fbpx
Deixar de fumar melhora a qualidade de vida dos idosos

Deixar de fumar melhora a qualidade de vida dos idosos

Um dos fatores que mais contribui para o idoso deixar de fumar é o surgimento de doenças ocasionadas pelo uso de tabaco ao longo da vida

Você fumou por anos e anos e talvez pense: parar agora? Que benefícios isso pode me trazer? Se você é idoso, fumante, e já levantou estas questões, saiba que deixar de fumar causa efeitos benéficos evidentes em todas as faixas etárias, mesmo nos idosos, principalmente na qualidade e na expectativa de vida.

O consumo de cigarros mata milhões de indivíduos a cada ano e desfavorece a longevidade, sendo fator de risco para inúmeras doenças, inclusive daquelas que podem surgir com o avanço da idade, como as doenças cardiovasculares. Portanto, mesmo já estando na terceira idade, deixar de fumar irá se beneficiar a melhora na qualidade de vida.

Claro que não é fácil para ninguém parar de fumar e pode ser até mais difícil para os idosos. Isso porque o fato de terem sido tabagistas por muitos anos aumenta e reforça a dependência do tabaco, dificultando a decisão. Além disso, a dificuldade passa por questões emocionais que são características da terceira idade, como sentimentos de perdas, medos e incertezas.

Mas não faltam motivos para tentar largar o cigarro. O tabagismo é uma dependência química que, além de ser uma doença por si só, produz outras doenças. Por isso, um dos fatores que mais contribui para o idoso deixar de fumar é o surgimento de doenças ocasionadas pelo uso de tabaco ao longo da vida. Entre outros danos, o cigarro torna o idoso tabagista mais sujeito a ter irritação das vias aéreas, podendo desenvolver enfisema pulmonar, bronquite e gripes que podem levar à pneumonia.

Portanto, é fundamental compreender as dificuldades e buscar motivação para ir vencendo aos poucos as dificuldades. Deixar de fumar é um processo que pode levar algum tempo até que se efetive. Então, respeite seu tempo, mas tenha em mente o mal que fumar traz a seu organismo.

O cigarro é responsável por 63% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis. Dessas, o tabagismo é responsável por 85% das mortes por doença pulmonar crônica (bronquite e enfisema), 30% por diversos tipos de câncer (pulmão, boca, laringe, faringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga, colo de útero, estômago e fígado), 25% por doença coronariana (angina e infarto) e 25% por doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral).

Benefícios de largar o cigarro

  • Normalização da pressão arterial após 20 minutos;
  • Queda de 50% dos níveis de nicotina e monóxido de carbono no sangue, com normalização da oxigenação do sangue após 8 horas;
  •  Melhora do olfato e paladar após 48 horas;
  • Melhora da capacidade de andar e correr após 2 a 12 semanas;
  • Redução do risco de derrame e de infarto semelhante a quem nunca fumou após 5 a 15 anos.

Quer mais informações sobre saúde e qualidade de vida para os idosos? Gostaria de conhecer melhor os serviços da Alphacare? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma avaliação gratuita e sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?