fbpx
Saiba como identificar a insuficiência cardíaca

Saiba como identificar a insuficiência cardíaca

Quando usamos o termo insuficiência cardíaca, isso quer dizer que o coração não está conseguindo ejetar a quantidade de sangue adequada para o organismo. Dessa forma não consegue suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes para os órgãos e tecidos do corpo. O corpo humano funciona como uma ‘engrenagem’ perfeita e não é por acaso que se diz: se o coração para, tudo para.

A insuficiência cardíaca não significa que o coração parou de funcionar, mas que apesar de se esforçar mais do que o habitual, o músculo cardíaco não consegue bombear adequadamente o sangue para todas as partes do corpo. Por isso, todo o cuidado é fundamental para manter o bom funcionamento do coração pensando tanto na prevenção dessa doença como no seu tratamento precoce para evitar as complicações. Saiba como o distúrbio ocorre e como tratar.

O que a insuficiência cardíaca pode causar?

A insuficiência cardíaca (IC) pode acontecer de forma aguda após um infarto, ou de forma crônica, como nos casos de hipertensão arterial não controlada. É uma doença de caráter progressivo com piora da condição do coração, inicialmente podendo não causar sintomas, mas com o passar do tempo levando à falta de ar cada vez maior diante de esforços menores, chegando até mesmo a acontecer em repouso, principalmente ao se deitar. Pode causar inchaço nas pernas ou no abdome, além de sensação de fadiga e náuseas.

A insuficiência cardíaca pode acontecer com pessoas de qualquer idade, até mesmo em crianças bem pequenas, mas, normalmente afeta pessoas idosas, devido à maior propensão em desenvolverem doenças que predispõem ao surgimento dela, como alterações nas válvulas cardíacas ou doença arterial coronariana. Além disso, a própria idade e as alterações ocorridas ao longo dos anos fazem com que o coração tenha menos eficácia no funcionamento.

A causa mais comum de IC é a doença coronária, ou seja, enfraquecimento do coração após um infarto agudo do miocárdio, porém, fatores como obesidade, diabetes, alterações do colesterol, alcoolismo, tabagismo e hipertensão arterial contribuem para que a insuficiência cardíaca se torne mais frequente e afete um maior número de pessoas.

Estágios e tipos de insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca pode ser caracterizada de diversas formas: se é aguda ou não, pela alteração cardíaca, pelo tipo de sintomas ou área do coração mais afetada.

  • Insuficiência cardíaca aguda – acontece de maneira repentina e com sintomas graves de rápida evolução. Pode ocorrer após um ataque cardíaco (infarto), devido às lesões causadas em alguma região do coração ou mesmo após um grande estresse como na síndrome de Takotsubo, também conhecida como síndrome do coração partido. Também pode ser provocada pela incapacidade súbita do organismo compensar a insuficiência cardíaca crônica.
  • Insuficiência cardíaca crônica – essa é a forma de apresentação mais comum. Seus sintomas vão surgindo lenta e progressivamente até se tornarem mais graves com o passar do tempo. Quando sintomas como fadiga e falta de ar se agravam de forma rápida, isso pode ser considerado um episódio de descompensação aguda, o que requer atendimento médico imediato.
  • A fração de ejeção é o termo utilizado para descrever o percentual de sangue ejetado do ventrículo esquerdo a cada batida do coração, por isso, é expressa sempre em porcentagem. Ela pode ser medida de diversas formas, mas a maneira mais comum é por meio da ecocardiografia. Quanto menor a fração de ejeção, mais grave é considerada a doença cardíaca. A classificação é em fração de ejeção reduzida (< 40%), intermediária (40- 49%) e preservada (> ou igual a 50%). E o tratamento medicamentoso difere em cada situação.

Quanto tempo uma pessoa com insuficiência cardíaca pode viver?

A insuficiência cardíaca trata-se de uma doença que reduz a expectativa de vida. Normalmente, cerca de metade das pessoas diagnosticadas podem morrer até cinco anos depois. Já quem apresenta sintomas graves ou foram internadas com algum problema cardíaco podem ter sobrevida ainda menor. Por isso, o seguimento rigoroso com um especialista é tão importante. Nos últimos anos, houve um enorme avanço no tratamento medicamentoso com melhora expressiva da expectativa de vida.

Quais os sintomas de insuficiência cardíaca?

De maneira geral, os sintomas de insuficiência cardíaca são a fadiga, a falta de ar e a dificuldade em realizar esforços diariamente, além disso, pode apresentar os seguintes sinais:

  • Calafrios e palpitações;
  • Tosse em excesso durante a noite;
  • Palidez;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos e pés ao final do dia;
  • Falta de ar para fazer esforços ou em repouso;
  • Inchaço abdominal.

Em casos desses sintomas, é indicado que se busque um atendimento médico para uma avaliação precisa após a realização de exames.

Quais exames detectam a insuficiência cardíaca?

Os exames que detectam a insuficiência cardíaca, além da avaliação dos sintomas pelo médico, são:

  • Ecocardiograma: imagem de ultrassom do coração em movimento, que permite avaliar o funcionamento do órgão, a espessura da parede, a função das válvulas e a contração cardíaca.
  • Eletrocardiograma (ECG):analisa a atividade elétrica do coração e qual o ritmo dos batimentos cardíacos.
  • Radiografia de tórax: avalia o tamanho do coração e se há presença ou ausência de líquido acumulado nos pulmões.
  • Dosagem de hormônios tireoideanos: isso porque os distúrbios de tireoide podem causar ou agravar o quadro de insuficiência cardíaca.
  • Além disso, podem ser solicitados exames de sangue: anemia, função renal.

Vários outros exames podem ser solicitados pelo cardiologista para maior detalhamento da situação do coração ou da causa do problema como cintilografia miocárdica, angiotomografia de coronárias, ressonância de coração e até mesmo cateterismo cardíaco.

Tratamento

O tratamento para insuficiência cardíaca será avaliado por um cardiologista e normalmente há indicação de medicamentos. Também é recomendada a mudança no estilo de vida como a diminuição do consumo de sal e a prática de atividades físicas regularmente.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e qualidade de vida para o seu familiar idoso. Você já conhece os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?