fbpx
Dicas para o turismo na terceira idade

Dicas para o turismo na terceira idade

Diretamente relacionado ao bem estar, o turismo traz diversos benefícios para a saúde: além de tranqüilizar a mente, estimular a sociabilidade e a independência do indivíduo, viajar nos permite vivenciar momentos que ficam na memória e que, de quebra, se tornam um impulso para já planejar o próximo destino. As vantagens podem ser aplicadas em qualquer etapa de nossas vidas, entretanto, o planejamento deve ser diferente para cada idade.

A população idosa está crescendo no país: 1 em cada 4 brasileiros terá 65 anos ou mais em 2060, o mesmo que 58,2 milhões de pessoas, segundo projeções do IBGE. 

Em meio a este cenário, estudos do Ministério do Turismo apontam ainda que 25% dos brasileiros com mais 60 anos têm a intenção de viajar. Desse total, até 59% opta por destinos domésticos e a maioria prefere fazer passeios acompanhados. 

Neste artigo, vamos apresentar tendências do turismo na terceira idade, como escolher os melhores roteiros e dicas para um planejamento funcional. Continue com a gente!

Turismo na terceira idade é tendência

A aposentadoria oferece maior flexibilidade na agenda dos idosos, as viagens trazem benefícios para o corpo e para a mente, e ajudam no combate à doenças que se tornam mais comuns com o passar dos anos. Viajar faz com que o nosso corpo produza uma série de hormônios ligados à felicidade como a Endorfina, produzida quando fazemos planos, praticamos exercícios e damos risadas, por exemplo; a Serotonina, que se manifesta quando somos positivos e ficamos expostos à luz solar; e a Dopamina, liberada quando criamos uma meta e a atingimos. 

Diante de tantos benefícios, não há dúvidas de que as viagens são altamente recomendadas e a idade não deve ser um impedimento. Mas é importante atentar-se para as funções físicas e cognitivas apresentadas pelo idoso.

Como comentamos no início deste artigo, viajar exige um planejamento diferente em cada idade e pode incluir destinos diferentes, de forma que atendam melhor às necessidades das pessoas que estão na terceira idade.

Como escolher o destino ideal?

Os destinos de viagem para idosos são muitos e atendem à todos os gostos e estilos, seja na praia ou no campo, aproveitando o frio ou calor, e pode durar meses ou apenas alguns dias – tudo vai depender da disposição, expectativa e objetivo dele com a viagem. 

Tempo de estadia

Para que a viagem seja bem aproveitada, alguns destinos exigem uma permanência de mais tempo no local, muitas vezes pela distância ou até mesmo pelo número de atrações disponíveis no lugar escolhido. Nestes dois casos, reservar alguns dias além de um final de semana pode ser uma boa saída, assim os passeios podem ser aproveitados com calma.

Preferência climática

Apesar de épocas do ano nos ajudarem a escolher a estação em que vamos viajar, alguns lugares possuem temperaturas mais extremas e que, se não consideradas, podem comprometer alguns dos roteiros. É importante entender quais as melhores condições climáticas para visitar o destino desejado e comparar a temperatura durante os meses, assim nenhuma chuva ou sol em excesso prejudicam os passeios ou até mesmo a saúde do idoso.

Planejamento 

Para que tudo corra bem nesta etapa, vale lembrar de alguns itens essenciais:

Antes da viagem

  • Verifique se todos os documentos necessárias para a viagem estão em dia;
  • Se a viagem for de carro, lembre-se de fazer uma revisão no automóvel e estude a rota que será feita antes de sair de casa;
  • Se for de avião ou ônibus, confirme o local de partida e documentos que serão necessários no momento do check-in;
  • Confirme a reserva no local onde ficará hospedado um dia antes;
  • Compartilhe o roteiro com pessoas de sua confiança
  • Caso o idoso tenha alguma restrição médica, leve consigo uma cópia dos exames ou recomendações caso seja necessário;
  • Se o idoso necessitar de algum acompanhamento profissional (cuidador),  para acompanhá-lo durante sua viagem, assegurar-se que o mesmo é de confiança.

Durante a viagem

  • Cuidado com seus pertences. Tente levar apenas uma bolsa/mochila pequena apenas com o que é essencial para o passeio do dia. No caso de documentos e dinheiro, uma doleira é uma opção segura;
  • Tire fotos! Lembre-se de registrar os momentos para que possa compartilhar com as pessoas que ficaram e também, guardar uma lembrança da sua aventura;
  • Use roupas e calçados confortáveis – muitos passeios exigem uma caminhada e isso pode se tornar mais complicado caso a roupa não seja adequada ou o sapato esteja incomodando;
  • Hidrate-se e não deixe de se alimentar. Uma boa ideia é ter sempre em mãos uma garrafa térmica e algumas frutas ou cereais no caso de passeios mais longos com poucas paradas para comer.

Existe passagem gratuita para idosos?

Sim! O artigo 40 do Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) estabelece o transporte gratuito em ônibus, trem ou barco para idosos de baixa renda em viagem interestadual. 

Essa lei garante duas vagas gratuitas para maiores de 60 anos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Caso as duas vagas já estejam preenchidas, deve ser aplicado um desconto de, no mínimo, 50% do valor da passagem. 

A medida é válida para veículos convencionais, isto é, não contempla ônibus executivos, leito-cama ou similares.

Como conseguir passagem de ônibus de graça?

É necessário fazer uma solicitação diretamente nos pontos de vendas da empresa responsável pelo trajeto. 

Para emitir o bilhete de viagem gratuito, é preciso ter um documento de identidade e um comprovante de renda. Alguns dos documentos aceitos como comprovante: carteira de trabalho com anotações atualizadas; carnê de contribuição do INSS; extrato de pagamento de benefício do INSS ou outro regime de previdência. 

Outra possibilidade, a mais fácil delas, é mostrar a Carteira do Idoso.

O que é a Carteira do Idoso?

É um documento utilizado para agilizar o atendimento nas rodoviárias. Em posse dele, não é necessário apresentar nenhum outro documento para comprovar renda ou idade. 

Para solicitar a Carteira do Idoso, deve-se procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da sua cidade. O idoso será incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e receberá o Número de Identificação Social (NIS).


Agora que você já sabe os principais pontos para um planejamento de viagem funcional para o idoso, compartilhe com a gente a sua experiência!



× Como podemos te ajudar?