fbpx
Dor no idoso: conheça as principais queixas na terceira idade.

Dor no idoso: conheça as principais queixas na terceira idade.

A dor é uma das queixas mais comuns dos idosos. Estima-se que 90% das pessoas com mais de 65 anos tenha ou já tenha tido algum tipo de dor. envelhecimento provoca uma série de mudanças no organismo da pessoa, como enfraquecimento ósseo, rigidez nas articulações, fraturas e várias outras doenças causadoras de dor crônica.

Confira as doenças que podem causar dores nos idosos:

Osteoartrite (artrite)

Caracterizada como uma inflamação acentuada nas articulações, causando dores com intensidade leve ou grave.Sendo mais comum nos joelhos, nas mãos, pés e tornozelos.

artrite pode ser causada por vários motivos, entre eles o excesso de peso, hereditariedade e o desgaste natural das articulações devido ao envelhecimento.

Osteoartrose (artrose)

É um tipo de reumatismo caracterizado pelo desgaste das cartilagens do osso, o que causa atrito entre eles durante os movimentos e causa muita dor aos portadores da doença.

A artrose é uma doença de natureza inflamatória e que possui vários sintomas, como dor e vermelhidão local, restrição de movimentos e cansaço. Assim como a artrite, a artrose também prejudica a qualidade de vida dos idosos, pois causa dificuldade de locomoção e de movimentos.

Lombalgia

lombalgia também é conhecida como dor lombar ou dor nas costas, é uma doença que geralmente acomete os idosos. Entre os sintomas da lombalgia podemos destacar as dores nas costas, próxima da região da bacia e que podem se refletir para a região glútea e parte frontal das coxas.

Bursite

bursite é uma doença caracterizada pela inflamação da bolsa sinovial (pequenas bolsas que envolvem as articulações e funcionam como amortecedores entre ossos, músculos e tendões evitando o atrito entre um e outro).

Apesar de ser mais comum nos ombros, a bursite também pode ser desenvolvida em outras partes do corpo, (joelhos, quadris, cotovelos e pés). A bursite acomete homens e mulheres com mais de 50 anos, tendo como principais causas movimentos repetitivos e o envelhecimento.

Depressão

A depressão pode causar dor crônica, principalmente em idosos. Na depressão ocorre um desequilíbrio químico das substâncias neurotransmissoras cerebrais como serotonina, noradrenalina e dopamina, responsáveis por regular os sentimentos de prazer, bem-estar, alegria e disposição física.

A depressão provoca dores de cabeça e dores pelo corpo de forma crônica, afetando principalmente a região da nuca, ombros e costas. A depressão é uma doença grave, considerada um problema de saúde pública e que não deve ser negligenciada. É associada aos casos de suicídio entre idosos e entre pessoas de outras faixas etárias.

Tratamento da dor

O tratamento varia de acordo com as características e condições de cada paciente, o que exige avaliação e acompanhamento médico, poderá ser conduzido com a utilização de medicamentos, terapias, ou procedimentos cirúrgicos. A dor pode ter um grande impacto negativo na qualidade de vida dos idosos, como restrição de movimentos, isolamento social e distúrbios do sono.

Além da terapia medicamentosa para tratar a dor em idosos, algumas outras práticas podem ajudar a diminuir os níveis de dor, como por exemplo:

  • Fisioterapia;
  • Hidroginástica;
  • Caminhada;
  • Redução do peso;
  • Alimentação equilibrada.

Muitos idosos sentem dor e convivem com ela diariamente, tentando manter a aparência de uma vida normal. Alguns motivos os levam a não se queixarem, talvez pelo temor em serem mal interpretados, tachados de poliqueixosos, ou já terem se acostumado com a não valorização de sua dor. Os idosos também apresentam menor sensibilidade a estímulos dolorosos, assim, é provável que quando estes se queixam de dor a intensidade da mesma seja efetivamente muito alta.

Quer conhecer melhor nossos serviços? Então, entre em contato agora mesmo e esclareça suas principais dúvidas!



× Como podemos te ajudar?