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Envelhecer com saúde

Várias atitudes simples podem contribuir para que uma pessoa tenha conforto, bem-estar, qualidade de vida e, assim, consiga envelhecer com saúde. No entanto, para aproveitar essas vantagens, não é necessário esperar chegar à terceira idade para implementar hábitos saudáveis na sua rotina. Quanto mais cedo começar, mais saudável o corpo e a mente estarão no futuro.

Pensando nisso, elaboramos um artigo com dicas importantes de práticas que você pode aplicar na sua vida a partir de hoje, com o intuito de garantir uma velhice tranquila e feliz! Para conhecê-las, continue a leitura!

Praticar exercícios físicos

As atividades físicas, como corrida, caminhada e musculação contribuem bastante para fortalecer os ossos e músculos, além de prevenir contra doenças respiratórias e cardiovasculares. No entanto, é importante realizá-las sob orientação médica e com o acompanhamento de um profissional. A natação, hidroginástica e aulas de dança também são ótimas opções para que você envelheça com saúde e qualidade de vida.

Ter uma boa alimentação

Uma alimentação saudável ajuda a prevenir uma série de doenças. Os alimentos compostos por cálcio, como o leite e seus derivados, fortalecem os ossos, se tornando importantes aliados na prevenção da osteoporose, doença comum na terceira idade.

Vale destacar que as carnes, peixes e ovos são ricos em minerais e proteínas, essenciais para o bom funcionamento do organismo. A ingestão adequada de água também é importante para a hidratação do corpo, cabelo, unhas e pele, além de contribuir efetivamente no bom funcionamento do organismo.

Prezar por uma boa noite de sono

O recomendável é que uma pessoa durma em média de 8 horas por noite. Sendo assim, evite ingerir produtos à base de cafeína antes de se deitar. também crie o hábito de realizar as refeições com pelo menos duas horas anteriores ao horário de ir para a cama. É necessário manter a regularidade no horário de dormir e acordar, evitar refeições pesadas no período da noite, além de manter o ambiente favorável ao sono, eliminando distrações, barulhos, excesso de luz e sujeira.

Exercitar a mente

Estimular o cérebro aumenta a capacidade de concentração e memória, que naturalmente é reduzida com o avanço da idade. Para manter a mente ativa, trabalhe-a por meio de atividades como palavras cruzadas e leitura de livros. Essas medidas simples contribuem na prevenção da depressão, Parkinson e Alzheimer.

Interagir socialmente

Manter o contato com a família, amigos e demais pessoas queridas é importante para o bem-estar e envelhecer com saúde. Isso porque, o vínculo afetivo ajuda na produção de energia e reduz o nível de estresse, deixando o idoso mais alegre. Por outro lado, pessoas em isolamento social são mais suscetíveis a transtornos como a depressão.

Cuidar da vacinação

Por causa das alterações no sistema imunológico, as pessoas de terceira idade estão mais vulneráveis a doenças infectocontagiosas. Então, é imprescindível estar atento ao calendário de vacinação, já que o Ministérios da Saúde fornece vacinas para a população idosa. A vacina contra a gripe (influenza), por exemplo, é recomendada para todas as pessoas com 60 anos ou mais e deve ser tomada todos os anos.

Realizar consultas e exames de rotina

É muito importante realizar consultas periódicas e fazer um check-up completo, já que alguns exames são extremamente necessários para pessoas mais velhas. É o caso da mamografia e do exame de próstata. De modo geral, quanto mais cedo ocorre a identificação de eventuais doenças, maiores são as chances de cura, principalmente nos casos dos idosos que possuem um sistema imunológico mais frágil.

Conseguiu perceber como é possível envelhecer com saúde por meio de simples mudanças de hábito? Então, comece a colocar as dicas apresentadas em prática agora mesmo e garanta a qualidade de vida que todos precisam com o avançar da idade.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler “Atividades físicas na terceira idade: veja quais são os melhores e seus benefícios” e entenda um pouco mais sobre o tema!



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