fbpx
Entenda como o estresse pode levar ao envelhecimento precoce

Entenda como o estresse pode levar ao envelhecimento precoce

O estresse psicológico acelera o envelhecimento fisiológico e imunológico em vários aspectos. A sobrecarga emocional relacionada ao estresse aumentava níveis do hormônio cortisol (marcador biológico do estresse) no organismo e debilitava a capacidade de proliferação dos linfócitos T, uma importante função da nossa imunidade celular, implicada na defesa contra vários patógenos, incluindo vírus e câncer.  

Envelhecimento precoce

O estresse crônico contribui para o envelhecimento precoce, não só do seu organismo como um todo, mas da pele também. E esses efeitos aparecem mais rapidamente no rosto. Períodos prolongados de tensão causam olheiras, bolsas embaixo dos olhos e rugas.

Os capilares, vasos sanguíneos extremamente finos, que ficam embaixo dos olhos são frágeis e se quebram sob estresse, que também favorece o acúmulo de líquidos abaixo dos olhos, contribuindo para as olheiras e bolsas.

Quando estamos irritados, franzimos as sobrancelhas, a testa e dormimos pouco. Esse hábito contribui para o aparecimento precoce de rugas e linhas de expressão. Além disso, estar em constante estado de estresse pode retardar o processo de renovação da pele.

O estresse pode destruir seu cabelo de várias maneiras, desde causar a queda até desacelerar o crescimento dos fios. Embora parte disso tenha a ver com hormônios, mudanças na  dieta também desempenham um papel fundamental nesse processo.

Pesquisas mostram que o estresse aumenta a probabilidade escolhas alimentares pouco saudáveis ​. Mas se a alimentação emocional se tornar um hábito contínuo, isso pode retardar o crescimento do cabelo.

A má nutrição coloca o corpo no modo de sobrevivência, o que leva a energia ser desviada do crescimento do cabelo para outras partes mais essenciais do funcionamento do corpo.

Outras condições associadas à perda de cabelo induzida pelo estresse estão a alopecia areata, um distúrbio auto-imune no qual os glóbulos brancos atacam os folículos capilares, e na dermatite seborreica.

Quais são os reflexos do estresse constante no corpo?

O corpo que sofre com estresse constante não apenas sente os seus efeitos no sistema nervoso, mas também em todo o corpo, uma vez que a adrenalina e o cortisol inundam todo o organismo e causam consequências, como:

  • Acidente Vascular Cerebral;
  • Debilitação do sistema imunológico;
  • Doença de Alzheimer;
  • Aumento de peso;
  • Ansiedade e baixa autoestima;
  • Disfunção erétil;
  • Pele, dentes e cabelos enfraquecidos, entre outros.

Além disso, na tentativa de escapar dos sentimentos negativos, decorrentes do estresse crônico, muitas pessoas buscam refúgio em ações de “relaxamento” como bebidas, drogas e apostas em jogos, por exemplo, causando, assim, a dependência.

Como reduzir o estresse?

Reduzir o estresse é possível e, para que isso aconteça, é necessário que sejam tomadas algumas atitudes. Confira algumas dicas de como aliviar os sintomas do estresse no corpo.

Pratique exercícios físicos

Praticar atividade física não só é bom para evitar o estresse, mas também para a saúde como um todo. Invista pelo menos 30 minutos do seu dia para fazer algum tipo de exercício físico.

Estudos comprovam que a prática diária de atividade física diminui a quantidade de cortisol, hormônio que está relacionado ao estresse, e também libera endorfina na corrente sanguínea, que é responsável por promover a sensação de bem-estar.

O indicado é que sejam feitos exercícios aeróbicos. Já os exercícios de competição não são indicados, uma vez que podem agravar o estresse.

Adote uma alimentação saudável

A alimentação também está muito relacionada aos níveis de estresse. Há alimentos que pioram o estado e outros que o amenizam. A banana, as nozes e o amendoim são exemplos de alimentos que promovem um certo bem-estar físico e, por isso, são recomendados como parte da alimentação diária da população.

Descanse

Priorizar uma noite bem dormida é uma das ações que ajudam a aliviar o estresse. Aproveite os finais de semana para relaxar um pouco e também descansar. Outra alternativa é investir em massagens que combatam a tensão muscular, assim, você consegue um alívio para a dor nas costas e a sensação de peso na cabeça e no pescoço.

Passe mais tempo com quem ama

Os amigos e os familiares podem ser peças fundamentais para ajudar a aliviar os momentos de estresse. O fato de pertencer a algum grupo social e ser lembrado por ele melhora a autoestima, o que pode ser muito útil em momentos difíceis.

Os cuidados com o corpo e com a mente devem se tornar prioridade, a fim de que sejam evitados o aparecimento de casos de estresse, ansiedade e envelhecimento precoce. Adote um estilo de vida com hábitos saudáveis e tenha, assim, mais qualidade de vida mental e física.

E aí, gostou de saber um pouco mais sobre a relação do estresse com o envelhecimento precoce? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a ficar por dentro do assunto!



× Como podemos te ajudar?