fbpx
Empresas de Home Care em São Paulo: entenda como funciona

Empresas de Home Care em São Paulo: entenda como funciona

Você sabe o que é home care e como funciona? Também conhecida como Internação Domiciliar, à modalidade possibilita vários benefícios tanto ao idoso quanto aos seus familiares. Nesse sentido, poder contar com o suporte de empresas de Home Care em São Paulo ajuda a promover medidas de humanização no tratamento, além de permitir uma maior interação do paciente com seus familiares.

Tendo isso em vista, este artigo tem o objetivo de explicar o que é e como funciona uma empresa de Home Care. Nele mostramos, também, quais são os benefícios que ela proporciona e como escolher uma empresa desse ramo em São Paulo.

Se você tem idosos na família e necessita desse tipo de suporte, acompanhe o post até o fim e veja como podemos ajudá-lo!

O que é e como funciona uma empresa de Home Care?

O Home Care é uma modalidade de tratamento que é realizada no domicílio do paciente. A internação hospitalar pode ser substituída por esse serviço, de modo que os mesmos procedimentos que seriam feitos no hospital passam a ser feitos na casa do idoso.

De acordo com o nível de cronicidade da doença, o tratamento pode ser temporário ou contínuo, já que, em idade avançada, algumas enfermidades nem sempre serão revertidas. Geralmente, essa modalidade de acompanhamento profissional é indicada para casos de pós-operatório ou para tratamentos de fisioterapia mais intensiva.

Logo, o Home Care é um conjunto de serviços na área de saúde, cujas atividades variam conforme a necessidade do paciente. Essa modalidade objetiva manter ou restaurar a independência do paciente por meio de um trabalho integrado entre os profissionais envolvidos e os familiares do idoso.

As empresas de Home Care em São Paulo disponibilizam cuidadores de idosos treinados e capacitados para atuar junto à equipe médica, de fisioterapia, de fonoaudiologia ou quaisquer outros ramos necessários à reabilitação da saúde integral.

Quais os maiores benefícios de contratar uma empresa de Home Care?

Os serviços de home care oferecem inúmeros benefícios que podem contribuir para o tratamento do paciente, entre eles estão:

Humanização do tratamento

Muitas vezes, fazer o tratamento em casa é bem mais vantajoso que ficar internado em um hospital. Um dos aspectos mais importantes e que tornam o Home Care uma excelente opção é a promoção do tratamento humanizado.

Durante a internação hospitalar, o idoso precisa esperar o momento da visita médica ou da equipe de enfermagem para solicitar algum serviço ou esclarecer dúvidas. Em casa, o apoio profissional é contínuo e personalizado. Isso favorece a estabilidade emocional, deixa o paciente mais seguro e ainda fortalece a imunidade dele.

Menor risco de infecção hospitalar

Devido às características comuns do envelhecimento, o idoso torna-se mais vulnerável a doenças e, com isso, há um risco maior de infecções oportunistas. Assim, é preciso cuidar bem da imunidade das pessoas com idade avançada e evitar expô-las em ambientes que comprometam a vitalidade delas.

Logo, o Home Care é uma forma mais segura de evitar que os pacientes da terceira idade permaneçam muito tempo em um hospital. Essa medida é essencial para diminuir as chances de contágios com diversos tipos de germes que habitam os ambientes hospitalares.

Maior grau de autonomia

Uma das maiores queixas das pessoas mais velhas é a perda da autonomia. Nem todos os idosos estão preparados psicologicamente para compreender que, em determinada idade, é preciso delegar o poder de decisão a outros.

Nesse contexto, o tratamento domiciliar representa maiores chances de preservar essa autonomia, já que oferece um suporte personalizado e pode atender as necessidades do paciente de modo a respeitar, na medida do possível, as preferências dele.

Mais envolvimento da família no tratamento

Nessa fase da vida, os idosos estão mais sensíveis e necessitam de muito carinho e atenção. Quando estão debilitados ou com a mobilidade reduzida os cuidados precisam ser redobrados. Por isso, manter o idoso em seu domicílio e próximo de seus familiares favorece positivamente a recuperação dele.

Além disso, o fato de estar mais próximo a seus familiares influencia também a resposta terapêutica das medicações, o que pode reduzir consideravelmente o tempo de internação. Outro ponto relevante é que o Home Care permite que o idoso esteja mais próximo de sua rotina, seus hábitos e seus costumes.

Aumento da qualidade de vida

Procurar os serviços de empresas de Home Care em São Paulo confere diversos benefícios em diferentes sentidos. Um dos mais significativos é a promoção do bem-estar e da qualidade de vida dos idosos, principalmente daqueles que necessitam ficar acamados.

Ter um suporte diferenciado com ajuda médica, da equipe de enfermagem e dos cuidadores de idosos profissionais é, sem dúvida, um dos passos fundamentais para a recuperação da saúde física e emocional de quem alcançou essa etapa da vida.

Apoio multiprofissional

O paciente monitorado também recebe o apoio de uma equipe multiprofissional, com atendimento de fisioterapeuta, nutricionista e a presença do técnico de enfermagem que por aparato médico hospitalar fica na residência por cerca de até 24 horas.

Assim, é possível garantir os cuidados diários e especiais que precisam de uma maior atenção, tanto no controle de medicamentos quanto com os dispositivos médicos de maior complexidade, como gastrostomia e traqueostomia.

Redução do custo/dia da internação

Dentre os benefícios, também, está a redução de custos assistenciais relacionados ao dia de internação. Isso porque o paciente terá toda a assistência necessária em sua residência, não necessitando da utilização de uma infraestrutura hospitalar.

Mais conforto

Poder receber todo o apoio necessário para uma boa recuperação em casa garante mais conforto ao paciente, pois além dos familiares próximos há um estreitamento do convívio médico-paciente.

Esse cenário traz confiança e um acolhimento mais próximo, o que contribui para o bem-estar e melhora no tratamento e recuperação do paciente.

Quais são as normas regulamentadoras desse tipo de serviço?

A ANVISA, por meio da Resolução da Diretoria Colegiada nº 11 de 2006, foi uma das primeiras normas a estabelecer regras para este tipo de serviço, determinando funcionamento e atenção domiciliar.

Já a norma que regulamenta a atividade do home care na área da saúde está estabelecida na resolução do Conselho Federal de Medicina de n° 1.668/2003. Nela as responsabilidades do hospital, do médico e das empresas privadas e públicas que interagem no tratamento são definidas.

Vale ressaltar que os planos de saúde não são obrigados a realizar a internação do paciente em estabelecimento domiciliar, mas caso seja necessário o serviço prestado em home care deve seguir as exigências contida na lei nº 9.656, de 1998, dos planos de saúde.

Como escolher o melhor serviço de home care?

Embora muitos saibam o que é home care e como funciona, escolher esse tipo de serviço demanda atenção, pois o atendimento envolve uma parceria de 24 horas por dia. Veja a seguir as principais dicas de como escolher um serviço home care eficiente.

Busque uma empresa idônea

Procurar uma empresa que tem autorização para prestar esse tipo de serviço é fundamental, pois ela conta com profissionais multidisciplinares especializados e que atendem os requisitos necessários para atuar com pacientes que precisam de cuidados específicos.

Empatia é essencial

Comunicar-se com os profissionais que irão prestar os serviços de home care é fundamental, pois tanto os familiares quanto o paciente precisam se sentir acolhidos por pessoas que irão circular em sua residência. Assim, demonstrar empatia e ser cordial pode facilitar o convívio entre todos os envolvidos.

Procure preço accessível

Buscar um preço justo pelos atendimentos é importante, porém os serviços baratos não garantem o melhor atendimento, assim como um trabalho caro pode não ser qualificado. Neste caso, vale procurar referências e bons prestadores de home care, verificando sempre a possibilidade que o seu orçamento comporta.

Verifique a necessidade de um cuidador ou serviço Home care

Algumas empresas podem oferecer serviços de cuidador ao invés de home care. O cuidador é um profissional autônomo da área da saúde ou enfermeiro que faz atendimentos em casa, Já o serviço de home care é uma empresa que conta com uma equipe multidisciplinar e garante o atendimento em conjunto com protocolos específicos e prescritos pelo médico responsável.

Opte por empresa com amplos serviços

Empresa com vários tipos de serviço facilita o tratamento do paciente, principalmente quando é necessário um atendimento de urgência ou emergência. Assim , os serviços agregados agiliza o trabalho e soluciona com eficiência o problema do paciente, obtendo melhores resultados.

Quando é preciso contratar uma empresa de Home Care?

O aumento da longevidade da população brasileira não só remodelou a configuração de nossa pirâmide etária, como também trouxe vários desafios, principalmente para a área da saúde. Com isso, a demanda hospitalar está cada vez maior, e nem sempre é possível suprir as necessidades ou oferecer um atendimento de qualidade.

Nessa conjectura, contratar uma empresa de Home Care em São Paulo pode simbolizar maiores chances de recuperar a saúde de seu ente querido. Na idade avançada, as comorbidades surgem com mais intensidade e, com isso, o risco de complicações é bem maior.

Assim sendo, se o seu familiar necessita de internação, mas a falta de leitos ou uma infraestrutura hospitalar inadequada está adiando esse processo, a opção mais indicada é recorrer aos serviços privados. Uma empresa de Home Care garante assistência de qualidade e no momento que você precisar.

Como escolher entre as empresas de Home Care em São Paulo?

Na hora de escolher essa modalidade de serviços, é preciso considerar alguns fatores. Entre os mais importantes, podemos destacar:

  • Ter vasta experiência no mercado;
  • Ser focada na saúde do envelhecimento;
  • Ter equipe capacitada para atuar em domicílio;
  • Ter cuidadores próprios, capacitados e qualificados;
  • Ter profissionais especializados em diversas áreas da saúde;
  • Oferecer comunicação rápida e eficiente ao cliente caso haja substituição de algum membro da equipe.

A Alphacare é uma empresa que presta serviços na região metropolitana de São Paulo há mais de 10 anos, oferecendo serviços de saúde em domicílio e Home Care. Temos profissionais responsáveis e preparados para o acompanhamento e a assistência, inclusive em regimes de plantão 24h por dia e em todos os dias da semana.

Logo, se o seu familiar necessita de cuidados do tipo que as empresas de São Paulo podem fornecer, disponibilizamos uma equipe multidisciplinar e especializada no envelhecimento ativo e saudável. Nossa missão é fazer as pessoas entenderem o que é home care e como funciona, além de prestar um atendimento domiciliar em um nível de excelência que permita a recuperação da saúde e a promoção da qualidade de vida.

Gostou do nosso artigo e quer se manter informado? Então assine a nossa newsletter e receba conteúdos interessantes como esse direto no seu e-mail.



× Como podemos te ajudar?