fbpx
<strong>Enxaqueca: quais alimentos pioram as crises</strong>?

Enxaqueca: quais alimentos pioram as crises?

Ter enxaqueca é mais comum do que se pensa. Alguns a enfrentam ocasionalmente, e outros diariamente. Mas em qualquer caso, trata-se de uma condição que diminui a qualidade de vida e obriga aqueles que sofrem a interromper suas atividades diárias até conseguirem alívio.

Quais são os sintomas da enxaqueca?

A enxaqueca vem acompanhada de náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som. E a magnitude dessa patologia é tanta que muitos têm dificuldade em colocar em palavras o que sentem naquele momento. O fato é que a dor pode ser tão intensa que, quando isso acontece, quem sofre é obrigado a cancelar planos, pausar o trabalho e abandonar tudo o que estava fazendo. Nessas situações.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que a enxaqueca costuma aparecer na adolescência e afeta principalmente pessoas entre 35 e 45 anos. Além disso, destacam que é duas vezes mais comum em mulheres do que em homens devido às mudanças hormonais.

O que causa a enxaqueca?

Não tem nada a ver com uma contratura, como muitas vezes se pensa, e sim a dilatação das artérias em nossa cabeça. Nessa linha, a OMS informa que ela é causada pela ativação de um mecanismo cerebral que leva à liberação de substâncias inflamatórias que causam dor ao redor dos nervos e vasos sanguíneos da cabeça.

Mas esse processo não é desencadeado do nada, nem é igual em todas as pessoas. Os especialistas consultados concordam que não há um único fator de risco universal, mas vários desencadeantes possíveis.

A genética desempenha um papel fundamental. Portanto, se um parente sofre de enxaqueca, maior será a predisposição para tê-la: 80% dos pacientes têm antecedentes familiares desses quadros.

Estilo de vida pode causar enxaqueca

 Há muitos fatores de risco em jogo que podem desencadear essa dor — ela afirma. Entre eles, a coach menciona a falta de descanso, a falta de atividade física, os altos níveis de ansiedade, depressão e estresse, e, acima de tudo, destaca a alimentação.

Os 10 alimentos que causam enxaquecas

A alimentação desempenha um papel fundamental: é essencial para o bom funcionamento do cérebro. Não se pode culpar um alimento específico, mas sim uma série de produtos considerados prejudiciais para as células e tecidos. Segundo especialistas, essa lista é encabeçada pelos alimentos ultraprocessados e industrializados devido aos seus componentes químicos e aditivos.

Alimentos com altos níveis de açúcar e cafeína podem causar enxaqueca

 Alimentos com altos níveis de açúcar e cafeína também são considerados fatores de risco, pois a abstinência deles pode causar fortes dores de cabeça devido à ansiedade gerada pelo desejo de consumi-los.

Os que são maturados apresentam altos níveis de sódio e gorduras, que desencadeiam a dor de cabeça, pois causam inflamação. Além disso, outros produtos lácteos como leite e sorvete também causam enxaquecas devido às suas altas doses de açúcar.

Chocolate

O chocolate ao leite possui altos níveis de açúcar e gorduras. Ambos os componentes prejudicam o bom funcionamento do cérebro e aumentam o desejo de comer mais. Diante dessa necessidade, se o organismo não os ingere, a dor de cabeça é desencadeada para suprir essa carência.

Farinha refinada

Esse produto desencadeia a produção de dopamina, o hormônio que gera relaxamento, e a pessoa se torna dependente de seu consumo. Por isso, a falta dela gera ansiedade e, consequentemente, dor de cabeça.

Café

É estimulante, pró-ativo e afeta o sono. Tomá-lo em excesso pode causar falta de sono, o que, ao longo do tempo, desencadeia enxaquecas.

Refrigerantes

Entre seus componentes, destacam-se a cafeína e o açúcar. Ambos estimulam a atividade cerebral e podem causar picos de glicemia, prejudicar algumas de suas funções e causar dores de cabeça.

Os produtos naturais possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e, portanto, evitam o declínio cognitivo e os picos de glicemia que causam dores de cabeça intensas, enfatiza a especialista. Além disso, as fibras e proteínas que eles fornecem regulam os níveis de açúcar no sangue.

Embora as possíveis causas de enxaquecas sejam comuns a todas as pessoas, é certo que cada uma reagirá de forma diferente aos estímulos externos e aos hábitos que mantiver. No entanto, se há algo de certo, é que se trata de uma patologia que pode ser prevenida. Os produtos naturais possuem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, e, portanto, evitam o declínio cognitivo e os picos de glicemia que causam dores de cabeça intensas, enfatiza a especialista. Além disso, as fibras e proteínas que eles fornecem regulam os níveis de açúcar no sangue.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e qualidade de vida para o seu familiar idoso. Você já conhece os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?