fbpx
O que fazer para cuidar da saúde mental do idoso? Veja 4 dicas aqui

O que fazer para cuidar da saúde mental do idoso? Veja 4 dicas aqui

A melhor idade chega para todos e, com ela, a necessidade de tomar alguns cuidados para garantir a melhor qualidade de vida aos seus entes queridos. Assim como a saúde física, a saúde mental do idoso tem uma grande importância nessa fase.

A população brasileira de idosos vem aumentando muito nos últimos anos e tende a continuar crescendo. No entanto, crescem com ela os índices de pessoas acometidas por doenças como Alzheimer (mais de 29 milhões) e depressão, por exemplo.

Por isso, exercitar a mente é essencial para garantir saúde e vigor até o fim da vida. Fique conosco e entenda melhor como você pode proporcionar isso para as pessoas que ama. Boa leitura!

Por que é importante cuidar da saúde mental do idoso?

Para algumas pessoas, chegar à terceira idade pode ser sinônimo de uma série de restrições. No entanto, isso é um equívoco. Mesmo que com a velhice venham algumas limitações físicas, esse pode ser apenas mais um motivo para exercitar a mente e mantê-la em dia.

É natural que o corpo envelheça e algumas coisas, que antes eram simples, passem a se tornar mais difíceis. Mesmo assim, a mente pode continuar em plena atividade, dando sentido e alegria à vida. Isso ajuda os idosos a se manterem otimistas, enérgicos e independentes.

Quais são os problemas mais comuns nessa idade?

Com o passar dos anos, a mente começa a acumular danos provocados pelo estresse, preocupações, sofrimento e outras experiências de vida. Isso pode resultar em diversos problemas de saúde, como você verá a seguir.

Transtorno bipolar

O transtorno bipolar de humor é um quadro que afeta a forma como o idoso se expressa. Alguns sintomas são:

Transtornos depressivos

Outro problema frequente nessa fase de vida é a depressão, ela chega a afetar 9,2% da população brasileira. É importante ficar atento aos sintomas:

  • Problemas para dormir;
  • Perda de apetite;
  • Tristeza profunda;
  • Apatia;
  • Queixas sintomáticas de dores pelo corpo;
  • Dificuldade de concentração;
  • Diminuição da memória.

Demência

Esse é um quadro muito comum durante a terceira idade. Acontece de forma progressiva e pode ou não estar relacionada ao Alzheimer. Os sintomas são bastante amplos, mas bem característicos:

  • Falhas de memória;
  • Dificuldade na elaboração da fala;
  • Comprometimento cognitivo;
  • Dificuldade em realizar movimentos simples (escovar os dentes, pentear-se);
  • Instabilidade emocional;
  • Desorientação.

Em qualquer um desses casos, o mais recomendado é buscar o diagnóstico e o devido acompanhamento médico.

Como desenvolver a saúde mental do idoso?

Felizmente, existem práticas que podem ajudar a manter o cérebro ativo e evitar esses problemas. Confira!

1. Yoga

Essa atividade une o exercício físico ao mental, estimulando a coordenação, a consciência corporal e a memória. Além disso, a yoga proporciona um profundo relaxamento, auxiliando no bem-estar e na tranquilidade.

2. Caminhadas coletivas

Interações sociais são muito importantes nessa fase de vida. Por isso, outra maneira de reunir atividades físicas e mentais é com caminhadas coletivas. Além de manter o corpo ativo, elas ajudam a afastar a sensação de solidão, reforçam as habilidades sociais e evitam a depressão.

3. Oficinas e cursos

Existem muitas opções de classes dos mais variados assuntos, voltadas para o público idoso. Elas são ótimas para manter o cérebro ativo, aprendendo e aplicando conhecimentos. Também ajudam a exercitar a memória e proporcionam a troca de experiências, fortalecendo o senso de utilidade e autoestima.

4. Jogos e exercícios cognitivos

Os queridinhos pelos idosos também são ótimos para a saúde mental! Sejam jogos de tabuleiro, de cartas, quebra-cabeças, palavras-cruzadas ou até mesmo aqueles livros para colorir… O que importa é que eles mantêm a mente ativa e ajudam a ficar saudável.

O mais importante é que o idoso se mantenha ativo e se sinta útil durante a sua vida. Assim, ele continuará utilizando suas funções mentais, encontrando o equilíbrio necessário para uma velhice mais saudável e agradável.

Se você quer continuar aprendendo sobre como melhorar a saúde mental do idoso confira como a terapia ocupacional pode aumentar a qualidade de vida!



× Como podemos te ajudar?