fbpx
Dicas de alimentação saudável para os idosos durante a pandemia do coronavírus

Dicas de alimentação saudável para os idosos durante a pandemia do coronavírus

Em qualquer época e para qualquer pessoa, a alimentação adequada e saudável é importante para a manutenção e recuperação da saúde. Mas durante uma pandemia, quando seu organismo precisa de uma dose extra de cuidado, o foco na alimentação deve ser redobrado. Principalmente para os idosos, que aparecem como o principal grupo de risco e necessitam de atenção especial.

Para quem está cuidando de algum idoso, é importante observar se ele apresenta perda ou ganho excessivo de peso (em curto prazo), se tem algum comprometimento sensorial, como diminuição do paladar e saúde bucal ruim, problemas de mastigação e dificuldades de deglutição, ou alguma doença crônica que precise de cuidados especiais na alimentação.

Uma alimentação saudável com variedade de alimentos e em quantidades adequadas, baseada em alimentos frescos, geralmente fornece todos os nutrientes que os idosos precisam para manter sua saúde e nutrição. Neste momento, uma nutrição inadequada e menos atividade física podem levar à perda de massa muscular e força em idosos.

Idosos são grupo de risco para complicações por Covid-19, doença respiratória causada pelo novo coronavírus. Principalmente por terem mais possibilidades de terem comorbidades associadas, como cardiopatia, diabetes, resistência à insulina, hipertensão e obesidade. O cuidado com a alimentação e a prática esportiva adaptada são fundamentais para manter a saúde, tratar doenças, ter um melhor controle metabólico e gerar prazer e redução da ansiedade.

Conheça algumas dicas para a alimentação do idoso durante a pandemia:

 Não se esqueça de beber água

Atenção especial à ingestão de água para prevenção da desidratação, pois com o envelhecimento há diminuição percepção a sede e menor eficiência na termorregulação. Ingira de 35 a 40 ml \kg de peso\ dia.

 Ingestão proteica

Diversos estudos demonstram que a ingestão diária adequada de proteína está associada à manutenção e ganho de massa muscular, aumento da força muscular, maior densidade mineral óssea e menor perda óssea. Procure associar carboidratos e proteínas em quatro a cinco refeições diárias.

Atenção à ingestão de cálcio e aos níveis de vitamina D

Pode haver redução na absorção de cálcio pelas alterações nos processos de digestão (redução da secreção gástrica) e maior perda óssea. Ter atenção à ingestão de cálcio e aos níveis de vitamina D é importante para a prevenção de osteopenia e osteoporose. Pode ser necessária suplementação de vitamina D, converse com seu médico. Sobre as fontes de cálcio que devem estar presentes na dieta: Leite, queijo, iogurte, amêndoa, gergelim, sardinha, aveia, couve, avelã e castanha do Pará.

Use alimentos ricos em fibras

As fibras são importantíssimas na alimentação para idosos em razão do controle da glicose, da redução do colesterol e, até mesmo, da prevenção do câncer de cólon. Ademais, aumentam a sensação de saciedade, ou seja, têm um papel preponderante na manutenção do peso.

Uma boa dica é inserir farelo de aveia no mamão ou em vitaminas. Idosos saudáveis podem consumir de 1 a 2 colheres de sopa por dia. Aí, o acompanhamento vai da sua criatividade, como frutas, leite, na produção de tortas ou bolos.

Mantenha uma rotina em suas refeições

O organismo humano necessita de regularidade para funcionar bem, principalmente na terceira idade. Assim, evite fazer as suas refeições em horários diferentes ao longo da semana. A dica é sempre manter o café da manhã, o almoço, o lanche da tarde e a janta nos mesmos horários.

Comer devagar e mastigar bem os alimentos

Os bons prazeres da vida necessitam de apreciação. Assim, ao se alimentar, opte por tranquilidade, ambientes limpos e uma mastigação bem lenta para você degustar amplamente do sabor dos alimentos. Ao comer devagar, a sua fome será saciada com mais rapidez e o processo de digestão será bem mais saudável, sem aquele famoso cansaço após uma refeição.

A orientação é respeitar os sinais do seu organismo, ou seja, caso você tenha limitações para mastigar e engolir, procure ralar e picar em pedaços menores com o objetivo de facilitar o consumo. Dessa forma, as suas refeições serão tranquilas, sem muitos problemas que atingem os idosos menos precavidos, como engasgos ou aspirações.

Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados

Produtos ultraprocessados possuem baixo valor nutricional, além de serem fontes de calorias excessivas. Isso se deve às quantidades elevadas de açúcar, gordura e sal, que contribuem para o ganho excessivo de peso e agravamento de diferentes condições crônicas, como diabetes e hipertensão, que podem estar presentes na vida do idoso.

Biscoitos recheados, guloseimas, salgadinhos, refrigerantes, sucos industrializados, sopa prontas e macarrão instantâneo, tempero pronto, embutidos e refeições congeladas devem ser evitados ou consumidos apenas ocasionalmente pelos idosos. Prefira frutas, castanhas, iogurte, pão, bolo e biscoitos caseiros para os lanches.

Fique atento aos rótulos e embalagens

São a partir dos rótulos que os consumidores podem se informar em relação à composição dos alimentos. É por meio deles que descobrimos se um alimento tem excesso de gordura, açúcar e sódio. Leia sempre a lista de ingredientes para identificar os ultraprocessados, que devem ter seu consumo evitado.

Gostou do nosso post? Quer sempre acompanhar as nossas novidades? Então, assine a nossa newsletter!



× Como podemos te ajudar?