fbpx
Cuidados com a saúde bucal na terceira idade

Cuidados com a saúde bucal na terceira idade

Os cuidados como a escovação dos dentes, o uso de fio dental e as visitas regulares a um dentista são fundamentais em todas as fases da vida. Com relação aos idosos dependentes o assunto é responsabilidade de familiares e cuidadores, que muitas vezes desconhecem as conseqüências da saúde oral ser negligenciada.

Os problemas bucais que afetam as pessoas na terceira idade impactam principalmente na alimentação, já que a mastigação correta é fundamental também para garantir uma boa digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes. Além disso, ainda há a questão psicológica, uma vez que um sorriso bonito e saudável também é importante para o bem-estar a para a autoestima.

Portanto, o cuidado com a saúde bucal torna-se tão importante na terceira idade quanto em qualquer outra fase da vida, e exige ainda atenção para algumas particularidades do envelhecimento.

 Problemas bucais no idoso: como prevenir?

Assim como a higiene e os cuidados especiais com a saúde bucal do idoso, também é importante saber quais são as doenças mais comuns nessa faixa etária e como tratá-las ou preveni-las. Acompanhe abaixo e fique por dentro:

Xerostomia (boca seca)

Conhecida como boca seca, a xerostomia pode estar relacionada a outras doenças ou pode ser o efeito colateral do uso prolongados de medicamentos, normalmente anti-histamínicos, relaxantes musculares, medicação para incontinência urinária, antidepressivos e outros.

A falta de saliva dentro da boca pode irritar os tecidos, favorecendo a inflamação e a infecção. Além disso, a ação limpadora da saliva também pode prejudicar os dentes, colaborando na proliferação das cáries. A boca também pode causar dor de garganta, dificuldade para falar e engolir, sensação de queimação e rouquidão.

Para prevenir a boca seca, é importante estimular o fluxo salivar com balas e chicletes sem açúcar e, se for recomendado pelo dentista, umidificar a região com um produto específico.

Candidíase

A candidíase bucal é causada por fungos que se proliferam rapidamente dentro da boca. É frequente em idosos que utilizam aparelhos de inalação, ingerem antibióticos por longo período, portadores de diabetes ou que tenham alguma doença que ataca o sistema imunológico.

Os sintomas da candidíase oral são pontos brancos na boca e língua, sensação de desconforto, dificuldade para engolir, rachaduras no canto da boca e dor de garganta. É importante que, assim que apareçam os sintomas, procurar um profissional da área da odontologia, pois se não tratada, a infecção causada pelo fungo pode ir para a corrente sanguínea e causar problemas mais sérios.

Leucoplasia

A leucoplasia é caracterizada por uma mancha branca ou cinza, que aparece na parte interna da boca, na bochecha. É uma patologia muito comum em idosos, que pode ser causada por dentaduras mal ajustadas, irritação em dentes irregulares, tabagismo e doenças autoimunes.

Normalmente, a leucoplasia é inofensiva, mas deve ser tratada se causa desconforto ao paciente. Para curá-la, é possível remover a mancha, ajustar os dentes ou prótese mal encaixada ou até mesmo realizar um tratamento junto a um fonoaudiólogo, para posicionamento correto da arcada durante a fala.

Câncer bucal

Apesar de não ter idade, o câncer freqüentemente acomete pessoas acima dos 40 anos. Além da idade, outros fatores de risco são o tabagismo, consumo de álcool elevado e freqüente, exposição intensa a luz solar sem proteção, próteses mal adaptadas que podem machucar o tecido da boca e desnutrição.

É importante verificar a boca do idoso constantemente e notar qualquer sinal de mudança na cor, espessura ou formato nessa região. É possível realizar o diagnóstico em sua fase inicial e tratar da maneira adequada, conforme orientação médica.

A saúde bucal na terceira idade tem suas peculiaridades. Porém, se houver a higiene adequada, informação suficiente para entender sobre as doenças e complicações que podem acontecer nessa fase da vida e o que fazer para tratar ou prevenir esses problemas, cuidar da boca pode ser mais fácil do que se imagina.

Gostou do nosso post? Quer sempre acompanhar as nossas novidades? Então, assine a nossa newsletter!



× Como podemos te ajudar?