fbpx
<strong>Como deve ser a postura do Cuidador na residência do Idoso?</strong>

Como deve ser a postura do Cuidador na residência do Idoso?

Em todo trabalho a forma como nos vestimos está relacionada com a maneira como encaramos nossa função,além de estar fortemente ligado com a nossa postura profissional. Mas você sabe como deve ser a roupa de um cuidador de idoso?

Pensando nisso, separamos informações importantes sobre a roupa que o cuidador de pessoas deve usar, e quais posturas deverá adotar no trabalho.

  • Como deve ser a roupa de um cuidador de idoso?

A roupa que o cuidador de idoso irá usar depende de qual foi o acordo feita na hora da contratação. Porém, o mais aconselhável é que você escolha um uniforme por passar uma imagem mais profissional, já que as outras pessoas conseguem identificar em passeios e viagens que você é o responsável pelo idoso.

Em grande parte dos casos os cuidadores se vestem de branco por proporcionar uma visão de limpeza e higiene. Junto a isso, evite calçados que não favorecem o desenvolvimento do trabalho, calças muito apertadas, vestidos ou bermudas muito curtas e acessórios que podem se tornar perigosos para o paciente como é o caso de colares, brincos e pulseiras.

Quais outras posturas o profissional deve adotar?

  • Capacidade de se relacionar com o idoso

Quem lida com pessoas idosas deve ter preparo físico e emocional para cuidar da aparência e higiene do paciente demonstrando sempre educação e boas maneiras. Junto a isso, é necessário adaptar-se às diferentes estruturas e padrões familiares do contratante, além de respeitar a privacidade de quem está sendo cuidado demonstrando sempre sensibilidade e paciência.

  • Saber separar o pessoal do profissional

Atender telefonemas que não sejam urgentes durante o período de trabalho demonstra falta de ética profissional e moral, já que isso fará com que você deixe de cumprir sua função e não dê a atenção devida ao idoso.

Também é importante lembrar que o profissional não deve levar pessoas para a casa do paciente ou usar o telefone ou computadores do local de serviço para uso próprio, ou assistir televisão sem que isso faça parte das atividades que estão sendo desempenhadas com o paciente.

  • Desempenhar as funções que estão estabelecidas em contrato

As tarefas domésticas que foram estabelecidas em contrato como lavar,passar, fazer o lanche e refeições do paciente, limpar o quarto e trocar a roupa de cama devem ser cumpridas diariamente.

Vale lembrar, porém, que quando essas atividades interfiram na qualidade do cuidado com o idoso sobrecarregando o profissional, é função do cuidador comunicar o contratante para que seja admitida uma nova pessoa para cobrir a função secundária.

  • Prezar pela educação

Na hora de falar com o idoso, o cuidador deve sempre conversar com tom baixo e sem gírias ou palavrões,além de nunca erguer o tom de voz mesmo em momentos de tensão.

  • Manter a higiene pessoal

As mulheres cuidadoras de idosos devem prezar pela higiene e manter as unhas sempre limpas e curtas para evitar machucar o paciente durante banhos e atividades do dia a dia, e para diminuir o risco de infecções causadas por bactérias.

  • Respeitar o horário das refeições

Muitos contratantes estabelecem em contrato que o cuidador tem direito a uma refeição por dia, mas é importante seguir o horário combinado na hora da contratação.

  • Não abordar religião

O cuidador não deve direcionar o idoso para uma religião que não seja de acordo com a educação seguida pela família.

No entanto, desde que o idoso se sinta confortável, o cuidador pode conversar sobre a sua fé de forma natural quando o assunto surgir sem tentar impô-la ao paciente.

  • Conversar com o idoso

Os idosos normalmente sentem muita necessidade de conversar com alguém,e o profissional deve escutar o que o paciente tem a dizer.

É importante demonstrar atenção e preocupação com os seus sentimentos,com empatia e respeitando suas visões sempre que o mesmo sentir necessidade de conversar sobre algo.

O cuidador de idosos, seja ele familiar ou profissional contratado, é peça importante na difícil tarefa de proporcionar e oferecer um envelhecimento mais saudável e com menor comprometimento funcional.



× Como podemos te ajudar?