fbpx
Como prevenir doenças respiratórias nos idosos durante o inverno?

Como prevenir doenças respiratórias nos idosos durante o inverno?

Se para outros grupos etários uma gripe não é motivo de preocupação, para os idosos e outros grupos de risco, como as crianças, em que o sistema imunitário ainda está a ser formado, este tipo de doença pode tornar-se um problema maior do que se possa pensar. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a gripe causa sérios danos a 3,5 milhões de pessoas por ano, e os idosos estão entre os mais afetados.

No entanto, a gripe não é a única doença respiratória que atinge os idosos durante esta época do ano. Na verdade, é importante lembrar que nem todos os sintomas são gripe. Entre as doenças respiratórias, há algumas que são simples de tratar e outras que são ou podem tornar-se crónicas. Infelizmente, as doenças respiratórias estão entre as principais causas de morte no mundo.

É essencial agir preventivamente e prestar atenção aos sinais e sintomas deste tipo de doença. Para o ajudar a manter os seus residentes saudáveis neste Outono, separámos algumas informações importantes sobre as principais doenças e dicas sobre como evitá-las. Veja isto:

Quais são as principais doenças respiratórias?

  • Asma

Sintomas: Tosse; Aperto no peito; Tosse seca; Respiração curta e rápida.

Desencadeadores comuns: pó; ácaros e fungos; variações no clima; humidade; baixas temperaturas; história familiar; malformação na região respiratória; obesidade; sedentarismo.

  • Bronquite

Sintomas: falta de ar; irritação da garganta; tosse com descarga; pieira e dor no peito; dificuldade em respirar.

Desencadeadores comuns: agentes infecciosos (vírus e bactérias); poluição; fumar cigarros.

  • Sinusite

Sintomas: obstrução nasal com descarga; pressão ou dor no rosto; diminuição ou perda do olfacto; dor no ouvido, maxilar superior, e dentes; tosse; dor de garganta.

Como prevenir doenças respiratórias na velhice?

O primeiro passo consiste em identificar os fatores que aumentam o risco de desenvolvimento destas doenças. Como já mencionámos, o tabaco é um dos principais, mas a prevenção começa antes do indivíduo nascer, uma vez que a exposição durante a infância determina a saúde durante a idade adulta. Melhorar a qualidade do ar, uma vez que a vida intra-uterina do indivíduo pode garantir a saúde pulmonar durante a velhice.

Uma boa alimentação e hidratação, especialmente em períodos mais frios e secos como o Outono e o Inverno, é também essencial para garantir uma boa imunidade.

Por conta das alterações imunológicas ocorridas ao longo do processo natural de envelhecimento, os idosos são mais suscetíveis ao surgimento de algumas doenças infectocontagiosas, principalmente as do aparelho respiratório. Dessa forma, é fundamental que a população se conscientize sobre a importância da vacinação.

A vacinação em idosos reduz as internações e o risco de morte causados por doenças cardíacas, cerebrovasculares, pneumonia ou influenza (infecção viral aguda do sistema respiratório).

Se você, ou algum familiar tem 60 anos ou mais, aproveite para tomar a vacina da gripe!  Quer mais informações sobre saúde e qualidade de vida para os idosos? Gostaria de conhecer melhor os serviços da Alphacare? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma avaliação gratuita e sem compromisso!



× Como podemos te ajudar?