fbpx
<strong>Qual a importância do zinco para os idosos?</strong>

Qual a importância do zinco para os idosos?

Os benefícios do zinco para a saúde são muitos, mas ele não é o único mineral de que o nosso organismo necessita. Principalmente quando uma pessoa chega à terceira idade, é fundamental que ela mantenha uma alimentação equilibrada em função das necessidades que o seu organismo começa a apresentar.

Afinal, o processo natural de envelhecimento promove muitas mudanças fisiológicas, aumentando a suscetibilidade para o desenvolvimento de doenças. Sendo assim, é preciso oferecer ao organismo nutrientes para fortalecer o sistema imunológico, manter-se saudável e ter mais qualidade de vida.

Como o zinco atua de forma direta na imunidade do corpo, neste artigo falaremos sobre ele e por que é tão importante para a saúde dos idosos. Continue lendo para conhecer um pouco mais esse mineral e descobrir os principais benefícios que ele traz para pessoas na terceira idade.

Sobre o zinco

O zinco é um tipo de mineral que encontramos em diversas enzimáticas, por isso, é um nutriente essencial em inúmeras reações químicas do organismo humano. Mas, entre as suas muitas funções, ele tem um papel essencial para o funcionamento do sistema imunológico.

Ele atua facilitando para as células defensoras diferenciar as células normais daquelas que são invasoras. Assim, elas conseguem atacar e eliminar o agente agressor, fazendo a prevenção de diversos problemas de saúde.

No caso de pessoas idosas, a deficiência de zinco reduz a atividade da glândula timo, localizada no meio do peito. Ela é responsável por fazer a maturação dos linfócitos T, que são células muito importantes para a defesa do organismo. Por isso, quando elas não estão de prontidão para formar uma barreira, há maior suscetibilidade para diversas doenças.

Como esse mineral não é produzido pelo organismo humano, precisamos buscar fontes dele na alimentação. Algumas opções ricas em zinco são:

Leguminosas (grão de bico;feijão, ervilha, lentilha);

Ostras

Castanha de caju;

Amêndoas;

Gergelim;

Semente de abóbora;

Fígado;

Ovos;

Peixes;

Benefícios do zinco para saúde

Os benefícios do Zinco para saúde podem ser percebidos em:

Produção hormonal;

Sentidos como paladar e olfato;

Fertilidade;

Cicatrização de feridas;

Crescimento e saúde dos cabelos;

Proteção do sistema cardiovascular, entre outros.

No que se refere à saúde do idoso, existem outros benefícios que são mais expressivos porque impactam de forma direta nos problemas que afetam pessoas nessa fase da vida. A seguir, listamos alguns para que você entenda melhor a importância desse mineral na terceira idade.

1. Ação antioxidante

As substâncias antioxidantes protegem as células do organismo contra a ação dos radicais livres em excesso. O zinco também participa do nosso sistema antioxidante, por isso, evita processos inflamatórios, a deterioração do sistema imunológico e o envelhecimento celular.

2. Doenças crônicas neurodegenerativas relacionadas ao estresse oxidativo

Diversas doenças crônicas neurodegenerativas, como por exemplo, a Doença de Alzheimer , possuem aumento da produção de radicais livres, o estresse oxidativo. Por isso, é importante o controle do sistema antioxidante. Afinal, os radicais livres também afetam o cérebro, mas a enzima superóxido dismutase, dependente de zinco, auxilia contra esse estresse oxidativo.

3. Combate ao diabetes

A estocagem e liberação da insulina são impactadas pelo zinco. Quando há uma deficiência dele, o organismo pode ter alteração na produção e na ação da insulina na célula,por isso, fica mais suscetível ao diabetes. Outro fator interessante é que o mineral também contribui para o controle da retinopatia diabética em pacientes que já têm a doença.

4. Prevenção da osteoporose

A ação do zinco está relacionada com uma maior atividade no reparo ósseo. Por isso, quando esse mineral é ingerido em quantidades adequadas, faz a prevenção da osteoporose, juntamente com outros nutrientes, como por exemplo, a vitamina D.

É fundamental suplementar ou acrescentar ao cardápio alimentos nutritivos para desfrutar dos benefícios do Zinco para saúde, em especial no caso de pessoas idosas. Como você viu, esse mineral exerce uma função muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico, sendo assim, contribui para uma qualidade de vida maior na terceira idade.

Existem outros nutrientes essenciais para pessoas idosas. Descubra quais são eles para manter uma dieta ainda mais saudável e equilibrada.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e qualidade de vida para o seu familiar idoso. Você já conhece os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?