fbpx
Saiba quais são os sintomas e tratamentos para o melanoma

Doses altas de vitamina D podem levar a intoxicação

Muito se ouve falar sobre os benefícios da vitamina D e o quanto ela é importante principalmente na saúde óssea, garantindo a chegada de cálcio ao osso. Uma das vitaminas essenciais para a regulação dos ossos quando usada em excesso pode desencadear problemas graves como arritmia e perda de função renal. A vitamina D em quantidades excessivas pode apresentar diversos riscos à saúde, principalmente em idosos. A superdosagem deste suplemento vitamínico pode levar à arritmia, perda de função renal com surgimento de pedras nos rins.

Considerada um pré-hormônio, a vitamina D tem sido prescrita e indicada com mais freqüência para idosos. “A ingestão deste suplemento regula o cálcio no organismo, porém o uso indiscriminado induz o surgimento da osteoporose (fraqueza nos ossos), da hipercalcêmica (excesso de cálcio no organismo), entre outros problemas ósseos.

É importante destacar que a intoxicação pelo excesso de vitamina D pode contemplar todas as faixas etárias, por isso é preciso cautela. A suplementação só deve ser realizada mediante necessidade individual e sob orientação do profissional de saúde.

Problema pode causar insuficiência renal aguda e levar à morte

A intoxicação de vitamina D pode levar ao aumento do cálcio no sangue e causar sintomas como náuseas, vômitos, desidratação, fadiga muscular, confusão mental, perda de apetite, emagrecimento, insuficiência renal aguda e pode chegar ao coma e levar à morte.

Nos quadros mais graves, quando há excesso de cálcio no sangue, pode desencadear uma crise hipercalcêmica. Nessas situações, a pessoa pode ficar internada para a infusão de grandes quantidades de soro fisiológico na veia, além de outros medicamentos para ajudar no controle do cálcio e na função dos rins.

Nos casos em que o paciente desenvolve insuficiência renal aguda por conta da intoxicação de vitamina D, é necessário fazer diálise para restaurar a função renal. Ainda que esse tratamento seja temporário, não é raro que a intoxicação deixe sequelas nos rins, reduzindo a capacidade de filtrar a urina. A intoxicação é realmente um problema sério de saúde e pode colocar em risco a vida de um indivíduo.

Como produzir vitamina D de forma segura e saudável?

A luz solar é o principal mecanismo que leva à produção de vitamina D, no entanto, como ela também provoca o risco de câncer de pele, a exposição precisa ser controlada. Em situações em que não há contraindicação, tomar sol, sem filtro solar, de 10 a 15 minutos nos braços e nas pernas todos os dias ou de duas a três vezes por semana já é o suficiente para produzir vitamina D. “Ninguém se intoxica por vitamina D tomando sol, pois há mecanismos que controlam a sua formação”.

Uma outra forma, ainda que baixa (cerca de 20%), de produzir a “vitamina do sol” é consumindo alimentos fonte dessa substância, como peixes (sardinha, arenque, atum, cavala, salmão), óleo de fígado de bacalhau, gemas de ovos, cogumelos shitake e fígado.

Para monitorar os níveis de vitamina D no organismo é necessário acompanhamento médico. O especialista irá avaliar a suplementação correta e qual o momento ideal para interrompê-la, conforme o que foi estabelecido para cada paciente.

Gostou do nosso artigo? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de mais dicas sobre saúde e qualidade de vida para o seu familiar idoso. Você já conhece os nossos serviços? Entre em contato conosco e agende uma avaliação sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?