/batimentos cardíacos da pessoa afetada.

  • Irritabilidade

Mudanças bruscas de humor, do mesmo modo, estão dentre os sintomas do estresse. Se o idoso era uma pessoa calma e repentinamente começa a agir com nervosismo e irritação, esse é um sinal de que a pessoa precisa de um acompanhamento profissional.

Cuidados recomendados para evitar o estresse em idosos

Agora que você já sabe sobre os principais fatores de estresse em idosos, vamos partir para dicas práticas de como controlar essa situação. Essas atitudes não substituem o acompanhamento médico mas colaboram muito para ajudar no tratamento e aumentar o bem estar do paciente.

Procure oferecer ao idoso:

Alimentação equilibrada: Tenha cuidados redobrados com a alimentação, se necessário com a orientação de um nutricionista. Isso pode reduzir os sintomas de estresse significativamente;

Prática de exercícios: as atividades físicas ajudam a liberar substâncias relacionadas ao prazer e ao bem estar na corrente sanguínea, como as endorfinas. Ainda que haja uma resistência inicial, não deixe o idoso cair no sedentarismo. Os exercícios combatem o estresse e são fundamentais para evitar uma série de outras doenças;

Ocupação do tempo: deixar o idoso sempre sozinho e sem atividades para ocupar a mente é um fator de risco para desencadear estresse. Encoraje-o ou proporcione momentos de lazer e que façam o paciente se sentir produtivo. Cursos e oficinas são sugestões interessantes;

Convívio social: deixar pessoas mais velhas sozinhas e isoladas do convívio social é extremamente prejudicial para a sua saúde emocional. Evite o estresse em idosos propiciando momentos de interação com outras pessoas ou com um cuidador;

Mudança de postura: a maneira como usamos o nosso corpo também impacta a saúde interna. Procure ajudar o idoso a manter a postura e ter autoestima.

Quer conhecer melhor nossos serviços? Então, entre em contato agora mesmo e esclareça suas principais dúvidas!



× Como podemos te ajudar?