fbpx

Estresse em idosos: conheça principais causas e como ajudar

Quem pensa que o estresse é uma exclusividade das pessoas ainda atuantes no mercado de trabalho e expostas aos problemas do dia a dia está muito enganado. Os idosos, inclusive os aposentados, também sofrem – e muito – com essa condição. O estresse em idosos é muito mais comum do que se imagina.

Ele acontece pelos mais diversos motivos e pode trazer consequências sérias como o agravamento de algumas doenças, a exemplo de diabetes e problemas cardíacos. Além disso, também leva ao aumento da pressão arterial e contribui para desenvolvimento da ansiedade e da depressão, entre outros problemas sérios.

Por isso, é de extrema importância que se tenha atenção em relação à existência de possíveis causas para o estresse na vida do idoso e, mais ainda, que se observe se há sintomas evidentes de que ele já esteja acontecendo, para que sejam tomadas as devidas ações para seu combate. Então, conheça a seguir as razões que levam o idoso ao estresse e saiba como ajudá-lo a amenizar essa condição. Confira!

Quais as principais causas de estresse em idosos?

O processo de envelhecimento traz diversas mudanças tanto para o corpo quanto para a mente. E, se mesmo quando se é jovem, lidar com mudanças já é difícil, imagine em uma idade mais avançada, em que muitas pessoas se sentem fragilizadas?

Veja, a seguir, quais dessas mudanças são as maiores causadoras do estresse no idoso.

Doenças crônicas

Mesmo as pessoas mais saudáveis estão sujeitas às doenças crônicas comuns na fase de envelhecimento, como aquelas ligadas ao enfraquecimento dos ossos e músculos. E, principalmente, para que quem se acostumou com uma vida livre de limitações, lidar com elas se torna motivo de estresse.

Dificuldades motoras

Dentre as principais limitações que aparecem nessa etapa da vida, estão as motoras, que levam a dificuldades para andar, sentar, levantar e, até mesmo, para segurar objetos. Isso, muitas vezes, leva o idoso a depender de outras pessoas para realizar as atividades mais simples do dia a dia, como a sua higiene pessoal. Se o idoso não for assistido de maneira adequada, possivelmente ficará estressado com essa falta de autonomia.

Perda do cônjuge

A sensação de vazio e solidão trazida pela perda de alguém que esteve presente durante a maior parte de sua vida também é uma causa recorrente de estresse entre os idosos. Ele precisará se acostumar a uma nova vida, que muitas vezes, também o priva de amigos queridos da mesma faixa etária que também se vão.

Problemas cognitivos

É comum nas idades mais avançadas que surjam problemas como o esquecimento de algumas coisas , mas que podem ser muito irritantes e, ainda, provocar o receio da ocorrência de condições mais sérias como a temida doença de Alzheimer ou outras demências.

Como ajudar a reduzir o estresse em idosos?

A família é um dos elementos mais importantes nessa fase da vida e a principal responsável por ajudar a evitar o estresse em idosos. Para isso é necessário dar muita atenção ao idoso, o motivar a prática de atividades físicas, estimular o convívio social e, principalmente, contar com a ajuda de uma equipe especializada, capaz de prevenir, identificar e reduzir as causas do problema.

Não se esqueça de que os pequenos cuidados fazem toda a diferença na saúde e na qualidade de vida do idoso. Por isso, é muito importante ter por perto, alguém exclusivamente responsável por eles e com conhecimento e capacidade suficiente para amenizar os problemas que levam ao estresse em idosos.

A essa altura, você deve estar se perguntando como se preparar ou encontrar alguém capaz de assumir essa responsabilidade, não é mesmo? Então, saiba um pouco mais sobre quais são as funções do cuidador de idosos domiciliar e veja como esse profissional poderá ajudar você.



× Como podemos te ajudar?