fbpx
Disfunção tireoidiana em idosos

Disfunção tireoidiana em idosos

A Tireóide é uma glândula localizada no pescoço que produz, armazena e libera hormônios tireoideanos na circulação sangüínea. Estes hormônios (triiodotironina (T3) e tiroxina (T4)) são responsáveis por controlar o metabolismo e a homeostase (equilíbrio entre os sistemas) do corpo. Quando a quantidade destes hormônios é menor que a necessidade do corpo, acontece o Hipotiroidismo.

Os problemas da tiróide são mais  freqüentes em pessoas com idade superior a 60 anos. Neste grupo etário podem ter uma apresentação e evolução particulares. Por esse motivo são, por vezes, de difícil diagnóstico.

O hipertiroidismo é mais freqüente em idosos e na maior parte dos casos os sintomas são típicos: nervosismo, palpitações, hipersudorese (excesso de transpiração), tremor e perda de peso, embora haja casos em que os sintomas sejam escassos.  Apatia e a falta de forças são sintomas freqüentes.

O metabolismo aumentado associado à perda do apetite que condiciona uma perda de peso marcada, pode levar à suspeita de outros problemas clínicos como uma depressão ou mesmo uma neoplasia. No entanto, as análises ao sangue vão revelar um aumenta da concentração das hormonas tiroideias e níveis baixos de TSH.

Tratamento

O tratamento tem particularidades, devido à coexistência de outros problemas médicos/tratamentos. Por isso, o tratamento do hipertiroidismo no idoso pode variar entre o iodo radioativo, administração de antitiroideus ou o uso de medicamento b-bloqueador que impede algumas das ações das hormonas tiroideias no organismo diminuindo a gravidade dos sintomas.

Raramente a cirurgia é indicada no tratamento do hipertiroidismo. Pode ser necessária no caso de um aumento marcado da tiróide com sintomas compressivos – dificuldade na deglutição ou na respiração.

O hipotiroidismo é muito freqüente em idosos e o sinal mais precoce é o aumento da TSH. Estudos de grande dimensão populacional mostraram que 1 em cada 10 mulheres com mais de 65 anos tem um valor de TSH elevado. A grande maioria não tem qualquer sintoma, no entanto pode ser o início de uma falência da tiróide. É fundamental o acompanhamento regular destas situações.

Os sintomas mais freqüentes são:

  • Desânimo;
  •  Voz rouca;
  • Pele seca;
  • Aumento de peso;
  •  Intolerância ao frio;
  • Surdez;
  • Cãibras, formigueiros, desequilíbrio na marcha;
  • Anemia, obstipação.

Contudo, alguns dos sintomas de hipotiroidismo podem ser semelhantes ao processo de envelhecimento, daí, por vezes, a dificuldade de diagnóstico, uma vez que é uma situação que se instala muito lentamente, passando despercebida. Por isso, o diagnóstico do hipotiroidismo pode ser difícil com base apenas no exame físico.

As análises ao sangue revelam um aumento da concentração de TSH, com as hormonas tiroideias – T3 e T4 baixas. Pode haver apenas um aumento da TSH com T3 e T4 normais. Frequentemente são detectados anticorpos dirigidos contra componentes da tiróide. A presença de T3 e/ou T4 diminuídas com TSH elevada requer tratamento.

Gostou do artigo? Quer mais informações sobre saúde e qualidade de vida para os idosos? Gostaria de conhecer melhor os serviços da Alphacare? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma avaliação gratuita e sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?