fbpx
<strong>Efeitos do envelhecimento que causam a perda de dentes</strong>

Efeitos do envelhecimento que causam a perda de dentes

O envelhecimento é um processo natural da vida, nessa fase muitas coisas mudam no organismo, e uma das principais mudanças evidentes são a sensibilidade dos dentes e gengivas.

Os efeitos da idade são inevitáveis, mas isso não quer dizer que não há formas de amenizar esses impactos.

Muitas pessoas temem por esse período da vida, pois os dentes tendem a ficarem mais fracos, além de potencializar problemas bucais como a cárie, necessitando de restauração dente da frente ou outros.

Efeitos do envelhecimento na boca e nos dentes

Além da sensibilidade dentária, o envelhecimento causa diversos outros efeitos na saúde do idoso, e essas mudanças são facilmente percebidas.

Com o envelhecimento, nota-se uma alteração no paladar, fazendo com que o indivíduo passe a sentir menos o gosto dos alimentos.

Dessa forma, muitos para poderem sentir o sabor das refeições, acabam por exagerar em temperos artificiais, principalmente o sal, que leva a diversos problemas de saúde quando usado em excesso.

Os problemas dentários podem surgir por determinados fatores, principalmente a falta de higiene bucal, entretanto na fase da terceira idade, isso se intensifica, e os idosos acabam sendo mais propícios a adquirirem:

  • Cáries;
  • Inflamação da polpa dentária;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Perda de dentes;
  • Câncer bucal.

Essas patologias podem ser muito prejudiciais à saúde do idoso, já que seu organismo tende a ficar mais frágil nesse período da vida.

A perda de dentes geralmente acontece devido a doenças como a osteoporose e a higiene precária na saúde bucal, o que leva a busca por prótese dentária fixa, repondo os dentes perdidos.

Muitos por terem problemas hepáticos e renais usam medicamentos que levam a essa alteração do paladar, o que acaba sendo prejudicial na hora de se alimentar devido a busca pelo sabor dos alimentos, aumentando a quantidade de substâncias nocivas à saúde.

Doenças bucais que mais afetam a terceira idade

Sabendo como a terceira idade pode ser uma fase onde as doenças bucais aparecem com mais facilidade, é preciso entender quais doenças mais afetam os idosos para que assim possam prevenir da melhor maneira.

Dentro de inúmeras doenças bucais que podem aparecer em qualquer momento da vida, na fase do idoso, as principais que mais afetam essa população estão:

  • Xerostomia;
  • Lesões na mucosa bucal;
  • Doenças periodontais;
  • Cáries.

A xerostomia – boca seca é uma condição que afeta a maioria das pessoas idosas, devido a grande quantidade de medicamentos que alteram o paladar, também diminuindo a salivação, o que potencializa os riscos de doenças bucais como a cárie, facilitando a proliferação de bactérias.

Devido a fragilidade dos dentes na terceira idade, a perda de dentes pode ser inevitável, fazendo com que a busca por implante com carga imediata seja grande, recuperando a mastigação e autoestima do paciente.

As doenças periodontais levam a sangramentos gengivais e inflamação da gengiva e em casos mais sérios do periodonto – ossos e tecidos que revestem a gengiva.

Outro problema que afeta a maioria dos idosos são as lesões na mucosa bucal, causados por diversos fatores como o uso de tabaco e álcool, além de próteses mal adaptadas, machucando toda a cavidade bucal.

Em razão disso, muitos idosos deixam as próteses de lado e acabam por escolher os implantes, assim a busca implante de dente quanto custa acabam estando em alta para a odontologia.

É preciso estar atento às feridas que surgem na cavidade oral, buscando ajuda de um especialista para descartar alterações cancerígenas, e fazer um tratamento precoce caso ocorra o problema.

Como prevenir essas doenças e principais tratamentos

Embora na terceira idade, o organismo tende a ficar mais frágil, muitas doenças podem sim ser prevenidas, principalmente com uma boa higiene bucal, além de consultas periódicas com o dentista, realizando a profilaxia  limpeza profissional, avaliando a situação em que os dentes e boca se encontram.

A prevenção é importante para evitar muitas doenças bucais e complicações, e sim isso pode ser feito escovando corretamente os dentes, e com limpezas periódicas.

Caso o idoso tenha alguma doença bucal, é possível sim tratamentos, onde os principais podem ser:

  • Restaurações;
  • Aplicação de próteses;
  • Cirurgia para implantes;
  • Profilaxia.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e qualidade de vida para o seu familiar idoso. Você já conhece os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?