fbpx
<strong>Por que alguns idosos emagrecem e outros engordam?</strong>

Por que alguns idosos emagrecem e outros engordam?

É preciso atentar-se as variações de peso dos idosos

Os especialistas apontam que a variação de peso entre idosos pode ser influenciada por uma combinação de fatores, incluindo mudanças fisiológicas, estilo de vida, condições médicas e medicações. Abaixo listamos algumas das razões pelas quais alguns idosos podem emagrecer enquanto outros podem engordar:

Metabolismo: Com o avanço da idade, o metabolismo tende a diminuir. Isso significa que o corpo queima menos calorias em repouso, o que pode levar ao ganho de peso se a ingestão de alimentos não for ajustada adequadamente. Algumas pessoas idosas podem não ajustar sua ingestão calórica para compensar essa mudança metabólica, resultando em ganho de peso.

Mudanças hormonais: Alterações hormonais associadas ao envelhecimento, como diminuição dos níveis de hormônio de crescimento, estrogênio e testosterona, podem influenciar o ganho ou perda de peso. Essas mudanças hormonais podem afetar o apetite, o metabolismo e a distribuição de gordura no corpo.

Perda de massa muscular: Com o envelhecimento, há uma tendência natural de perda de massa muscular, conhecida como sarcopenia. O músculo é metabolicamente mais ativo do que a gordura, o que significa que seu corpo queima mais calorias em repouso quando tem mais massa muscular. Portanto, a perda de massa muscular pode levar a uma diminuição no metabolismo basal e potencialmente resultar em ganho de peso se a ingestão calórica não for ajustada.

Alterações no apetite: Alguns idosos podem experimentar alterações no apetite devido a fatores como alterações no paladar e no olfato, dificuldades de mastigação ou deglutição, solidão, depressão, estresse ou efeitos colaterais de medicamentos. Essas alterações podem levar à diminuição da ingestão de alimentos e, conseqüentemente, à perda de peso.

Condições médicas: Algumas condições médicas comuns em idosos, como doenças cardiovasculares, diabetes, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), doença de Parkinson, demência e câncer, podem afetar o peso corporal.

Vale lembrar também que, segundo o Instituto de Assistência das Américas, é muito comum idosos apresentarem anemia, porém, mesmo a anemia leve pode levar a uma diminuição significativa da qualidade de vida e à taxa de sobrevivência reduzida. Porém, 75% de todas as anemias têm uma causa específica e tratável.

Dicas de alimentação saudável para idosos

As recomendações alimentares para idosos são muito próximas das recomendações para adultos mais jovens. Entretanto, indica-se maior ingestão de carnes, leite e derivados, leguminosas e castanhas para quem tem mais de 60 anos, uma vez que esses alimentos contêm maior quantidade de proteína, nutriente mais dificilmente digerido e absorvido em idosos.

Além disso, a ingestão das hortaliças e frutas é muito importante, já que até 60% dos idosos podem apresentar deficiência de alguma vitamina encontrada nesses alimentos.

A importância das refeições em família para a pessoa idosa

Lembre-se que as refeições em família possuem uma grande importância para idosos, pois promove a interação social, prevenindo a solidão e melhorando o bem-estar emocional. Além disso, é uma oportunidade de compartilhar memórias e histórias, fortalecendo os laços familiares e proporcionando prazer e segurança.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e qualidade de vida para o seu familiar idoso. Você já conhece os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?