fbpx

Cuidadores de pessoas: tudo o que você precisa saber!

Por conta das fragilidades e da necessidade de cuidados específicos que vão surgindo no decorrer do envelhecimento, é preciso estar atento à saúde do idoso em cada detalhe.

Isso é um grande desafio, uma vez que a maioria dos familiares possui uma rotina com diversas obrigações a serem cumpridas, incluindo trabalho, estudo, o cuidado dos filhos pequenos, os compromissos sociais, entre outros. Nesse caso, a melhor alternativa é contar com o auxílio dos cuidadores de pessoas de terceira idade.

Trata-se de profissionais qualificados e capazes de oferecer cuidados aos idosos. A contratação de bons cuidadores é uma ótima opção para as famílias que não conseguem dar pessoalmente esse tipo de atenção, mas que desejam oferecer um serviço de qualidade e que gere bem-estar aos seus entes queridos. É um gesto de amor, cuidado e respeito a quem tanto merece.

Pensando nisso, elaboramos para esclarecer suas principais dúvidas sobre os cuidadores de pessoas idosas. Confira as informações!

Quais são as principais funções realizadas pelos cuidadores de idosos?

Os cuidadores de idosos são capacitados para a execução das seguintes tarefas:

nas refeições, contribuindo para que o paciente tenha uma dieta equilibrada.

  • Acompanhar em consultas médicas e informar a família sobre o dia a dia da pessoa que está sendo cuidada;
  • Ajudar na higiene pessoal do idoso, assegurando os banhos, escovação dos dentes, cuidado com os cabelos, manutenção das unhas limpas e cortadas, etc;
  • Estimular o idoso a manter uma orientação tempo-espacial da melhor forma possível;
  • Manter cuidados com a vestimenta;
  • Promover atividades de lazer e entretenimento, como leitura, banho de sol, visita a amigos, etc;
  • Conhecer sobre a patologia do indivíduo, caso apresente alguma;
  • Estar atento a qualquer alteração que possa surgir na rotina do paciente;
  • Realizar os cuidados com a pele para evitar lesões, especialmente no caso dos acamados;
  • Cuidar da segurança e bem-estar do idoso, reduzindo situações de risco no dia a dia;
  • Administrar os medicamentos nas dosagens e horários prescritos pelo médico;
  • Lidar com destreza caso surjam comportamentos inadequados do idoso;
  • Atuar na prevenção de escaras, entre outras tarefas que abrangem os cuidados com a pessoa da terceira idade.

Quais são os benefícios de contar com esse profissional?

Qualidade de vida

Ao contar com um cuidador de idosos os membros da família ganham tempo para cuida melhor de si mesmos, já que na maioria dos casos em que um integrante assume as responsabilidades pelos cuidados, acaba deixando as suas próprias necessidades para segundo plano, abandonando coisas simples, como um fim de semana com a família, um passeio no parque, um curso, entre outros.

Manter a qualidade de vida dos familiares é fundamental para que a pessoa idosa também se sinta confortável, tendo em vista que isso reduz a ansiedade e o sentimento de culpa provocados pela situação de dependência estabelecida nesse tipo de situação.

Administração da medicação

As doses e horários dos remédios prescritos pelo médico devem ser administrados corretamente, caso contrário, o paciente pode ter sérios problemas de saúde.

Deixar essa responsabilidade para o cuidador tira essa pressão do familiar e assegura que tudo está sendo feito da forma correta, o que reduz o risco de efeitos colaterais e garante a eficácia dos tratamentos propostos, principalmente se a família tem uma rotina corrida, que impossibilita a dedicação exclusiva à pessoa na terceira idade.

Atenção ao idoso

O profissional é preparado para oferecer o cuidado à saúde que o idoso necessita, de maneira segura, eficiente e prática, fazendo com que a pessoa na terceira idade se sinta acolhida e compreendida em suas particularidades.

Essa atenção especializada permite que o idoso aumente sua confiança no outro e se sinta apoiado, sabendo que tem com quem contar, ainda que seu ente querido não esteja presente no momento.

Socialização

Caso o idoso tenha um problema de saúde que o impossibilite ficar muito tempo fora de casa, sem contato com outras pessoas, o cuidador de idoso vai fazer parte da convivência deles, melhorando sua socialização, já que ele vai poder contar com o profissional como um amigo, o que ajuda a diminuir a solidão nesse momento.

Em outras palavras, o cuidador se transforma em uma companhia constante, com quem a pessoa na terceira idade pode conversar e trocar experiências.

Auxílio em emergências

Quem cuida das pessoas que apresentam algum tipo de doença em fase mais avançada, muitas vezes precisa lidar com casos emergenciais que exigem ações imediatas. Nessa hora, é muito importante saber tomar as primeiras providências até que a equipe médica chegue ao local.

O cuidador de idosos tem esse preparo, deixando a família mais segura nesse sentido, justamente por ter a capacidade de oferecer apoio imediato, caso necessário.

Como contratar os cuidadores de pessoas idosas?

Nos dias atuais, a contratação dos cuidadores de idosos se equiparam às regras gerais constantes na PEC das Domésticas. Dessa forma, o contrato para esse tipo de prestação de serviço pode ser feito de três formas diferentes: empregado regular, autônomo e doméstico. Conheça a seguir as características de cada contrato.

Contrato como cuidador de idoso regular

No caso do cuidador de idoso contratado por uma empresa, o vínculo de trabalho deve ser nos termos da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Dessa forma, as organizações contratantes é que realizam a prestação de serviço domiciliar ao idoso, pode ser particular ou até mesmo, ONGs financiadas pelo Governo. Entre os direitos previstos na legislação e que devem ser cumpridos estão:

  • Registro na carteira de trabalho;
  • Hora extra;
  • Carga horário de até 44 horas semanais;
  • Adicional noturno;
  • Descanso semanal remunerado (DSR);
  • Adicional de periculosidade e insalubridade, condicionado à apresentação ode laudo específico;
  • Inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Contrato como cuidador de idoso autônomo

O profissional contratado como autônomo não tem seu vínculo de trabalho protegido pela CLT, mas sim pelo Código Civil Brasileiro. Nessa situação, a execução de suas atividades ocorre de forma intermitente, isso quer dizer, eventual.

Os cuidadores de idosos nesse caso são conhecidos como folguistas, tendo em vista que atuam cobrindo folga de outros profissionais.

Contrato como cuidador de idoso doméstico

O cuidador de idoso doméstico pode ser contratado por alguém da família ou até pelo próprio idoso. A lei ampara esse tipo de contrato, por meio da PEC das Domésticas.

Como encontrar os melhores profissionais?

As empresas de Home Care são um excelente caminho para que você encontre cuidadores capacitados, treinados e com características imprescindíveis para exercer a função, como empatia, dedicação, afeto, paciência e responsabilidade, para cuidar e manter a saúde do paciente por meio de um trabalho integrado entre os profissionais envolvidos e familiares do paciente.

Além disso, a contratação desse tipo de serviço pode ser fundamental para a recuperação da saúde do seu ente querido, já que a empresa garante assistência de qualidade no momento que você precisar, já que um dos objetivos é manter um atendimento domiciliar de excelência e que tenha como foco o bem-estar e a promoção da qualidade de vida.

Conseguiu entender os benefícios de contar com o auxílio de cuidadores de pessoas idosas? Caso você decida contratar esse tipo de serviço, lembre-se que é muito importante buscar por profissionais com a qualificação adequada, que tenham treinamento e formação específica para exercer tal atividade.

Agora que você conhece melhor as atividades de um cuidador de idosos e como ele pode ajudar a rotina da sua família, entre em contato com a gente para ter a orientação e ajuda necessária para fazer a melhor escolha!



× Como podemos te ajudar?