fbpx
Esclerose múltipla em idosos: veja quais cuidados são necessários

Esclerose múltipla em idosos: veja quais cuidados são necessários

Entender os principais cuidados relacionados à esclerose múltipla em idosos é fundamental, pois estamos falando de uma doença neurológica, autoimune e crônica, que acomete o sistema imunológico e é capaz de atacar e destruir os tecidos saudáveis do sistema nervoso.

Esse processo pode danificar os nervos, causar lesões medulares e cerebrais e provocar limitações irreversíveis ao paciente. Outros sinais e sintomas também podem surgir com a doença, mas nem todos são fáceis de serem identificados.

Apesar de a doença não ter cura, o diagnóstico precoce é essencial, pois os tratamentos têm evoluído bastante nos últimos anos, possibilitando que o idoso supere essa enfermidade com maior bem-estar e qualidade de vida. Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então, continue a leitura!

Quais são os principais sintomas da esclerose múltipla?

O surgimento dos sintomas depende dos nervos atingidos pela doença. Conheça a seguir os sinais mais comuns:

  • Fadiga;
  • Dores crônicas;
  • Espasmos musculares;
  • Visão dupla ou turva;
  • Depressão;
  • Falta de equilíbrio;
  • Dificuldades cognitivas;
  • Formigamentos;
  • Incontinência urinária;
  • Perda de força;
  • Espasmos musculares.

Quais são os principais cuidados relacionados à esclerose múltipla em idosos?

Os sintomas desse tipo de enfermidade podem provocar diversas alterações físicas, emocionais e psicossociais nos portadores da doença. Porém, com alguns cuidados é possível aliviá-los. Saiba quais são eles a seguir!

Praticar atividades físicas

Atividades físicas regulares, como alongamento, caminhada e natação, por exemplo, podem proporcionar bem-estar aos idosos com esclerose múltipla, já que os exercícios melhoram o equilíbrio, o tônus muscular, a coordenação, etc.

Manter o corpo refrescado

Portadores da doença apresentam hipersensibilidade ao calor. Por esse motivo, o recomendável é evitar exposição ao calor em excesso e a banhos muitos quentes, além de utilizar roupas leves e frescas.

Descansar adequadamente

Como já abordamos, a fadiga é um dos sintomas mais comuns entre os pacientes com esclerose múltipla. Assim, ter um descanso adequado pode ser eficaz para que o idoso se sinta mais disposto e confortável.

Manter uma alimentação saudável

Não há dúvidas de que uma alimentação saudável traz diversos benefícios para qualquer pessoa, não é mesmo? No caso de idosos com esclerose múltipla, uma boa alimentação é ainda mais importante.

Afinal, ela vai contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, a manutenção do peso ideal, a inserção dos nutrientes e vitaminas necessários para uma vida mais saudável, entre outras vantagens.

Buscar ajuda especializada

Para entender melhor todo o processo que envolve a doença, como sintomas, diagnósticos e tratamentos, também é importante contar com o auxílio de grupos de apoios, outros pacientes com esclerose múltiplas, especialistas e estudiosos sobre o assunto. tanto no meio presencial quanto online.

Conseguiu entender um pouco mais sobre esclerose múltipla em idosos? Apesar da cura para a doença ainda não existir, diversos outros cuidados podem ser adotados para minimizar a gravidade e os sintomas da condição e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Para isso, é possível contar com um profissional preparado e de confiança como os da AlphaCare, que esteja disponível para acompanhamento e assistência, inclusive em regimes de plantão 24 horas, todos os dias da semana. Esse profissional poderá fazer visitas periódicas, oferecer orientações e fazer avaliações customizadas de acordo com cada necessidade.

Por ser um assunto tão importante, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais para que ele chegue também a seus amigos!



× Como podemos te ajudar?